Alojamento Web

ScreenCastle – Fazer screencasts online

Screencastle

O ScreenCastle é uma pequena aplicação que corre através duma máquina virtual java, a partir do seu browser.

Com esta aplicação torna-se muito mais fácil fazer qualquer tipo de tutorial em screencast e assim partilhar com outras pessoas o seu conhecimento a nível informático.

É também bastante mais fácil demonstrar pequenas falhas e assim ser ajudado em qualquer fórum de suporte.

A aplicação tem algumas opções, sendo possível configurar a área que se deseja capturar e no final é ainda possível guardar no seu disco ou enviar para o ScreenCastle que lhe irá fornecer um conjunto de códigos para disponibilizar o vídeo fóruns, sites ou no seu blog pessoal.

Alojamento Web

Download do dia – ScreenFlow

Como vencedor do Apple Design Awards deste ano, o ScreenFlow é uma impressionante ferramenta de screencast para Mac.

Abençoado com uma interface como não há muitas, um editor exemplar e uma carrada de efeitos, o ScreenFlow permite criar videos explicativos com qualidade de topo. A aplicação não só gravará imagens, mas também som, movimentos do rato e teclas pressionadas, permitindo screencasts mais precisos.

Apovado. 😀

Por Elena Santos em OnSoftware.
Download por Softonic.

Alojamento Web

Automator I

Uma das coisa que me irrita no OS X é não ter no menu contextual uma opção para criar um novo documento de texto. Graças ao Automator e uma linha de código em Applescript podemos contornar essa situação.

autom1.jpg

Para tal abrimos o Automator e criamos uma nova Acção “Custom”.

No campo de procura escrevemos “applesc” para mais fácil procura da acção que queremos.

Seleccionamos a opção “Run Applescript” arrastamos para o campo das acções.
Apagamos o texto que está por defeito e escrevemos:

tell application “TextEdit” to activate
[abrir no Script Editor – Mac only]

Guarda-se como “Finder Plug-in” e já está.

Simples, hein?!

Obviamente que podemos alterar o programa que queremos utilizar, em vez do TextEdit. Para tal basta mudar o nome da aplicação.

Irei aprofundar outras opções mais complexas em futuros posts.

Screencast neste link. (Vídeo em Quicktime)

Alojamento Web

Camtasia Studio 3 à borla

Camtasia Studio 3, uma aplicação para gravar screencasts (o que se passa no vosso monitor) ou mesmo apresentações, está a disponível gratuitamente, mas por tempo limitado. Se quiserem ter esta aplicação legalmente sem pagar um cêntimo, façam o download e depois visitem o site dos criadores da aplicação para obterem um serial.

Download
Obter o serial

via TechBuzz

Alojamento Web

Firefox Campus Edition em breve


A Mozilla Corporation está a prepara o lançamento do FireFox Campus Edition.

O Firefox Campus Edition é nada mais, nada menos que uma versão do Firefox pensada para os estudantes.

O regresso à aulas está a chegar e nada melhor que uma versão do Firefox para os alunos com ferramentas que o ajudarão a melhorar o seu desempenho escolar.

Para tal, esta versão conta com 3 extensões.

Zotero
, uma extensão que lhe permite juntar, gerir e actualizar as suas fontes de pesquisa.

StumbleUpon
, uma das ferramentas de social bookmarking mais populares na web, permitirá aos estudantes ver vários sites sobre uma matéria com um simples click.

FoxyTunes que irá ajudar os alunos a ouvir screencasts, podcasts e afins através do seu browser.

Homepage: Firefox Campus Edition

Alojamento Web

Linux e Multimédia

Nestes últimos dias tenho visto vários sites sobre multimédia em Linux. Como a maior parte deles fala da componente vídeo, decidi pesquisar mais um pouco sobre o assunto e tentar encontrar uns programas para edição e captura de vídeo, e constatei que o que não falta são programas; o problema é que a maior parte deles são um pouco instáveis.

 

Dos vários programas que fiz download, a maioria tive que compilar. A taxa de sucesso foi reduzida, já que os meus conhecimentos do Linux não são os maiores. No entanto consegui compilar uma versão modificada do ffmpeg (para poder fazer screencast), o freej (um programa muito fixe para VJs) e o effectv (um programa de edição de vídeo em tempo real). Já consegui fazer algumas coisas básicas com o effectv e o ffmpeg mas, como a minha webcam é das rascas, não consigo fazer brincadeiras em tempo real com o freej (embora o freej dê para usar vídeos, imagens e texto e criar efeitos com e entre eles).

 

Também fiz download de alguns pacotes, como o LiVES, o Kdenlive e o Cinelerra. Destes três, acho que o Kdenlive é o melhor para editar vídeo e o LiVES o pior. O Cinelerra está no meio, com algumas funcionalidades muito boas, mas muito menos intuitivo que o Kdenlive. O Kdenlive tem menos efeitos e menos funcionalidades, mas permite uma melhor edição de vídeo e suporta mais formatos.

 

Há mais software para vídeo, como o GePhex, o Veejay e o Moldeo, mas não consegui compilar estes programas.

 

Todos estes projectos têm pequenas equipas a trabalhar neles e a estabilidade dos programas é um pouco reduzida. Mesmo assim é a prova que em Linux existem ferramentas multimédia boas e que só não há melhores porque falta "mão-de-obra".

Há vários programas para trabalhar com multimédia, mas também há várias distros mais viradas para isso. Que distribuições e programas recomendam para trabalhar em multimédia? E qual é a vossa opinião sobre a multimédia em Linux?

Alojamento Web

IceClean 2.3.1 – Optimizando o seu sistema

IceClean

O sistema MacOSx é uma bomba no que toca a trabalhar, no entanto, como todos os sistemas pode-se sempre optimizar algumas unidades.

Além de optimizar, esta ferramenta permite também fazer a manutenção das contas de utilizadores, aumentar o perfomance de algumas aplicações e ainda fazer uma limpeza ao sistema.

No final irá notar as diferenças na rapidez do sistema e terá mais espaço livre em disco e memória livre.

Veja o software a trabalhar no screencast da A Macacada.

Homepage: MacDentro