Cloudo – Web OS já está na versão Beta

Já por aqui se tinha falado do Cloudo, um sistema operativo web. Recordando um pouco a memória da malta, o Cloudo é basicamente um sistema operativo a correr no nosso browser e que irá fornecer muitos recursos, tal como a sincronização automática de ficheiros no nosso computador com o nosso computador online, a partilha de ficheiros e o acesso aos ficheiros a partir de um terminal móvel.

Cloudo Web Os

No início do ano passado, o Cloud encontrava-se na versão alfa. Presentemente, este web OS já se encontra na versão beta e disponível ao público. Estive a experimentá-lo por algum tempo e deu para ver que ainda está a precisar de vários ajustes. O registo para o nosso Cloudo não pedia um e-mail, apenas o nome, username e password, o que significa que na perda de memória ou extravio da nossa password, dificilmente recuperava-se o nosso desktop online. Já com o login efectuado encontramos um desktop limpo muito Vista-alike mas, rapidamente vi nas opções de visualização que existiam vários skins tanto para Windows como para Linux e Mac.

Outro factor curioso é aquilo que refere: sincronização de ficheiros entre computador de casa e o da web e a partilha de ficheiros. Não encontrei referência nenhuma no desktop online sobre esses serviços. Até experimentei o drag-and-drop para ver se aceitava ficheiros mas nem isso resultou. A versão beta ainda se encontra muito limitada.

Se mesmo assim têm curiosidade em experimentar o Cloudo, basta aceder ao seguinte link.

Author: Southafrikanse

Administrador do fórum Webtuga e blogger da Tugatrónica e da TugaSport. Entusiasta da Internet, do Software Livre (Open-Source) e das Novas Tecnologias. Anda à deriva por essa web fora à procura do barco que o levará por sites nunca antes navegados.

2 thoughts on “Cloudo – Web OS já está na versão Beta”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.