Launchy 2.1 – Agora disponível para Linux (Gnome e KDE)

amarok

Se no macOSx o Spotlight é uma das formas mais rápidas de iniciar aplicações, no Windows o Launchy é uma boa escolha para efectuar esta tarefa.

Mas a nova versão do Launchy vem apimentar ainda mais as coisas, suportando agora Linux, funcionando tanto no Gnome como no KDE.

Para além disso o Launchy 2.1 integra também um plug-in para utilizar o Google Calculator e permite agora recuperar janelas fechadas.

Uma alternativa ao Launchy para Linux, seria o Gnome-Do que tem uma interface bastante simples e agradável.

Bem, eu por cá continuo a preferir o Spotlight… a maravilha das maravilhas no macOSx…

Alojamento Web

nDroid: acesso ultra-rápido a ficheiros e aplicações (actualizado)

ndroidEm GNU/Linux, quando estou a utilizar o Gnome, carrego em Alt+F2 e aparece-me um pequeno utilitário que me permite iniciar uma aplicação ou executar um comando. No KDE, acontece exactamente o mesmo. Nos ambiente gráficos que não têm suporte nativo para esta funcionalidade, pode ser utilizado o programa gmrun.
Em Mac OS X, os utilizadores podem utilizar o Spotlight. Em Windows, basta pressionar a tecla feia com o símbolo da janela e o R. Mas é bastante básica e não permite executar outras aplicações para além daquelas que vêm com o Windows.
Para terem, em Windows, uma forma poderosa de iniciar aplicações e abrir ficheiros e pastas, existe um pequeno e leve programa chamado nDroid. Baseado no AutoHotKey, esta aplicação indexa as pastas, ficheiros e aplicações presentes no vosso computador, para que consigam aceder a elas de uma forma rápida.

nDroid, via Wired.com

Obrigado aos leitores que mencionaram o launcher nativo do Mac OS X.

Alojamento Web

Apple Disponibiliza Mac OS X 10.5.3 aos Membros ADC

A nova grande actualização do Leopard, o 10.5.3, foi distribuída aos membros do Select e Premium do ADC (Apple Developer Connection).

A nova versão deverá corrigir 75 bugs em aplicações como Agenda, Back to my Mac, Finder, iCal, Mail, Spotlight e Time Machine, entre outras.

Segundo o site AppleInsider, esta actualização do Mac OS X Leopard deverá sair entre Abril e Maio.

Alojamento Web

O Mac OS X faz 7 anos

O Mac OS X faz hoje 7 anos. Foi a 24 de Março de 2001, este começou a ser distribuído ás primeiras horas da manhã nas Apple Stores dos USA.

O Mac OS X foi baseado no NeXTSTEP (para quem não sabe o que é vão aqui) que por sua vez é baseado em Unix e já conta com 6 versões (Cheetah, Puma, Jaguar, Panther, Tiger e Leopard) trazendo cada uma delas várias inovações como: Dashboard, Spaces, Spotlight, Exposé, Stacks, entre outras.

Temos de dar os parabéns a todos os que ajudaram a desenvolver o Mac OS X, pois o produto final é fantástico e vai sempre a melhorar. Estamos à espera do 10.6 e esperemos que dê seguimento à evolução dos sistemas operativos anteriores.

Deixem nos comentários qual foi a 1ª versão do Mac OS X que utilizaram e em que mudança de versão notaram mais diferenças.

Via MacUser

Alojamento Web

Terminal Geeks: Modo de Janela Única no Safari

Para inaugurar esta nova rubrica trago-vos um comando de terminal que faz com que o Safari não abra mais que uma janela sem que o utilizador lhe diga para o fazer.

Este comando é útil para quem usa o Safari, uma vez que o Switcher de aplicações do OS X não permite escolher as janelas das aplicações, mas somente a aplicação, procurar uma página que tenhamos aberto pode tornar-se num processo demorado.

Para fazer o Safari comportar-se deste modo, abra o Terminal (Utilities > Terminal ou use o Spotlight/Quicksilver) e digite o seguinte comando:

defaults write com.apple.Safari TargetedClicksCreateTabs -bool true

Reinicie o Safari. Agora o seu Safari nunca abrirá páginas noutras janelas a não ser que lhe peça para o fazer.

Para reverterem o comando anterior, digitem o seguinte comando:

defaults write com.apple.Safari TargetedClicksCreateTabs -bool false

Alojamento Web

David Pogue Mostra que o Vista NÃO Copia o Mac OS X


Ele bem tentou mas acho que não conseguiu. Para quem quiser ver o vídeo clique aqui. Entre as coisas que apontou estava o facto de o Spotlight estar no canto superior direito e o Instant Search no inferior esquerdo, exactamente o mesmo usado por Bertrand Serlet na WWDC’06 onde apresentaram algumas das coisas que o Vista copiava ao OS X. Mr. Pogue, enterraste-te até ao fim. E lembrem-se, V for Vista!

Alojamento Web

Messenger for Mac 6.0 Lançado

Foi lançada uma nova versão do Messenger para Mac hoje, sendo a primeira aplicação "UB" da Microsoft. Entre as novas funcionalidades destacam-se a possibilidade de comunicação com o Yahoo!, a integração de emoctions personalizados, a integração da musica que estamos a ouvir no iTunes, integração do spotlight e as listas de contactos em janelas diferentes.

Alojamento Web

It’s Showtime – As Revelações

Reprodução contínua (mas mesmo sem pausas) e pesquisa tipo Spotlight, jogos e ainda 75% de capacidade da bateria a mais (no modo video) no novo iPod Video. O novo iPod Nano é completamente feito em alumínio e vem em azul, cor de rosa, verde, preto e aluminio. A bateria dura 24 Horas. 2 GB (Só em aluminio) 4 GB (cores) e 8 GB (Só em preto) e ainda são mais finos. O carregador é mais pequeno. Novo iPod Shuffle em aluminio, tem um clip para a roupa integrado, vem com a doca incluida e está apenas disponível na versão de 1 GB. O leitor de MP3 mais pequeno do mundo.

Nova versão dos auscutadores. Entre as novas funções do iTunes 7 encontra-se a nova forma de ver as coisas. A partir de agora, os albuns evideos passam a ser exibidos graficamente.

Os programas de TV passam a ter um tamanho adequado para a sua exibição em TV’s. Confirmado também o serviço de Vídeos, começando nos primeiros dias a 12,99 $ e depois passando para os 14,99 $. Faz-se o download em 30 minutos com 5 Mbps. Entre os 70 videos disponíveis estão "Piratas das Caraibas" e "Cars". As primeiras editoras e estudios são a Disney, Pixar, Touchstone Pictures e Miramax Films. Vem lá o TubePort só que chama-se iTV, será vendido no primeiro trimestre de 2007. Funciona ao estilo do media center extender, só que com software tipo front row e uma caixa mais bonita. Liga-se ao PC ou Mac via USB e Faz a ligação com o da televisão via Ethernet ou Wireless Lan. Pode ser ligado a televisões HDTV e normais e tem uma porta de ligação de "optical audio" para ligar a sistemas de colunas.

Vai custar 300 $. Uma imagem da interface do iTV.

Agradeço ao Mac Observer e ao Engatget que tem estado a fazer a cobertura do evento.