10 anos de Google em 2 minutos

Dando sequência aos artigos publicados aqui nas últimas semanas de vídeos que mostram a Natureza a passar pelas 4 estações do ano em 40 segundos e em 2 minutos, hoje apresento-vos algo mais relacionado com o mundo informático em que vivemos, um vídeo que relata os 10 anos de história em 2 minutos do mais famoso motor de busca da Internet, o Google.

Foi produzido pelos escritórios do Google sediados no Reino Unido e resume os 10 anos da história da empresa em 2 minutos. Entre os serviços Google que foram contemplados estão o Adsense, Adwords, Image Search, Google News, Gmail, iGoogle, Google Earth, Analytics, Street View, YouTube, o Android e terminando com o Google Chrome. Tudo começou é claro, com o encontro de Larry Page e Sergey Brin, em 1995, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Quem quiser conhecer mais pode visitar a página especial do aniversário de 10 anos. A página exibe de forma cronológica e interativa todas os feitos da empresa, e tem versão em português. Há ainda uma galeria de 308 doodles (logotipos especiais feitos para homenagear uma personalidade ou data importante).

Alojamento Web

Actualização: Beta 7 do SDK do iPhone

A Apple disponibilizou hoje a beta 7 do SDK do iPhone/iPod touch, é a build 9M2199, ocupa 1.2GB e requer o Mac OS X 10.5.3.

Esta nova versão traz novas funcionalidades relacionadas com o que foi apresentado ontem na WWDC, assim incorpora o MobileMe, a AppStore e também algumas das novas funcionalidades o iPhone 3G, tanto o GPS como a ligação 3G.

Esta poderá ser a ultima beta antes do lançamento do firmware 2.0, que será lançado em 11 de Julho.

Quem já está registado no iPhone Developer Program irá receber um mail, caso não estejam inscritos podem fazê-lo aqui.

Alojamento Web

Actualização: Beta 6 do SDK do iPhone

Juntamente com a actualização do Mac OS X 10.5.3, a Apple disponibilizou também a sexta versão da beta do SDK do iPhone/iPod touch.

As principais novidade desta versão são:

  • Os Developers devem inserir o ID da Aplicação, para instalar aplicativos;
  • A versão é a 9m2192;
  • A versão do firmware do iPhone é a 5a308;
  • É necessário ter o Mac OS X 10.5.3;
  • Ocupa 1281MB.

Quem já está registado no iPhone Developer Program irá receber um mail, caso não estejam inscritos podem fazê-lo aqui.

Alojamento Web

Lista de alternativas ao Paypal

Hoje enquanto falava com um colega meu, ele falou-me acerca de ter ganho uns trocos no Bux.to.

Sinceramente este tipo de sites como o Bux.to, os chamados PTC ( Paid To Click ), nunca foram por mim apreciados, no entanto enquanto falava com o meu colega, lembrei-me que em tempos tinha criado uma conta lá.

O que é verdade é que quando entrei no site, reparei que tinha um balanço de 36$ na conta. Fiquei parvo, pois nunca tinha levado aquilo a sério, mas o que é verdade é que os 36$ estavam lá. Só depois é que reparei que tinha 4 referals, o que justificou esse dinheiro.

O meu próximo passo foi descarregar o dinheiro dali, antes que aquilo me tire o dinheiro ou algo do género.

Foi então que reparei que só pagavam via AlertPay ( pelos vistos o Paypal não é muito amigo deste tipo de sites ) ou então tinha a possibilidade de trocar por publicidade.

Como eu acho que a publicidade neste tipo de sites não traz nenhuma vantagem ao site, pelo contrário, dá-lhe um ar de "Spam thing", decidi criar uma conta no AlertPay e fazer payout.

Neste artigo vou deixar o Bux.to por aqui e vou continuar a falar acerca dos métodos de pagamento on-line como o Paypal, o AlertPay e o Moneybookers.

Paypal

Talvez de todos eles, o mais conhecido e mais usado. A rápida propagação do Paypal como meio de pagamento online foi de tal modo crescente que o eBay decidiu comprou o serviço de forma a integrar no seu sistema que já era utilizado por milhões de pessoas.

O Paypal funciona igualmente como as transferências tradicionais, no entanto em vez de um NIB, é usado o seu e-mail como id de conta.

Existem dois tipo de contas no Paypal, a Personal e a Business. Ambas são gratuitas, no entanto a Business não tem tantos limites como a Pessoal e são cobradas taxas maiores.

Poderá usar a sua conta para fazer pagamentos, receber dinheiro, fazer pedido de dinheiro a outros utilizadores do serviço e ainda pedir a transferência do dinheiro para a sua conta bancária.

O Paypal é usado em grandes sites como o eBay, CompUSA e muitas outras lojas de venda on-line.

MooneyBookers

Moneybookers

Trata-se de mais uma plataforma de pagamentos on-line que permite receber dinheiro sem pagar taxas e fazer pagamentos com taxas de 1% até 0.50 cêntimos.

Poderá associar o seu cartão visa para fazer os seus pagamentos e ainda poderá pedir que o seu dinheiro seja transferido para a sua conta bancária ou enviado por cheque com taxas bastante baixas.

Para quem tem lojas online, o MoneyBookers permite a integração da sua API sem ter que pagar mais por isso.

Para além disso, o Moneybookers permite ganhar até 100$ por cada referência sua.

O uBid e o Auctions Cnet são dois exemplos de sites que usam o MoneyBookers.

AlertPay



Como já foi dito acima, o Bux.to usa este serviço para efectuar os seus pagamentos online, isto até porque o AlertPay informa estar aberto para todos os negócios, logo os PTC não são excepção à regra como acontece no Paypal.

Existem três tipos de contas no AlertPay, a Personal Starter, a Personal Pro e a Business.

A Personal Starter, é ideal para quem pretende receber uns trocos dos colegas ou da família, permitindo receber até 400$ por mês e um total de 2000$ anuais. Todas as transacções são gratuitas, existe a possibilidade de ter até 2 e-mails associados à conta e pode usar o cartão de crédito para efectuar pagamentos.

Por sua vez a Personal Pro é a melhor opção para quem tem pequenos negócios na Internet como lojas online. Com taxas de recebimento de 0.25% + 0.25$ por transacção, este tipo de conta permite o uso de ferramentas de venda como subscrições e pagamentos recorrentes e ainda o envio de pagamentos em massa.

A Business permite o mesmo que a Personal Pro e ainda ter várias sub-contas para os seus vários negócios, a implementação da API com a sua aplicação, alertas instantâneos e ainda ter um número ilimitado de e-mails associado à sua conta.

Google Checkout

Esta é a actual proposta do Google como alternativa ao Paypal, no entanto ainda só está disponível nos Estados Unidos da América e no Reino Unido e exige ter um cartão de crédito associado.

Algumas lojas que têm feito sucesso com este método de pagamento são a eBuyer, a Arial e a Vodafone.

2Checkout



O 2Checkout tem um taxa única de registo de 49$ e fica com 5.5% de cada comissão mais 0.45$. Penso que não seria a melhor opção das listadas acima.

Tem a vantagem de poder ser integrado numa loja online e de possibilitar usar uma plataforma de vendas online da 2Checkout.

Para além destas plataformas de pagamento presentes no artigo, existe ainda a TrialPay, a Netteler, o e-Junkie e ainda o iKobo.

Alojamento Web

Actualização: Beta 5 do SDK do iPhone

A Apple lançou hoje a nova versão beta do SDK, que já vai na sua 5ª versão beta.

Esta nova versão corrige alguns bugs e melhora o aspecto visual de algumas aplicações.

Por este andar, irá haver uma maratona de actualizações até ao lançamento oficial, que está a apenas um mês de distância.

Podem fazer o download da nova versão aqui.

Alojamento Web

Programa de Desenvolvimento de Aplicações do iPhone Disponível Internacionalmente

O programa de desenvolvimento de aplicações do iPhone está novamente disponível para todos os utilizadores, após ter estado restringido apenas aos utilizadores norte-americanos.

O programa de desenvolvimento de aplicações do iPhone está disponível por 99 dólares nos Estados Unidos e já a quem tenha comprado no Reino Unido por 59 libras. Nos restantantes países com o euro deve custar por volta de 89 euros.

Via TUAW

Alojamento Web

Portugal abaixo da média europeia no acesso à banda larga

De acordo com um relatório recentemente publicado pela Comissão Europeia, o número de utilizadores com acesso à banda larga em Portugal cresceu, mas ainda não é suficiente.

No relatório publicado pela Comissão Europeia, Portugal tem uma percentagem de penetração do acesso à banda larga de 16.1 – um valor ainda abaixo da média europeia, que ronda os 20.04%, e que vale o 18º lugar ao nosso país.

Em primeiro lugar estão a Dinamarca, Finlândia, Holanda e Suécia, seguidos do Reino Unido, Bélgica, França e Luxemburgo. No fundo da tabela está a Bulgária, com apenas 7.6%.

Alojamento Web

Homens e mulheres igualmente vulneráveis às ameaças na Internet

Quando o assunto é futebol, mecânica ou segurança online, os homens julgam-se experts na matéria. Nos primeiros dois, são; mas no último, nem por isso. É esta a conclusão de um estudo feito pela empresa de segurança digital AVG.

Este estudo foi feito através de um questionário a 1 400 residentes adultos do Reino Unido. Quando questionados acerca dos seus conhecimentos de segurança na Internet, os homens mostraram-se mais confiantes que as mulheres em relação aos seus conhecimentos sobre o assunto.

Mas a realidade é que os homens estão tão susceptíveis de sofrer um ataque virtual como as mulheres. Do total de inquiridos, três quartos já sofreu alguma espécie de roubo de informação. E apenas 20% tenciona alterar os seus hábitos online, o que é mau sinal, pois é um indicador de que os infames emails em cadeia vão continuar por muito tempo.

via Arstechnica e Vnunet

Alojamento Web

Dell disponibiliza mais um computador com Ubuntu

ubuntu dell portátil xps 1330

Estarão as máquinas Dell com Ubuntu pré-instalado a ter muita procura? A Dell não revela números, por isso é difícil saber. Mas, com a oferta de mais um portátil com o Ubuntu, podemos partir do princípio que a procura tem sido boa.

A mais recente máquina da Dell com a distribuição da moda é o portátil XPS 1330 (que tem design muito porreiro, verdade se diga) e estará disponível na Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

A grande novidade deste portátil é o suporte para a visualização de filmes em DVD, não sendo necessário o utilizador instalar o codec necessário.

Alojamento Web

Adopção de software livre no sistema de ensino irá aumentar

Esta é daquelas notícias que gosto de ler e escrever.

A Datamonitor conduziu um estudo junto de várias escolas e vendedores dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Índia, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Noruega, Finlândia, Suécia e Itália e concluiu que a utilização de software livre nas escolas irá aumentar ao longo dos anos.

As razões apontadas para este aumento na adopção do software livre devem-se ao maior controlo sobre o software, ao baixo custo da sua manutenção e formação para utilização e à cada vez maior adopção deste software por parte dos governos.

Estranhamente, ou talvez não, Portugal não faz parte deste estudo. Pergunto-me porque será.

Fonte: tek.sapo.pt