Cloudo – Web OS já está na versão Beta

Já por aqui se tinha falado do Cloudo, um sistema operativo web. Recordando um pouco a memória da malta, o Cloudo é basicamente um sistema operativo a correr no nosso browser e que irá fornecer muitos recursos, tal como a sincronização automática de ficheiros no nosso computador com o nosso computador online, a partilha de ficheiros e o acesso aos ficheiros a partir de um terminal móvel.

Cloudo Web Os

No início do ano passado, o Cloud encontrava-se na versão alfa. Presentemente, este web OS já se encontra na versão beta e disponível ao público. Estive a experimentá-lo por algum tempo e deu para ver que ainda está a precisar de vários ajustes. O registo para o nosso Cloudo não pedia um e-mail, apenas o nome, username e password, o que significa que na perda de memória ou extravio da nossa password, dificilmente recuperava-se o nosso desktop online. Já com o login efectuado encontramos um desktop limpo muito Vista-alike mas, rapidamente vi nas opções de visualização que existiam vários skins tanto para Windows como para Linux e Mac.

Outro factor curioso é aquilo que refere: sincronização de ficheiros entre computador de casa e o da web e a partilha de ficheiros. Não encontrei referência nenhuma no desktop online sobre esses serviços. Até experimentei o drag-and-drop para ver se aceitava ficheiros mas nem isso resultou. A versão beta ainda se encontra muito limitada.

Se mesmo assim têm curiosidade em experimentar o Cloudo, basta aceder ao seguinte link.

Alojamento Web

Cloudo – um Web OS de origem sueca

cloudo

Eu pensava que os Web OS (sistemas operativos online) já eram coisa do passado e que o microblogging era a nova moda da internet. Talvez até seja assim, mas o desenvolvimento do Web OS continuam.

O mais recente é de origem sueca e chama-se Cloudo. Este serviço, ao contrário de muitos outros do género, não utiliza Flash; em vez disso, utiliza Ajax em cima de PHP e MySQL.

Algumas das funcionalidades deste serviço são a sincronização automática entre os ficheiros guardados no computador e no Cloudo, partilha de ficheiros e a possibilidade de acesso a partir de um dispositivo móvel.

O Cloudo está em fase alpha e as inscrições estão fechadas. No entanto, os utilizadores podem inscrever-se para a fase beta, que deverá chegar dentro de pouco tempo.

Cloudo

Alojamento Web

Eye OS adiciona suporte para mais de 100 formatos diferentes de documentos

O web OS, Eye OS, adicionou suporte para mais de 100 formatos diferentes de documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações. Formatos como o .odt, .odp, .doc, .xls, .docx e .ppt são suportados pelas aplicações de edição de texto, folha de cálculo e apresentações deste sistema operativo online.

Para desfrutar destas novas capacidades do Eye OS, providenciadas pelo OpenOffice, apenas precisa de ligação à internet, um browser e o plugin Flash instalado.

Anúncio oficial

Alojamento Web

Wubuntu – Ubuntu web os

O Wubuntu é um projecto pessoal que tenta transformar o Ubuntu, a distribuição GNU/Linux da moda, num web os. Este projecto ainda parece estar a ser desenvolvido, mas não tenho grandes certezas, já que o site quase não contem informação sobre o projecto. Fora a barra de menus, tudo parece funcionar.

É mais um web os a juntar à lista de projectos semelhantes.

Fonte: Tuxvermelho