Foi a partir do meu colega Gonçalo Rodrigues do PlanetGeek que conheci esta excelente distribuição Linux.
Criada com base no Ubuntu e usando o gestor de janelas FluxBox, a distro Protech foi criada por dois jovens "pinguins" portugueses de nick "pintas" e "m4sterguru".
Nesta distribuição podemos encontrar várias aplicações vocacionadas para programação e segurança, no entanto o sistema é acessível a qualquer utilizador normal, podendo ser usado como sistema desktop default.
Entre a lista de aplicações disponíveis na Protech podemos encontrar o cliente de IM pidgin, o Audacious e ainda o reprodutor de vídeos Mplayer, no site podemos encontrar uma lista de software pré-instalado.
O XAMPP, servidor Apache com suporte a MySql e PHP, faz também parte dessa lista.
Algo que chama a atenção é o facto de o browser por omissão ser o Opera e não o Mozilla Firefox como a maioria das distribuições Linux.
O criador "pintas" explica essa escolha dizendo que o Opera é um tudo em um, funcionando como browser, cliente de IRC, gestor de downloads, cliente de e-mail e ainda cliente de bittorrent.
Para além de ser bastante completa, esta distro é muitíssimo leve, também devido ao FluxBox que usa muita pouca RAM.
Homepage: TechM4sters
Tens andado distraído…
http://bitate.blogspot.com/search?q=protech
Opera por ser um em tudo?? Então e o Seamonkey? Pois não deve ser do tempo desses miúdos
Já não há respeito…
O seamonkey é mozilla, não gosto. [url]http://www.mozilla.org/projects/security/known-vulnerabilities.html#SeaMonkey[/url]