Hoje, enquanto escovava os dentes, eram umas 07h30m, comecei a pensar para com as minhas gengivas: se fosse lançado um computador económico com software livre em Portugal, tipo Everex gPC, qual a aceitação que teria junto dos consumidores?
Esta questão ocupou-me a mente durante boa parte da manhã, entre os imensos bocejos. A dada altura, pensei: porque não colocar esta questão junto dos melhores leitores do mundo, os leitores do Webtuga?
É precisamente isso que vou fazer. Se fosse lançado, em Portugal, um computador económico com software livre, vocês compravam um ou aconselhavam alguém a comprar? Deixem a vossa resposta neste questionário.
Para a minha actividade de trabalho provavelmente não compraria. Só se fosse como “brinquedo” para ter por casa.
No entanto, penso que não hesitaria em aconselhar a todos os que não tivessem computador (por questões monetárias)! Só se o utilizasse e achasse que tinha algum problema ;o)
Um PC económico com software livre é o ideal “para a geração anterior” à nossa (nossos pais vá lá) que, geralmente, não dão um uso intensivo ao PC!
Hugz,
Luís
Porquê económico?
Porque não como opção em todos os pcs vendidos, isso sim era uma revolução. (Ilusões!)
FLS
A ideia é sem dúvida bastante interessante e muito provavelmente o Bruno não foi o único a pensar nisso.
Mas a questão é a seguinte: 70 ou 80% do software que os portugueses usam no seu dia-a-dia não é compatível em software livre (ou pelo menos não é fácil correr esse software)
Infelizmente a maioria dos portugueses usam o seu PC para escrever cartas no OFFICE (…) e navegam na Internet com o IE7 (enfim…). E se um dia a firewall perguntar se deseja que processo X tenha acesso à internet, eles pensam: “Pronto, lá vou eu formatar o computador outra vez….” porque nao sabem o que aquilo significa…