O uso de smartphones pelos médicos cresce rapidamente

O grupo de consultoria Spyglass publicou um documento que afirma que a adoção de smartphones entre os médicos é extremamente elevado. Dos 100 médicos entrevistados para o estudo, 94 tinham usado ou smartphones.
Outros destaques do estudo:

-Médicos têm enfrentado dificuldades de conexão com os colegas
-Médicos sobrecarregados pelo volume de comunicações recebidas
-Médicos não possuem processos pradozinados para coordenar os cuidados do paciente
– A experiência da adoção dos smartphones pelos médicos vem experimentando um crescimento significativo.

Com apenas 100 médicos entrevistados, as conclusões específicas sobre toda a população de E.U.os médicos podem estar chegando um pouco longe. No entanto, como pagers, nos anos 80, docs são, sem dúvida, liderando o caminho neste domínio, razão pela qual não há como um robusto mercado de referência para aplicações médicas, como EpocratesSkyscape’s PDR, and Unbound Medicine.

Full press release: Study: Physician Smartphone Adoption Experiencing Exponential Growth…
Fonte: Tecnologia da Informação e Medicina via Medgadget

Alojamento Web

Flash Player para smartphones… excepto iPhone

Já há muito tempo que se fala e se pretende um Flash Player para smartphones que nos possibilite ver as animações (dos sites, por exemplo) tal e qual como as vemos nos nossos computadores do dia-a-dia. Demorou muito, mas parece que esse dia está a chegar.

A Adobe apresentou na sua conferência MAX em Los Angeles o novo Flash Player 10.1 que corre em smartphones, seja em ambiente Android, Symbian, Windows Mobile, webOS e BlackBerry OS. Todos estes sistemas operativos são de empresas que fazem parte do projecto Open Screen Project da Adobe. Mas como muitos devem ter reparado, falta um importante sistema operativo nesta lista, o iPhone OS.

Isto acontece porque a Apple não faz parte deste projecto da Adobe (por opção) e daí ter sempre posto o Flash Player fora da sua lista de prioridades do iPhone, indicando aos seus programadores que apostem mais nas alternativas, tal como o HTML5.
Parte desta atitude também provém da relação não muito saudável que a Apple tem tido com a Adobe ao longo dos anos, o que obrigou a marca da maçã a ir procurar alternativas por outras bandas.

As primeiras versões do Adobe Flash Player para smartphones são esperadas na primeira metade de 2010.

Até lá resta saber se a empresa de Steve Jobs vai manter esta posição ou mudar de ideias. Até porque se o Flash se começar a tornar um stantard nos smartphones, a Apple não irá querer que o seu telefone fique atrás da concorrência.

Alojamento Web

Apple Apresenta iPhone 3G na WWDC

 

A Apple apresentou hoje ao Mundo, pela mão de Steve Jobs, a sua nova geração do iPhone, denominada iPhone 3G.

Esta nova versão do dispositivo altamente aguardado da Apple brinda-nos com tudo aquilo que já foi apresentado em Março no evento do Roadmap do iPhone e umas alterações menores em Software como a calculadora científica quando em modo Landscape.

Em termos de Hardware, o novo iPhone inclui conectividade 3G, até 2 vezes mais rápido que EDGE e 35% mais rápido que outros smartphones 3G, aliada a um A-GPS (GPS assistido pelas antenas de telemóvel, tecnologia que a Apple já utilizava sem o GPS).

O sistema de GPS do iPhone permite detectar a localização e possivelmente indicar o percurso a decorrer (esta função não é confirmada pois não está referida em qualquer documento da Apple).

Em termos de bandas, o iPhone suporta 4 bandas dentro do GSM e 3 dentro do UMTS/HSDPA, fazendo dele virtualmente compatível com qualquer mercado do Mundo.

Em termos de bateria (e sim, ela continua a ser fixa), o novo iPhone permite 10 horas de conversação em GSM, 5 horas em 3G, 5 a 6 horas em navegação Web, 7 horas em vídeo e 24 horas em música.

O preço desta nova versão é exactamente metade na versão de 8GB, ou seja, 199$ e 299$ na versão de 16GB, que terá também uma versão em branco pelo mesmo preço.

O novo iPhone sairá para o Mundo a 11 de Julho, juntamente com o iTunes 7.7 e o iPhone OS 2.0.

Durante toda esta notícia usei a palavra Mundo. E não, não me enganei. A Apple vai lançar o iPhone em 70 países este ano, 22 dos quais já a 11 de Julho. Portugal encontra-se no lote dos que receberá o iPhone a 11 de Julho.

O iPhone em Portugal estará disponível pela Vodafone e Optimus. Por parte da Vodafone já está confirmada a existência de tarifários pré-pagos (o sistema que Portugal se orgulha de ter inventado) para o iPhone. A Optimus ainda não informou que tipo de tarifários irá disponibilizar.

O preço destes mesmos tarifários também é desconhecido, devendo ser revelado nos próximos dias. 

Alojamento Web

Blackberry Desenvolverá Aplicações para iPhone?

Um rumor avançado pelo site Apple Insider indica que a Blackberry, a líder de mercado de smartphones nos EUA e a única à frente do iPhone, desenvolverá aplicações para o smartphone da Apple.

Segundo o site, o memo interno que indica a procura de programadores para iPhone informa que os programadores deverão ter experiência em programação em Cocoa e Objective C, bem como programação web e experiência em serviços de sincronização do OS X bem como Bluetooth e USB. Também e requerido experiência em design de interfaces de utilizador.

Este nível de secretismo na RIM, empresa produtora do BlackBerry, não é usual e a empresa tem até vários registos de fugas de imagens e características dos modelos e até o conselho de administração fala dos novos produtos.

Os analistas prevêem que a RIM perca a liderança de mercado quando a Apple lançar a App Store e o novo firmware com capacidades empresariais, e este movimento poderá ser uma maneira de defesa e de se manter forte no mercado.