Canonical: Ubuntu tem mais de 8 milhões de utilizadores. Deles, qual a percentagem de leitores do Webtuga?

A Canonical, a entidade comercial por detrás do Ubuntu, afirmou recentemente que a distribuição de GNU/Linux que mantém tem mais de 8 milhões de utilizadores em todo o mundo. Mas como nestas coisas dos sistemas operativos livres é difícil adiantar números precisos, porque um CD pode ser usado para fazer dezenas ou mais de instalações, estes números podem estar muito nivelados por cima ou por baixo.

Nós, no Webtuga, poderíamos tentar confirmar ou desmentir estes números a nível mundial. O problema é o tempo que isso demora, e *cof* não *cof* porque ainda temos pouca projecção internacional. Por isso gostávamos de saber quantos dos nossos leitores usam o Ubuntu ou outra distribuição do sistema GNU/Linux ou outro sistema livre. O inquérito está no final deste post e permite a escolha de respostas múltiplas.

via The Var Guy

[poll id=”4″]

Alojamento Web

{sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?

Hoje, enquanto escovava os dentes, eram umas 07h30m, comecei a pensar para com as minhas gengivas: se fosse lançado um computador económico com software livre em Portugal, tipo Everex gPC, qual a aceitação que teria junto dos consumidores?

Esta questão ocupou-me a mente durante boa parte da manhã, entre os imensos bocejos. A dada altura, pensei: porque não colocar esta questão junto dos melhores leitores do mundo, os leitores do Webtuga?

É precisamente isso que vou fazer. Se fosse lançado, em Portugal, um computador económico com software livre, vocês compravam um ou aconselhavam alguém a comprar? Deixem a vossa resposta neste questionário.

Alojamento Web

Terceira edição do “Annual Desktop Linux Survey” arranca hoje

Hoje é o dia de lançamento da terceira edição do "Annual Desktop Linux Survey", uma sondagem promovida pela "Linux Foundation" para saber quais as necessidades dos utilizadores de desktop, por forma a desenvolver melhor o Linux nesta área.

Para além de tentar saber quais os pontos considerados importantes pelos utilizadores, a "Linux Foundation" pretende medir o sucesso das iniciativa de pré-instalação de GNU/Linux em computadores pessoais, saber quais as tendências de uso das várias distribuições, saber quais as zonas do mundo com maior taxa de adopção deste sistema operativo, entre outros pontos.

Esta sondagem está disponível em Inglês, Francês, Russo, Espanhol e, a partir de dia 24 de Outubro, em Português, Mandarim e Japonês. Os resultados serão publicados pouco tempo depois do seu término, a 30 de Novembro do corrente ano.

{Fonte: Desktop Linux}

Alojamento Web

Computadores Dell com Linux pré-instalado

Dell Linux

Dell, uma das maiores produtoras de computadores, avançou com a noticia de que irá colocar Linux como opção nos seus computadores.

No entanto a empresa está indecisa em relação a qual a distribuição que deverá colocar nos seus computadores e a quais dará suporte, visto existirem centenas e centenas, ou até milhares, de distribuições linux.

Enquanto que a distribuição é escolhida, o director da Dell afirma que esse não é o passo mais importante e que a Novel Suse Linux Enterprise Desktop será uma das distribuições com direito a suporte.

Sabe-se também que recentemente a Dell fez uma sondagem aos seus compradores, onde lhes perguntavam "Quais a distribuição que gostariam de ver nos seus productos" numa selecção onde estavam presentes o Fedora, Suse, OpenSuse, Ubuntu e Red Hat.

Site: Dell Linux Engineering