RIP GeoCities

26 de Outubro de 2009 fica na história como o dia em que o serviço GeoCities da Yahoo foi encerrado.

Quando foi lançado em 1994, o serviço permitiu a milhares de cibernautas criarem as suas páginas pessoais e afins e partilhá-las com o resto do mundo. Muito por culpa das redes sociais, o GeoCities chegou ao fim.

Sem dúvida que marcou uma geração e nos foi muito útil. Quem não se recorda das já míticas páginas com fundos berrantes, das imagens animadas em .gif a piscarem por todo o lado ou das clássicas páginas com conteúdos escolares de onde retirávamos (por vezes, integralmente) os resumos dos textos para trabalhos da escola?

Independentemente disto, a Yahoo, que já encerrou os registos para o GeoCities há algum tempo atrás, também irá apagar todos os dados das páginas GeoCities.
E é por esta razão que uma equipa de arquivistas está a tentar recolher o máximo de páginas possíveis para que toda esta informação não desapareça sem deixar rasto.
A título de curiosidade, a equipa estima conseguir recolher cerca de 10 terabytes de dados.

RIP GeoCities e obrigado pelas vezes que nos safaste!

Alojamento Web

WD Caviar Green de 2 TeraBytes

A Western Digital lançou o WD Caviar Green com capacidade até 2 Terabytes com Cache de 32MB e um buffer máximo de 3 Gb/s.

O WD Caviar Green consome menos 40% de energia e graças a um conjunto de tecnologias permite que o acesso à informação seja feito muito mais rapidamente.

Graças à tecnologia IntelliSeek existe uma redução significativa de vibrações no disco rígido. Já a tecnologia NoTouch permite um desgaste menor da cabeça de gravação.

Para além do modelo de 2TB, o WD Caviar Green está disponível com capacidade de 1,5TB, 1TB com 32MB de Cache e com capacidade de 1TB, 750GB, 640GB e 500GB na versão com 16MB de Cache.

O disco rígido deverá estar a venda nos próximos dias na Fnac, Vobis e Worten, no entanto ainda pouco se sabe em relação ao seu preço.

Alojamento Web

MP3 com 500 Terabytes de espaço

iPod

Hoje em dia já começa a ser normal o uso de discos rígidos com capacidade de 500GB ou 1 Terabyte.

Ainda sou do tempo em que 4GB de espaço era um luxo e muitos dos nossos leitores ainda se devem lembrar dos primeiros computadores com capacidades 1000 vezes menores que estas.

Agora imaginemos ter um MP3 com 500 Terabytes de espaço, ou seja, 500 mil Gigabytes. À primeira vista parece ser um absurdo, mas segundo indica o Digital Trends, os cientistas da Universidade de Glasgow criaram uma nanotecnologia que poderá aumentar a capacidade de espaço em 150.000 vezes mais.

Para além disso, os cientistas dizem poder levar esta capacidade até 4 Petabytes.

Com estas novidades, começo a acreditar no Woz que afirma que o iPod está para “morrer”.

Alojamento Web

Universidade holandesa utiliza o bittorrent para manter 6500 computadores actualizados

pirataA universidade holandesa INHOLLAND mostrou que o bittorrent é apenas um protocolo de partilha de ficheiros como qualquer outro e não uma rede de pirataria – onde tipos com barbas pintadas e pernas de pau partilham ilegalmente conteúdos entre si -, ao utilizá-lo com sucesso para transferir actualizações de software entre 6500 computadores, situados em 16 locais diferentes deste país.

A utilização do bittorrent sucede ao anterior método de disponibilização de actualizações, que envolva mais de 20 servidores a enviar 25.6 terabytes de dados para os 6500 computadores. Este método, para além de acarretar grandes custos, podia demorar mais de quatro dias.

Agora, apenas dois servidores enviam as actualizações através de bittorrent. Quando um dos 6500 computadores recebe os ficheiros, também os fica a partilhar com os restantes, ajudando a distribuir com maior eficácia e rapidez os dados.

via Torrentfreak.com

Off-topic:
Estou para ver se os media de tecnologia portugueses, que adoram atirar chavões como «combater a pirataria», vão fazer destaque a esta notícia. É que estou para ver, mesmo!

imagem da autoria de Mat Honan

Alojamento Web

Google vai criar repositório de informação científica livre

Nem só o software é aberto. A ciência também pode ser. E o Google acredita nisso, pois vai disponibilizar vários terabytes de dados científicos que poderão ser acedida gratuitamente no domínio http://research.google.com.

De acordo com o Wired.com, o Google irá utilizar a tecnologia da empresa Trendalyzer, adquirida pelo Google, para a visualização de dados e irá possibilitar a adição de anotações e comentários.

Alojamento Web

NASA e SGI criam o super-computador mais potente do mundo a correr um único kernel do Linux

A NASA adquiriu um SGI Altix 4700 – um super-computador com 1024 processadores Dual-Core Intel Itanium 2 e 4TB de memória – e meteu-lhe apenas um kernel do Linux: a versão 2.6.22.1. Esta máquina consegue debitar uns potentes 13.1 teraflops por segundo, entrando automaticamente para o sexagésimo quarto lugar do top500 dos super-computadores. Para guardar os dados processados pelo Altix 4700 (que eu adoraria ter em casa para jogar, ver filmes, ouvir música e escrever para o meu blog), a NASA adquiriu também um SGI InfiniteStorage 10000 com 240TB de capacidade de armazenamento.
Para poder usar um único kernel neste super-computador, a SGI teve que fazer algumas alterações ao kernel do Linux, que depois enviou à comunidade para futura inclusão nas novas versões.
É nestas alturas que vemos o poder do "mundo livre"; suportar 1024 Dual-Core e 4 terabytes de memória não é para qualquer um. Se a NASA – uma agência que não se pode dar ao luxo de ter uma máquina a funcionar abaixo de óptimo – confia em GNU/Linux, porque é que vocês não confiam nele para o(s) vosso(s) desktop(s) e/ou servidor(es)?

{Fonte: LinuxWatch}

Alojamento Web

LaCie Big Disk Extreme+ – um disco de 2 TeraBytes

LaCie Big Disk Extreme+ é o novo disco anunciado pela LaCie com uns fantásticos 2 TeraBytes de capacidade.

O disco implementa três interfaces de conexão para uma melhor compatibilidade com PC/Mac, composta por 2 portas FireWire 800, 1 porta FireWire 400 e ainda 1 porta USB 2.0 .

São 2KG e meio de alta tecnologia de ponta pelo preço de $849.00, no entanto existe ainda um modelo com 1,5 TeraBytes de capacidade por $599.00 e outro de 1 TeraByte pelo preço de $349.99.

O produto estará à venda a partir de Agosto, no entanto é possível fazer já a sua encomenda através da loja online.

Site: LaCie