Criar theme WordPress no Photoshop com Divine

Divine

O Divine é um plugin criado especificamente para o Photoshop que lhe permite facilmente transformar um template feito nessa mesma ferramenta, num theme WordPress.

Apesar de desconhecer a eficiência da ferramenta, é de facto uma grande vantagem para pessoas que tenham poucos conhecimentos técnicos de PHP, Html e Css, pelo que é uma ferramenta bastante engraçada para quem quiser fazer umas brincadeiras no Photoshop.

Este plugin é absolutamente gratuito e no site do projecto pode-se encontrar vários tutoriais que lhe ensinam a como utilizar esta ferramenta.

Divine Elements

Agora já sabe, se precisa de transformar um template em Photoshop para um theme WordPress, basta aventurar-se com o Divine.

Alojamento Web

Photoshop video tutorial #2 – Criar Gifs animados

Adobe Photoshop

Depois do primeiro vídeo tutorial onde ensinei a adicionar um efeito de brilho aos vossos textos no Photoshop, decidi seguir alguns dos conselhos dos nossos leitores.

Neste tutorial, onde ensino a criar gifs animados, decidi adicionar pequenas notas ao longo do vídeo. Para além disso, o vídeo conta agora com uma melhor apresentação, visto ter sido editado posteriormente no iMovie, onde adicionei uma introdução e uma animação no final, agora só falta mesmo o pormenor do microfone, mas penso que no próximo vídeo já vamos ter os passos em áudio graças ao iMovie.

Espero que no final deste tutorial consigam fazer pequenas brincadeiras com o Photoshop, é muito fácil utilizar o Photoshop para fazer animações em gif, basta explorar a ferramenta.

Não se esqueçam de seguir este tutorial e colocar aqui os vossos resultados e qualquer outra dica que desejem partilhar. Ah… e já agora, aceitam-se sugestões para novos tutoriais.

Alojamento Web

Photoshop video tutorial #1 – Efeito Brilho

WebTuga Video Tutorial

Hoje estive a fazer alguns testes e achei interessante partilhar convosco esta dica para aplicar um efeito de brilho nos textos/logos no Photoshop. É bastante básico, basta seleccionar a parte que vai “brilhar”, criar uma nova layer com esse espaço seleccionado (apenas seleccionar, não colocar nada na layer) e posteriormente adicionar um gradient com duas partes, ambas em branco, uma com opacidade de 100% e outra com opacidade de 0% e pronto, é assim que se obtém o efeito de brilho.

Vejam o vídeo ilustrativo, de preferência em fullscreen e vejam a facilidade como se aplica o efeito.

Já agora, o que acharam do vídeo? Acham que seria uma boa aposta colocar video tutoriais frequentemente? Fico à espera das vossas sugestões.

Alojamento Web

Criar Temas Para Iphone

Há muitas pessoas que de dia para dia querem aprender a fazer seus propios temas para Iphone/Ipod Touch, mas não o fazem porque pensam que é muito dificel.

Então decidi fazer um tutorial para quem quiser aprender a fazer seus propios temas.

Vamos por partes para ser mais facil de intender isto de vez.

Um tema é composto por três elementos-chave em formato imagem: O Contexto, o Dock e os ícones! Existem outras mas não são de primeira necessidade.

NOTA – É crucial ter um software que possa salvar imagens no formato ” PNG “, caso contrário não funcionara, o Photoshop é uma excelente solução.

Em primeiro lugar presisa de uma imagem no formato “png”de tamanho fixo: 320 x 480 pixels.podera chamar o nome que quiser a imagem mas tera que ser .png, por exemplo ” wallpaper.png”,mas se preferir faça o download através da internet.

Aqui esta um exemplo de wallpaper:

1217913031.jpg picture by deskmodpt

Em seguida presizara de uma dock, uma dock encontra-se no fundo do tema onde se encontra os ultimos quatro icones e tambem devera ter as dimensões de 320 x 90.A imagem deve ser salva  como “Dock.png” e ela automaticamente se instalara no fundo da tela.

Pode tambem usar semi-transparentes se preferir na sua realização.Aqui esta uma dock que neste momento estou usando:

Ainda falta os icones que o tamanho padrão é 60 x 60, mas pode variar ligeiramente consoante o tema que usar,dependendo do design e estilo do tema.

É bom que respeitem o limite de 65 x 65 para evitar erros de alinhamento.

Para atribuir um icone devera criar um arquivo de imagem correspondente a aplicação, por exemplo para o safari bastaria criar uma imagem com o nome ” Safari.png”,e assim por diante.

Aqui vou mostrar um exemplo de icones feitos em photoshop:

Uma vez implementados os icones fazemos uma pasta .theme, por exempo DeskmodPT.theme enviamos para o Winterboard através de um programa que pode ser o Iphone Tunnel  Suite que tambem ja fiz um tutorial e o resultado é este:

Alojamento Web

Alternativas ao software da Adobe

Adobe Logo

A Adobe tem produtos fantásticos. No entanto, a maioria deles são pagos e o preço podemos dizer que não é muito acessível. Mas, para grandes males, grandes remédios.

Se as licenças do software da Adobe são caras, apesar de valerem o seu preço, nada melhor do que procurar por alternativas gratuitas, das quais algumas até poderão ser open-source. Por isso, fica aqui uma lista de aplicações alternativas ao software da Adobe.

Photoshop

O Photoshop é um poderoso editor de imagem que permite adicionar filtros e pequenos efeitos e dessa forma obter resultados espantosos. Como alternativa, temos para lhe apresentar o Gimp, uma ferramenta gratuita e opensource que permite obter resultados próximos dos obtidos no Photoshop.

DreamWeaver

Este é um dos mais completos IDEs para Web. O DreamWeaver permite utilizar templates pré-definidos e tem um sistema autocomplete para sintaxe de linguagens como PHP, CSS, JavaScript, entre outras. Por outro lado, temos o Nvu, com binários disponíveis para Linux, Windows, OSx e FreeBSD, torna-se numa simples aplicação que o irá ajudar a criar XML, CSS e JavaScript.

Adobe Premiere

Trata-se de um software de edição de vídeo bastante completo e ao mesmo tempo de fácil utilização. Funciona em conjunto com outras aplicações da Adobe e permite criar animações profissionais. Por sua vez, o Avidemux é uma boa opção ao Premiere, permitindo executar simples tarefas nos seus vídeos, tais como cortar pequenas partes, filtros e permite a automatização de tarefas. Está disponível sob a licença GNU GPL e funciona em Linux, BSD, MacOSx e Windows. Para além do Avidemux, existe também o cinelerra, que é tão bom ou ainda melhor que o Premiere.

Adobe Reader

Hoje em dia, a maioria dos documentos partilhados na Internet estão no formato PDF ou DOC. O Adobe Reader é uma aplicação que permite não só a visualização deste tipo de documentos em modo off-line, mas também online, integrando-se como plug-in no seu browser. Alternativamente, poderemos usar o Foxit PDF Reader em Windows, visto que em macOSx e em Linux já existem leitores de PDF por omissão, apesar do mesmo estar disponível para Linux e outras plataformas.

Adobe Flash

Cada vez mais presente nas mais conhecidas plataformas, a tecnologia Flash permite desenvolver aplicações e pequenas animações e reproduzir em vários gadgets, no entanto, a sua aplicação na criação de sites tem sido cada vez maior e agora que o Google passará a indexar sites com conteúdo Flash, poderá vir a ser uma grande aposta para o futuro. SMIL, ou Synchronized Multimedia Integration Language, é a opção ao Flash apresentada pela W3C.

Alojamento Web

Download do Dia by OnSoftware

Depois de uns dias sem sugestões a fim de conseguir sincronizar com o blog parceiro OnSoftware, aqui fica mais uma.

Todos os entusiastas da fotografica sabem que de quando em vez, há sempr uma que não fica tão boa. Pois o PTLens serve para corrigir pequenos erros. Esta aplicação pode ablicar o efeito fisheye, alterar a prespectiva e ajustar aspectos relacionados com a cor.

Apesar de ser uma aplicação independente, há plugin para Photoshop, Aperture e funciona como editor externo para Lightroom.

Não tive ainda oportunidade de experimentar, mas se quiserem deixar comentário com uma pequena review, estejam à vontade.

Por Elena Santos em OnSoftware
Download por Softonic

Alojamento Web

Picturesque – Aprimore as suas Imagens Fácilmente

Uma das ultimas aplicações que instalei no meu Mac foi o Picturesque. Esta aplicação permite fazer alterações nas imagens para que estas fiquem mais bonitas, sendo o seu ponto forte a fácil  utilização, evitando ter de recorrer a programas complicados para fazer pequenas alterações nas imagens.

Algumas das características do Picturesque são:

Alojamento Web

Ferramentas e dicas de blogging

Ferramentas para Blogar

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog, ou pode ter em poucos segundos.

No entanto para blogar, não basta apenas ter um blog, é necessário ter vontade e escolher as ferramentas mais apropriadas para o acto do blogging. É quase como um soldado quando entra em batalha, tem que ter a arma correcta e as munições necessárias para estar totalmente preparado.

Na minha actividade como blogger, são várias as ferramentas que utilizo antes de colocar um post aqui no WebTuga ou em qualquer outro blog em que participe.

Google Reader / Gmail – Subscrição de conteúdo

Para estar sempre a par das notícias, subscrevo cerca de 790 rss feeds de sites em várias línguas, sendo a maioria em Espanhol, Inglês e Português. O Google Reader permite-me uma rápida leitura e selecção do conteúdo que me interessa.

Para além de subscrever rss feeds, participo em várias Mailing Lists e nada melhor que o Gmail para ler e gerir as entradas das mailing lists.

Bloco de notas – Editor de texto

Antes de começar a escrever o meu post no editor WYSIWYG do cms que uso ( Joomla ou WordPress ), começo sempre por escrever um rascunho no editor de texto mais simples que tenha à mão.
Ao escrever um rascunho, preocupo-me sempre por estruturar bem as frases de forma a ficar simples e de percepção fácil.

Revisor/Orangoo – Correctores ortográficos

Após criado o artigo, tento sempre dar uma vista de olhos pelos erros e correcções gramáticas, mas existe sempre um erro que deixo para trás, portanto nada melhor que um corrector ortográfico automático para ter uma menor probabilidade de deixar passar erros ortográficos.

Como corrector ortográfico costumo usar o Orangoo, ou então o Revisor, que basicamente são a mesma coisa, mas quando um está em falta, tenho sempre o outro para substituir.

Photoshop – Edição de imagem

Se há coisa que gosto de ver nos meus artigos, é um texto simples e uma imagem cuidada a acompanhar o texto. Penso que isso faz com que o leitor não perca o interesse pelo post.

É então aí que entra o editor de imagem, normalmente photoshop, para tratar uma imagem que vai acompanhar o texto.

Tenho o cuidado de criar uma imagem com fundo transparente, pois seja qual for o fundo, a probabilidade de ficar mais atractivo é maior.

Google Docs – Blogging cooperativo

Muitas das vezes antes de colocar o post no blog, gosto que algumas pessoas o leiam.

Há sempre algo que pode ser melhorado e portanto uso o Google Docs para poder distribuir aos meus colegas bloggers de forma a fazerem uma pequena revisão a este antes da sua publicação final.

O Google Docs é uma ferramenta on-line muito útil na cooperação em equipa. A possibilidade de partilhar e convidar outras pessoas para colaborarem consigo no documento é simplesmente fantástico.

eyeOS – Sistema Operativo Online

Normalmente, após a revisão de um outro blogger, o artigo é submetido no editor do CMS que uso e publicado no site.

Mas existe ainda outra aplicação que uso no meu dia a dia como blogger. Como devem saber, sou estudante e passo bastante tempo na escola. O tempo que me disponibilizam para aceder à Internet é aproveitado ao máximo para ler as RSS feeds, recolher noticias e começar a escrever textos ou pequenos trechos.
Como nem sempre tenho acesso ao mesmo computador ou nem sempre tenho tempo de publicar o post, comecei a usar uma ferramenta chamada eyeOS.

O eyeOS é um sistema operativo on-line que me permite o acesso a aplicações simples e armazenar pequenos ficheiros.

Muitas das vezes uso o RamISP, um serviço que corre a plataforma eyeOS, para guardar pequenos posts e links importantes que posso voltar a rever mais tarde sem a necessidade de guardar numa pen ou enviar para o e-mail. Basta-me apenas aceder ao meu sistema operativo on-line.

Esta é a minha rotina diária, parece um pouco complicado e trabalhoso, mas o resultado final vale sempre a pena. E quase que me esquecia, durante estes passos todos, nada melhor do que uma música para fazer as ideias vir ao de cima.

Fiquem bem e bons posts.

Alojamento Web

Adobe lançou versão online do Photoshop

A Adobe finalmente lançou a versão online do seu famoso editor de imagem, Photoshop. Esta versão não é tão rica em funcionalidades como a versão para o desktop; ainda assim, talvez seja uma boa escolha para quem não tem um editor de imagem instalado.

O nosso blog "irmão", Boorlix.com, fez uma análise às funcionalidades e potencialidades do Photoshop Express. Dêem um salto até lá e leiam o artigo.

Alojamento Web