Rumor: O futuro dos iPods

Quando a Apple apresentou os resultados do terceiro trimestre do ano de 2007, Peter Oppenheimer disse que haveria uma transição de produtos. Não disse em que produtos, mas tudo aponta para que estivesse se referindo aos iPods, porque o seu mercado está a estagnar.

De vez em quando, David Sieger utiliza as suas fonte para contar-nos alguns pormenores dos futuros produtos da Apple, desta vez falou sobre a evolução da gama iPod, onde “mostra” o seu futuro.

As fontes do David Sieger parecem confirmar que em Outubro serão lançados 5 modelos de iPod que fariam a transição para a tecnologia multitouch, para em 2009 a gama passar a ser dividida em 3 modelos.

Assim, em Outubro deste ano, o iPod shuffle de 1 GB desaparecerá, ficando apenas o modelo de 2GB, este que a meio de 2009 será descontinuado. Este é um duro prognóstico para o iPod mais barato da Apple, que poderá ter os dias contados.

Aparecerá um novo modelo de iPod, algo entre o iPod shuffle e o iPod nano, esperado para Outubro, com capacidades de 2 e 4 GB. Ao que parece o novo modelo de iPod levará um ecrã multitouch e será um pouco mais pequeno que p iPod nano, este que poderá ser o sucessor do iPod shuffle.

O iPod nano actual receberá um aumento de capacidade este ano, chegando aos 8 e 16 GB de capacidade e descontinuando a versão de 4 GB, recebendo uma nova click wheel com uma maior usabilidade, para desaparecer mais tarde em 2009. Este e mais um duro prognóstico para este iPod que, segundo a tabela, será substituído por uma modelo em miniatura do iPod touch em 2009.

O iPod classic ficará apenas com uma modelo 160 GB em Outubro, descontinuando o seu irmão de 80 GB. Em 2009, este ipod também sofreria o mesmo destino do iPod shuffle e do iPod nano. Este dará lugar ao iPod touch, que em Outubro terá a capacidade aumentada para 32 e 64 GB e em 2009 chegará ao 128 GB.

Isto leva a um extermínio da click wheel, passando todos os modelos em 2009 a vir equipados com tecnologia multitouch, determinando a “morte” a 3 modelos de iPods.

Devido à baixa de preços das memórias flash é de esperar que sejam feitas várias redução de preços nos diversos modelos de iPod estimulando as suas vendas.

Todas estas previsões são a longo prazo e não significam que a gama iPod está acabada, mas que esta está a ser reinventada.

3 thoughts on “Rumor: O futuro dos iPods”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.