WordPress 2.8 – Download

Wordpress 2.8

Bom dia a todos, hoje foi lançada a nova versão do WordPress, a versão 2.8.

Na versão 2.8 podemos encontrar algumas novidades interessantes como a instalação de themes automática através do directório oficial tal como já era possível nos plugins.

É agora também possível editar todos os ficheiros que fazem parte de um determinado plugin e para além disso, os editores de plugins e dos ficheiros do theme têm agora um code highlighter que coloca o código colorido separando a sintaxe de forma a ser mais fácil de editar.

É recomendável a actualização a todas os utilizadores desta ferramenta, no entanto deverão ter em atenção que antes de qualquer actualização, será necessário fazer o backup da base de dados e desactivar os plugins para evitar problemas.

Como de costume, para fazer o upgrade basta clicar no link que irá aparecer no topo do painel de administração do seu WordPress avisando-o da actualização ou então através do menu “Tools > Upgrade”.

Alojamento Web

WordPress 2.7.1

Para quem ainda não reparou, já saiu o WordPress 2.7.1 que corrige alguns bugs e apresenta algumas melhorias em relação ao 2.7.

Poderá verificar a lista das alterações a partir do WordPress Trac e provavelmente encontrará bugs com os quais já se tinha deparado no desenvolvimento de themes ou plugins.

A actualização pode ser feita manualmente, fazendo o download do pacote do site oficial do WordPress ou então utilizar a actualização automática presente no painel de administração do WordPress em Tools > Upgrade. Se escolher esta ultima opção, deverá ter em conta que as actualizações automáticas podem dar conflito com certos Plug-ins, portanto é recomendado que desactive primeiro todos os plug-ins e apenas faça o upgrade posteriormente.

Alojamento Web

WordPress 2.5.1 chegou

Wordpress 2.5.1
Quase um mês depois do lançamento do WordPress 2.5, chegou uma nova versão em que foram corrigidos cerca de 70 bugs.

Para além de melhorias no desempenho da Dashboard e de algumas páginas do Painel de Administração, foram também corrigidos alguns problemas de compatibilidade no Media Uploader e o Layout levou melhorias de forma a ser funcional no IE. O editor WYSIWYG foi actualizado para o TinyMCE 3.0.7.

Faça já a actualização do WordPress seguindo o nosso guia  "Como fazer upgrade ao WordPress" ou manualmente obtendo o ultimo pacote do WordPress.org.

Alojamento Web

Microsoft terá, alegadamente, deixado uma falha intencional no SP1 do Windows Vista

Será que eu estava a exagerar ou a mentir quando disse que as vendas do Windows Vista estavam aquém das espectativas? De acordo com a newsletter do Windowssecrets.com, eu não estava errado (como nunca estou; posso é estar, por vezes, menos correcto, mas nunca errado).

O editor do Windowssecrets.com, Brian Livingston, revela no site que a Microsoft terá deixado intencionalmente uma "falha" que permite a actualização de sistemas Windows XP e anteriores para o Windows Vista SP1.

Brian Livingston acredita que isto é intencional, pois permite à Microsoft explorar a chamada pirataria informática para proveito próprio, já que alguns utilizadores de cópias ilegais do Windows acabarão por comprar uma licença, e porque isso mantém a ideia de que o Windows é o sistema padrão e que todos devem ter.

Para mim, esta teoria faz bastante sentido. As pessoas tendem a crer que as coisas pagas são as melhores e gostam de conseguir à borla algo que normalmente é pago. Eu já perguntei isto a muitas pessoas e a resposta da grande maioria é que as coisas pagas lhes dão mais segurança e que gostam de conseguir à borla as coisas que normalmente pagariam, mesmo que para isso tenham que cometer alguma ilegalidade.

Ainda acreditam que as vendas do Windows Vista estão assim tão boas? E não vos preocupa o facto de (alegadas) falhas serem deliberadamente deixadas no software?

via windowssecrets.com

Alojamento Web

WordPress 2.5 pt_PT ( Tradução Portuguesa )

Wordpress PT   Agora que já quase todos os blogs da rede WebTuga estão a correr na nova versão do WordPress, venho anunciar que a comunidade portuguesa de WordPress já disponibilizou a versão pt_PT do WordPress 2.5.

Para quem ainda não actualizou, ou está com dificuldades em actualizar, deixo aqui mais um tutorial da minha autoria que lhe ensina a "Como fazer o upgrade ao WordPress".

Caso mesmo assim necessite de ajuda, poderá usar o nosso fórum para pedir suporte, o fórum +Trafego dedicado a todos os webmasters ou ainda o fórum da comunidade portuguesa de WordPress.

Download: WordPress 2.5 pt_PT

Alojamento Web

MacBook Air com Capacidade para Expansão no Futuro

É através do site HardMac que nos chega a notícia de John Maushammer, que se aventurou a explorar a motherboard do MacBook Air.

Graças a esta intervenção no pobre MacBook Air foram descobertas 3 conexões USB utilizáveis, apesar de serem apenas USB 1.0. Esta aventura partiu do facto de o System Profiler dizer que o MacBook Air tem 7 buses, 3 ocupados por hardware interno e 1 para a porta USB. Ora isto deixa os outros 3 por usar. Também foi ainda descoberta uma porta SATA por usar.

Tudo isto deixa uma grande capacidade para upgrade das portas num futuro modelo do MacBook Air (desde que, claro, as USB 1.0 passem a USB 2.0).

Alojamento Web

Mostrem-nos os vossos truques

Hoje, enquanto lia o Lifehacker.com, reparei que eles lançaram um concurso que visa premiar as melhores "life hacks" enviadas pelos leitores. O prémio é uma cópia autografada do livro Upgrade Your Life, da editora deste blog, Gina Trapani.

Nesse tópico, reparei numa imagem enviada por um dos leitores, onde é visível a "life hack", a organização que ele fez com a cablagem do computador. E esta ideia agradou-me. Por isso decidi trazer até aqui o mesmo desafio, mas sem prémio, pois ainda não escrevi um livro.

Mostrem-nos que truques têm na manga. Pode ser a organização que dão aos vossos ficheiros no computador, a forma como arrumam a cablagem ou mesmo como defendem o vosso Fiat Uno de um ladrão com uma simples colher de café.

Enviem as vossas hacks e questões para o email abaixo, acompanhadas, se possível, por imagens e/ou vídeos. Será com todo o prazer que as receberei. Depois, farei uma pequena selecção e mostrarei as que considerar melhores.

Endereço electrónico: endereco

Alojamento Web

Mega-D, a nova rainha das botnets

Em termos de ameaças digitais, 2007 foi marcado pela infame botnet Storm Worm, responsável por uma boa parte do spam enviado. Para além do spam, a Storm também foi a responsável por várias infecções e utilizada em vários ataques a servidores.

Mas… Mudam os tempos, mudam as botnets ( "muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo o mundo é composto de mudança" [1]). 2008 será o ano da Mega-D – ou, pelo menos, está a ser. Esta rede de computadores zombies é, de acordo com a empresa de segurança digital Marshal, responsável, para já, por 32% do spam enviado, enquanto a Storm conta apenas com 21%.

Como a Mega-D está a crescer, os seus – ou o seu?! – criadores equiparam-na com alguns sistemas de defesa contra detecção, como a capacidade de detectar quando estão a ser executadas em máquinas virtuais. Outra das capacidades da botnet é poder utilizar um sistema P2P para se difundir, tornando a sua total eliminação bem mais difícil.

Para se espalhar, a Mega-D envia emails com links para sites que, para quem os recebe, parecerá de alguma rede social. Essa link, quando clicada, enviará o utilizador para um site que lhe pedirá para actualizar o Flash para ver os conteúdos. Quando o utilizador "actualiza", fica infectado e o seu computador torna-se num zombie. Mas o curioso é que o utilizador acaba mesmo por ver o conteúdo que necessitava de um suposto upgrade ao Flash.

Para evitarem que o vosso computador se torne num zombie, não cliquem em tudo o que é link, não partam do principio que todos os emails que os desconhecidos vos enviam são seguros, utilizem sistemas realmente seguros e, acima de tudo, não reenviem toda a porcaria com powerpoints e outras tralhas que recebem no vosso email a todos os vossos contactos.

Fonte: Arstechnica.com
[1] Parte de um poema da autoria do ilustre Luís Vaz de Camões

Alojamento Web
Alojamento Web

Kubuntu 8.04 não será uma Long Time Support

A versão 8.04 do Kubuntu, ao contrário do Ubuntu, não será uma Long Time Support (LTS). O anúncio foi feito na mailing list oficial do projecto.

A razão oficial para esta decisão prende-se com as muitas alterações efectuadas na versão 4 do K Desktop Environment – profundas demais para a Canonical oferecer suporte estendido para o Kubuntu.

Esta decisão afectará apenas todos os novos utilizadores do Kubuntu. Os utilizadores da actual LTS, o Kubuntu 6.06, poderão realizar o upgrade para a versão 8.04 e receber o suporte de 18 meses.

Leia o anúncio oficial