Sequoia – O Super-Computador

A IBM está a desenvolver uma nova tecnologia de forma a criar o seu novo super-computador.

Desenhado para o Departamento de Energia dos Estados Unidos da América (EUA, USA ou EEUU para aqueles que não têm capacidade para tal), este novo super-computador será utilizado em 2011 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore.

Com o nome “Sequoia”, este novo super-computador terá uma potência de 20 petaflops, o que se traduz numa totalidade de poder superior a todos os 500 top super-computadores juntos.

Os processadores utilizados no Sequoia serão PowerPC 45-nm de 16 núcleos/chip com um total de 1,6 milhões de núcleos com a ajuda de 1,6 petabytes de memória.

Alojamento Web

Kontron – Sistemas integrados

A empresa Kontron desenha e cria sistemas computacionais em vários locais do mundo, incluindo a Europa, no Sul da Alemanha, nos Estados Unidos e Norte da América em Montreal, Pittsburgh e San Diego e ainda na Asia em Taipei.

Fundada em 1962, a Kontron lidera no mercado mundial. Ajudando grandes empresas na integração dos seus sistemas industriais, recorrendo a sistemas de computadores CompactPCI (cCPI), a Kontron controla parte do mercado internacional de gestão de aplicações.

Para além disso a Kontron ajuda OEMs e integradores de sistemas a reduzir significativamente o seu time-to-market e a dar grandes passos em relação à competitividade.

Se termos como AdvancedMC e AdvancedTCA não lhe são estranhos, então provavelmente já ouviu falar da Kontron.

A Kontron tem experiência no ramo da electrónica e de sistemas integrados como são o caso de processadores PowerPC, xScale, Geode, Sistemas de plataformas integradas como AdvancedTCA e MicroTCA, Computadores industriais de montagem em Rack, portáteis e muitos outros produtos.

A especificação AMC, também conhecida como AdvancedMC, é um standard aberto desenvolvido pelo consórcio PICMG para satisfazer as necessidades da futura geração de hardware dirigida aos provedores de serviços de telecomunicações.

Num mercado em constante desenvolvimento, a Kontron consegue ser referência, tendo parcerias com várias empresas de renome no mercado das TIC.

Alojamento Web

Tudo o que Precisa Saber Sobre o Snow Leopard

O nome do próximo sistema operativo da Apple foi revelado durante a Keynote do Steve Jobs, na WWDC 2008, embora apenas tenha revelado que se chamaria Snow Leopard, nos dias seguintes vieram a público mais informações sobre o Snow Leopard (por exemplo a página no site da Apple dedicada ao Snow Leopard), dando-nos a conhecer um pouco mais como será o próximo sistema operativo da Apple.

A principal informação revelada é o facto de o Snow Leopard ter o seu desenvolvimento focado na performance e segurança, devendo manter o mesmo aspecto que o Leopard.

Neste artigo é feita uma análise exaustiva do Snow Leopard, cliquem ao lado para continuar a ler: Continue reading “Tudo o que Precisa Saber Sobre o Snow Leopard”

Alojamento Web

Snow Leopard: Empresas e PowerPC

Entre as novidades da Apple para o seu novo gato, o Snow Leopard, encontra-se o suporte nativo ao Exchange Server em todas as aplicações do OS X.

Isto significa que o push mail, calendários e contactos vão chegar ao Mail, iCal e Address Book.

Este poderá ser o passo essencial para atrair o Mac para a empresa (as de design, vídeo e áudio não contam)?

Por outro lado, segundo um screenshot dos requisitos para instalar o Snow Leopard Developer Preview, o Snow Leopard requer um CPU da Intel.

Até agora, a Apple sempre referiu os CPU PowerPC à parte. O facto destes não serem referidos pode significar que o suporte das novas versões do Mac OS X não suportarão a plataforma PowerPC.

Alojamento Web

Linux 2.6.24-rc3

O ditador benevolente do Linux, Linus Torvalds, anunciou o lançamento da terceira release candidate do Linux 2.6.24, desta vez sem atrasos de uma semana ou mais. xD

As novidades nesta release candidate são as sempre habituais correcções de bugs e algumas optimizações do código. Para além disso, os drivers IDE e de rede foram actualizados, bem como o cpufreq, o hwmon e as arquitecturas SH, ARM, PowerPC e Mips.

Podem ler um anúncio mais detalhado no site KernelTrap.org.

Alojamento Web

26 de Outubro: Dia de Leopard!

É oficial, o Leopard vai ser lançado a 26 de Outubro (mas não em Portugal).

A Apple confirmou hoje o lançamento do Leopard a 26 de Outubro, como os rumores disseram. O novo Mac OS X conta com mais de 300 actualizações em relação ao Tiger, e é o maior update de sempre de um sistema operativo da Apple.

Entre as novidades estão o novo look, o novo Finder, o Spaces, Time Machine, Quick Look e algumas funções novas no iChat. Ao fazer uma breve pesquisa pela lista das mais de 300 actualizações do Leopard descobri uma que nos interessa particularmente.

Finalmente, a Apple reparou que ao lado de Espanha existe um pequeno país chamado Portugal. E que quer isto dizer? Que dizer que nos livrámos de vez do Mac OS X em Português do Brasil, pois a nova versão está disponível em Português de Portugal.

No comunicado oficial, e num típico humor de Steve Jobs, pode-se ler:

“Leopard, the sixth major release of Mac OS X, is the best upgrade we’ve ever released,” said Steve Jobs, Apple’s CEO. “And everyone gets the ‘Ultimate’ version, packed with all the new innovative features, for just $129.”

A nova actualização vem agora com o pacote completo, ou seja, FrontRow (para isso é preciso um Mac com receptor de IR) + PhotoBooth + BootCamp.

Tal como já se esperava pelas últimas betas, para correr o Leopard é necessário um Mac com um PowerPC G4 a 867 MHz, um PowerPC G5 ou um processador Intel e 512MB de RAM.

Amanha serão escritos uma série de posts referentes às novas funções do Leopard, detalhadamente.

E para terminar este post, tal como diz a Apple: Add a new Mac to your Mac (Adicione um novo Mac ao seu Mac)!

Alojamento Web

Fedora 8 Test 2

Já saiu a segunda beta do Fedora 8, disponível em 4 versões: Fedora Live, Fedora KDE Live, Fedora Developer Live e Fedora Electronic Lab.

O Fedora Live é a versão standard – usa o GNOME como gestor de desktop e está disponível para processadores 32bit e 64bit compatíveis com Intel e PowerPC; o Fedora KDE Live utiliza, como o nome diz, o KDE para gerir o desktop e está disponível em processadores 32bit e 64bit compatíveis com Intel; o Fedora Developer Live é uma versão direccionada para programadores e está apenas disponível para processadores 32bit compatíveis com Intel; o Fedora Electronic Lab é uma versão direccionada para engenharia electrónica e, assim como o Fedora Developer, apenas disponível para processadores 32bit compatíveis com Intel.

O Fedora 8 Test 2 vem com o Kernel 2.6.23 do Linux, com o servidor de som PulseAudio, incluí o Compiz Fusion – desactivado por pré-definição -, a última release candidate disponível do GNOME à data do lançamento da distribuição, o KDE 3.5.7 e um novo tema chamado Nodoka.

Antes do lançamento da versão final do Fedora 8, marcada para 8 de Novembro, ainda vai sair, a 4 de Outubro, a terceira e última beta desta distribuição apoiada pela RedHat. O download do Fedora 8 Test 2 pode ser feito aqui.

Anúncio oficial

Alojamento Web

Xfce 4.4.1 – Um ambiente gráfico leve e bonito

Xfce

Xfce é um ambiente gráfico para sistemas *nix based leve e fácil de usar, com um design bastante atraente e simples.

Alguns dos sistemas onde este ambiente pode ser instalado são Linux, NetBSD, FreeBSD, Solaris, Cygwin e MacOS X em processadores x86, PowerPC entre outros.

Foi hoje lançada a versão 4.4.1, a primeira versão de manutenção do 4.4, que corrige alguns erros de código e tradução. Poderá verificar o changelog da versão aqui.

Download: Xfce 4.4.1

Alojamento Web