Adeus Mário Gamito

Mario Gamito

Hoje o PlanetGeek está de luto.

A notícia chegou via mailing list e chocou-nos a todos, Mário Gamito, o fundador do projecto PlanetGeek já não se encontra entre nós.

Deixa-nos a imagem de uma pessoa culta, divertida e um óptimo amigo, sempre disposto a ajudar o próximo.

É com imensa dor que nos despedimos de um verdadeiro Geek e desejamos à família muita força de vida.

Até mais amigo!

Alojamento Web

Qual é a idade dos nossos leitores?

webtuga

A Internet é um local de encontro de culturas a larga escala, que apesar de atrair os mais jovens, é também utilizada por pessoas de todas as idades.

Muitas das pessoas usam a Internet para a diversão e outras usam-na para efectuar negócios.

De forma a saber qual a idade dos nossos leitores, decidi criar este post e fazer uma pequena estatística acerca das vossas idades.

Portanto para aqueles que nos leêm por RSS ou através do PlanetGeek e do TekPT ou outro agregador, gostariamos que viessem ao nosso encontro e deixassem a informação da vossa idade.

[poll id=”2″]

Alojamento Web

Canais de TV Nacionais

Canais de TV Portuguesa

Enquanto estava a ler as entradas dos Geeks do PlanetGeek, dei conta de um post do Tux Vermelho no qual se encontrava um cartoon associado às televisões portuguesas.

Decidi então desenvolver um pouco mais este assunto. Todos nós sabemos que a televisão Portuguesa é um degredo.

Reparemos nas séries e/ou nos filmes. O Dr. House na TVI começa às 2 horas da noite e as restantes séries que conheço a dar na televisão portuguesa, tem hora marcada para cima das 4 horas da noite, acontecendo a mesma coisa com os filmes que passam na TV.

Mas o mais incrível é que, na TVI, após o Dr. House, passa um excelente programa sobre cultura, chamado “Cartaz da Cultura”, em que são feitas análises a livros, filmes e outras novidades sobre a cultura portuguesa e não só.

Este programa devia ser apresentado no horário nobre pois certamente é algo bastante mais importante do que ouvir as notícias repetitivas da “Casa Pia”, “Apito Dourado”, “Vale Azevedo”, “Violência nas escolas”, etc.

Depois destes filmes ou séries, por volta das 4 ou 5 horas, começa na TVI e na SIC um programa totalmente igual ( que por acaso já vi o mesmo programa nos canais espanhóis ), com o objectivo de “oferecer” dinheiro aos tele-espectadores, onde a única coisa que muda são os apresentadores.

Na minha opinião, o único canal televisivo Português que tem alguma coisa de interessante para dar é o canal 2:, visto que é o único canal em que pelo menos dá uma série por dia em horário nobre e existem documentários científicos ( nada de documentários sobre a Maddie ou o Apito Dourado ).

Deixo aqui em aberto uma questão para quem quiser responder: O que acham que devia mudar na televisão Portuguesa?

Alojamento Web

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

Alojamento Web

Protech One – Distribuição Linux made in Portugal

Foi a partir do meu colega Gonçalo Rodrigues do PlanetGeek que conheci esta excelente distribuição Linux.

Criada com base no Ubuntu e usando o gestor de janelas FluxBox, a distro Protech foi criada por dois jovens "pinguins" portugueses de nick "pintas" e "m4sterguru".

Nesta distribuição podemos encontrar várias aplicações vocacionadas para programação e segurança, no entanto o sistema é acessível a qualquer utilizador normal, podendo ser usado como sistema desktop default.

Entre a lista de aplicações disponíveis na Protech podemos encontrar o cliente de IM pidgin, o Audacious e ainda o reprodutor de vídeos Mplayer, no site podemos encontrar uma lista de software pré-instalado.

O XAMPP, servidor Apache com suporte a MySql e PHP, faz também parte dessa lista.

Algo que chama a atenção é o facto de o browser por omissão ser o Opera e não o Mozilla Firefox como a maioria das distribuições Linux.

O criador "pintas" explica essa escolha dizendo que o Opera é um tudo em um, funcionando como browser, cliente de IRC, gestor de downloads, cliente de e-mail e ainda cliente de bittorrent.

Para além de ser bastante completa, esta distro é muitíssimo leve, também devido ao FluxBox que usa muita pouca RAM.

Homepage: TechM4sters

Alojamento Web

BlogDay 2007

Hoje é o BlogDay!



Com tanto trabalho hoje, quase que me esquecia de deixar um post sobre o assunto.

Ora bem, hoje celebra-se o BlogDay e vocês perguntam: Mas o que raio é o BlogDay?

BlogDay é um dia criado para que todos os bloggers divulguem e conhecem novos blogs, de outros países ou áreas de interesse. Nesse dia os bloggers recomendarão novos blogs aos seus visitantes.

E bem, porque não quero estar a fazer as minhas escolhas, vou recomendar-vos a todos uma visita aos três planetas / agregadores de blogs nacionais que conheço:

PlanetGeek
Planeta TekPT
Planeta Prt.sc

E claro que não podia deixar de vos recomendar todos os blogs da rede WebTuga:

Wii Portugal
Boorlix
TugaTronica
TV Nacional
GameTuga
Ksete
Ta Fixe
AppleTuga
TugaSport

Se é blogger não deixe passar o dia em branco, participe no BlogDay.

BlogDay2007

Alojamento Web

Meme – Partilhar o Conhecimento ( em Português de Portugal )

Imagem alojada pelo webtuga
Nos últimos dias a blogosfera foi invadida novamente pelos chamados Memes…

O que são Memes? Bem, Memes são um género de mensagens correntes, mas entre blogs, onde cada blog convida outro para falar sobre determinado assunto e/ou partilhar alguma opinião ou preferência.

Desta vez fui convidado pelo Hebert para participar num meme que tem o nome de "Compartilhando conhecimento" e que consiste em partilhar os três blogs que eu não perdia por nada deste mundo em formato OPML.

Mas o que é OPML afinal?
OPML é um ficheiro em xml, do género de RSS feed XML, mas que em vez de agregar apenas uma fonte de noticias, agrega vários RSS dentro de um único OPML.

Deixo-vos aqui o OPML, mas vou também deixar uma pequena dica do porquê não passar sem estes blogs.

Bla… Bla… Bla…
Acompanho este blog devido à sua pitada de humor e às criticas que são feitas a Portugal, aos Portugueses a ao Governo Português. Aconselho a visitarem…

Bitelia
É um blog espanhol sobre tecnologia, onde a informação não é enviada em massa como acontece geralmente nos blogs do género.

Blog Ajuda
Agrego este blog, pois temos sempre alguma coisa mais a aprender com o cms WordPress que sustenta milhões de bloggers viciados.

E pronto, já cumpri com a minha parte, agora gostaria de convidar o Mario Gamito do PlanetGeek e o Bruno Miguel no seu blog para prosseguirem com o meme.