Em GNU/Linux, quando estou a utilizar o Gnome, carrego em Alt+F2 e aparece-me um pequeno utilitário que me permite iniciar uma aplicação ou executar um comando. No KDE, acontece exactamente o mesmo. Nos ambiente gráficos que não têm suporte nativo para esta funcionalidade, pode ser utilizado o programa gmrun.
Em Mac OS X, os utilizadores podem utilizar o Spotlight. Em Windows, basta pressionar a tecla feia com o símbolo da janela e o R. Mas é bastante básica e não permite executar outras aplicações para além daquelas que vêm com o Windows.
Para terem, em Windows, uma forma poderosa de iniciar aplicações e abrir ficheiros e pastas, existe um pequeno e leve programa chamado nDroid. Baseado no AutoHotKey, esta aplicação indexa as pastas, ficheiros e aplicações presentes no vosso computador, para que consigam aceder a elas de uma forma rápida.
Obrigado aos leitores que mencionaram o launcher nativo do Mac OS X.
Para Mac OS X há o [url=http://docs.blacktree.com/quicksilver/what_is_quicksilver]Quicksilver[/url], o exemplo para tudo quando é “launcher” por esse mundo fora! ;D
O OS X tem o Spotlight integrado no sistema operativo que é ao mesmo tempo um launcher e um searcher.
Muita gente utiliza outro programa chamado QuickSilver, embora agora desde que saiu o Leopard o Spotlight está muito melhor.
Efectuei o download e, mal terminou, o avast fez o scan ao ficheiro .zip e acusou vírus: [b]Win32:Trojan-gen {Other}[/b] 😛