Mac4Lin – Transformar Linux em MacOSx

Mac4Lin

Saiu recentemente o Mac4Lin versão 1.0 final, um conjunto de alterações que permitem transformar o seu sistema operativo Linux na interface do macOSx Leopard.

O Mac4Lin faz alterações no Gnome, Xfce, na janela de login GDM e algumas aplicações mais conhecidas, como o Firefox, Metacity, Songbird e Pidgin.

Para fazer estas alterações, só tem que fazer download do pacote pela página oficial no SourceForge, extrair e executar um ficheiro shell (.sh) de forma a que as alterações sejam aplicadas.

Alojamento Web

Songbird 1.1 – Player de música opensource

Songbird mac

O que é o Songbird?

O Songbird é um reprodutor de música opensource bastante completo, ao estilo do iTunes, criado em XUL, a plataforma modular de desenvolvimento da Mozilla.

Graças a usar o motor da Mozilla, o SongBird é multi-plataforma e tem ainda suporte a themes e extensões de terceiros.

Novidades do Songbird 1.1

Songbird mac

O SongBird 1.1 está recheado de novidades, desde melhorias no performance do reprodutor a novas features interessantes.

É possível agora obter a Artwork dos seus albúms de música a qualquer momento, para tal basta efectuar um clique com o botão direito do rato e escolher a opção “Get Album Artwork”.

O novo conjunto de bibliotecas gstreamer permitem obter um melhor performance em sistemas operativos Windows.

Pode-se adicionar pastas a um sistema que irá automaticamente importar e sincronizar informações das músicas presentes nessas páginas e é ainda possível aumentar o número de filtros de pesquisa e de ordem no momento que estamos à procura de uma música.

A loja online de música 7digital MP3 Store foi integrada na nova versão do Songbird, o que lhe possibilitará agora comprar músicas de alta qualidade de som, tal como é possível no iTunes.

O SongBird tem agora também o suporte a 100% de dispositivos MTP e é possível a sincronização de músicas protegidas pelo sistemas DRM do Windows presentes nas músicas destes dispositivos.

Estas são as grandes novidades do SongBird, no entanto o Songbird pode ser configurado e personalizado ao gosto de cada um.

Tal como disse, o Songbird disponibiliza online um directório de extensões que permitem adicionar novas funcionalidades ao seu reprodutor de música.

Por exemplo, é possível enviar um tweet para a sua conta no Twitter com informações relativas à música que está a ouvir no momento, ou até trocar informações utilizando a sua conta Last.fm.

Alojamento Web

Contra o EULA do Songbird

O Songbird é um leitor porreiro, mas obriga os utilizadores a aceitarem um EULA para poderem usar os binários. Isto é o mesmo que a Mozilla fazia com o Firefox, até ter sido pressionada a removê-lo.

Qual é a necessidade de um EULA numa aplicação que se diz livre? Eu, pelo menos, não vejo nenhuma. Por isso, usei o getsatisfaction.com para pedir a remoção do EULA no Songbird. Vocês também podem fazê-lo, basta clicarem nesta link e pedirem a sua (do EULA) remoção. Se o número de pessoas a pedir a remoção for em número suficiente, podemos conseguir forçar a equipa do Songbird a retirá-lo.

Não EULAmos, não EULAmos, não EULAmos, não EULAmos. Utilizadores unidos já mais serão EULAdos.

Alojamento Web

Snarl – Notificações à la Growl no Windows

Snarl

Para quem usa o macOSx, as notificações do growl já não são novidade nenhuma, no entanto, apesar de no Windows existirem as tooltips, não têm a aparência e a originalidade do growl.

Hoje apresentamos-lhe o Snarl, uma aplicação flexível que permite que as notificações sejam bastante semelhantes às do Growl e poderá ser configurado ao gosto de cada um, visto ter disponível vários styles.

Para além das tradicionais notificações do Windows, existem também plugins que funcionam com o Firefox, iTunes, Pidgin, Songbird e muitas mais aplicações de terceiros.

Alojamento Web

Songbird 0.5 disponível

songbirdSongbird, o leitor de música baseado na mesma plataforma que o Firefox, lançou a versão 0.5.

Nesta versão está disponível o suporte para dispositivos MTP em Windows, existem novos modos de visualização da lista de músicas, o sistema de filtragem e classificação foram melhorados, e muitos bugs foram corrigidos.

Infelizmente, a optimização da performance parece ter sido esquecida. Executei-o no Debian GNU/Linux e até o simples pesquisar de um artista na minha colecção de músicas consegue ser a passo de tartaruga. Bem, mas esta não é uma versão estável da aplicação.

Download

Alojamento Web

Instalar Songbird 0.3 no Ubuntu

Uma das distribuições de GNU/Linux mais populares do momento é o Ubuntu. E um dos leitores mais interessantes é o Songbird, o leitor multimédia que usa parte do código do Firefox e do VLC.

Para que possa instalar este leitor sem complicações no Ubuntu 7.10, o site HowTo Forge disponibilizou um tutorial que explica, passo a passo, a instalação do Songbird. O tutorial é extremamente simples e faz uso de imagens, para que a instalação decorra sem problemas. E não, não é preciso compilar nada. 🙂

{Instalar o Songbird 0.3 no Ubuntu 7.10}

Alojamento Web

Equivalentes de Windows para Linux


O Projecto The Linux Equivalent pretende mostrar aos novos utilizadores de Linux, ou a quem está a pensar adoptar este sistema operativo, que existem aplicações equivalentes às versões Windows. Podem utilizar o Scribus para substituir o Pagemaker, o Songbird para substituir o iTunes e por aí fora. A lista de equivalências já é bastante grande e continua a crescer.

Alojamento Web

Creative-Commons festeja o 4º aniversário

Creative Commons 4º BirthDay A Creative-Commons, que tem protegido as noticias dos blogs da Rede WebTuga, fez na passada sexta-feira 4 anitos. Para celebrar o acontecimento, ocorreu um evento em San Francisco, ao abrigo dos criadores do Songbird. Ocorreu também um evento em Lisboa, ao cargo da Universidade Católica Portuguesa, onde se celebrou também a integração das licenças da Creative Commons em Portugal. Acho que todos os artistas que tentam proteger os seus trabalhos com estas licenças, estão gratos ao C-C. Parabéns Creative-Commons!

Alojamento Web

SongBird 0.2 – o iTunes da Mozilla


SongBird é um leitor de música, ao estilo iTunes, mas desenvolvido pela corporação Mozilla. Este leitor de multimédia ainda está em desenvolvimento, por isso não esperem muito dele. Algumas das features deste programa:

  • Tocar mp3, aac, ogg, flac, wmv e outros formatos;
  • Cerca de 39 línguas à escolha;
  • Motor de busca integrado;
  • Escolha de skins;
  • Criação de remix;
  • Multi-plataforma (Linux, MacOSx e Windows);
  • etc…

Faça já o download do programa, recomendo vivamente. SongBird 0.2 Windows SongBird 0.2 Linux SongBird 0.2 MacOSx Get Songbird!