Apple Apresenta iPhone 3G na WWDC

 

A Apple apresentou hoje ao Mundo, pela mão de Steve Jobs, a sua nova geração do iPhone, denominada iPhone 3G.

Esta nova versão do dispositivo altamente aguardado da Apple brinda-nos com tudo aquilo que já foi apresentado em Março no evento do Roadmap do iPhone e umas alterações menores em Software como a calculadora científica quando em modo Landscape.

Em termos de Hardware, o novo iPhone inclui conectividade 3G, até 2 vezes mais rápido que EDGE e 35% mais rápido que outros smartphones 3G, aliada a um A-GPS (GPS assistido pelas antenas de telemóvel, tecnologia que a Apple já utilizava sem o GPS).

O sistema de GPS do iPhone permite detectar a localização e possivelmente indicar o percurso a decorrer (esta função não é confirmada pois não está referida em qualquer documento da Apple).

Em termos de bandas, o iPhone suporta 4 bandas dentro do GSM e 3 dentro do UMTS/HSDPA, fazendo dele virtualmente compatível com qualquer mercado do Mundo.

Em termos de bateria (e sim, ela continua a ser fixa), o novo iPhone permite 10 horas de conversação em GSM, 5 horas em 3G, 5 a 6 horas em navegação Web, 7 horas em vídeo e 24 horas em música.

O preço desta nova versão é exactamente metade na versão de 8GB, ou seja, 199$ e 299$ na versão de 16GB, que terá também uma versão em branco pelo mesmo preço.

O novo iPhone sairá para o Mundo a 11 de Julho, juntamente com o iTunes 7.7 e o iPhone OS 2.0.

Durante toda esta notícia usei a palavra Mundo. E não, não me enganei. A Apple vai lançar o iPhone em 70 países este ano, 22 dos quais já a 11 de Julho. Portugal encontra-se no lote dos que receberá o iPhone a 11 de Julho.

O iPhone em Portugal estará disponível pela Vodafone e Optimus. Por parte da Vodafone já está confirmada a existência de tarifários pré-pagos (o sistema que Portugal se orgulha de ter inventado) para o iPhone. A Optimus ainda não informou que tipo de tarifários irá disponibilizar.

O preço destes mesmos tarifários também é desconhecido, devendo ser revelado nos próximos dias. 

Alojamento Web

Rumor: O futuro dos iPods

Quando a Apple apresentou os resultados do terceiro trimestre do ano de 2007, Peter Oppenheimer disse que haveria uma transição de produtos. Não disse em que produtos, mas tudo aponta para que estivesse se referindo aos iPods, porque o seu mercado está a estagnar.

De vez em quando, David Sieger utiliza as suas fonte para contar-nos alguns pormenores dos futuros produtos da Apple, desta vez falou sobre a evolução da gama iPod, onde “mostra” o seu futuro.

As fontes do David Sieger parecem confirmar que em Outubro serão lançados 5 modelos de iPod que fariam a transição para a tecnologia multitouch, para em 2009 a gama passar a ser dividida em 3 modelos.

Assim, em Outubro deste ano, o iPod shuffle de 1 GB desaparecerá, ficando apenas o modelo de 2GB, este que a meio de 2009 será descontinuado. Este é um duro prognóstico para o iPod mais barato da Apple, que poderá ter os dias contados.

Aparecerá um novo modelo de iPod, algo entre o iPod shuffle e o iPod nano, esperado para Outubro, com capacidades de 2 e 4 GB. Ao que parece o novo modelo de iPod levará um ecrã multitouch e será um pouco mais pequeno que p iPod nano, este que poderá ser o sucessor do iPod shuffle.

O iPod nano actual receberá um aumento de capacidade este ano, chegando aos 8 e 16 GB de capacidade e descontinuando a versão de 4 GB, recebendo uma nova click wheel com uma maior usabilidade, para desaparecer mais tarde em 2009. Este e mais um duro prognóstico para este iPod que, segundo a tabela, será substituído por uma modelo em miniatura do iPod touch em 2009.

O iPod classic ficará apenas com uma modelo 160 GB em Outubro, descontinuando o seu irmão de 80 GB. Em 2009, este ipod também sofreria o mesmo destino do iPod shuffle e do iPod nano. Este dará lugar ao iPod touch, que em Outubro terá a capacidade aumentada para 32 e 64 GB e em 2009 chegará ao 128 GB.

Isto leva a um extermínio da click wheel, passando todos os modelos em 2009 a vir equipados com tecnologia multitouch, determinando a “morte” a 3 modelos de iPods.

Devido à baixa de preços das memórias flash é de esperar que sejam feitas várias redução de preços nos diversos modelos de iPod estimulando as suas vendas.

Todas estas previsões são a longo prazo e não significam que a gama iPod está acabada, mas que esta está a ser reinventada.

Alojamento Web
Alojamento Web

Evento: iPhone Software Roadmap

Os rumores confirmaram-se, a Apple está a enviar convites para os meios de comunicação e para vários sites para o evento que se vai realizar a 6 de Março, quinta feira, intitulado de “iPhone Software Roadmap”.

Este evento irá realizar-se no Apple Campus em Cupertino ás 10 da manhã (na América).

Neste evento será anunciado o SDK para o iPhone e iPod touch.

Também serão anunciadas novidades na área das empresas.