Programas de e-mail?

PhotobucketComo vocês sabem existem vários programas de gestão de e-mail.

Desde o Outlook, até uma carrada de programas que se pode sacar da net…

Este post não é uma comparação, mas sim um post de opinião, e para saber a vossa opinião.

Desde que me lembro que uso o Mozilla Thunderbird porque é simples, não é complicado demais, nem básico demais para não dar para fazer nada.

Que programa(s) usam vocês? E porquê?

Pessoalmente uso o Thunderbird porque tenho várias contas de e-mail, e no thunderbird basta abrir o software para ver e-mails novos nas contas todas, se fosse pelo browser tinha que abrir uma montanha de tabs, e existe ainda outra vantagem que é o thunderbird descarrega os e-mails para o pc, ou seja eles ficam acessíveis offline.

Alojamento Web

Microsoft Encarta não será mais desenvolvida

Microsoft Encarta 2009

A popularização da Wikipedia como um serviço publico e gratuito está a obrigar com que algumas empresas que desenvolviam software com bases de conhecimento parem de o produzir.

Desta vez é a Microsoft, que infelizmente vai parar de produzir o software Microsoft Encarta. Digo infelizmente, pois é um software com potencial e com grande conteúdo (cerca de 42.000 artigos).

A Encarta terá os seus dias contados em Outubro deste ano, à excepção do Japão onde o software só parará de ser vendido em Dezembro.

A facilidade de acesso à informação utilizando o a ferramenta de pesquisa Google e a Wikipedia irá ditar o fim deste tipo de aplicações, será que irá acontecer o mesmo à Diciopedia?

Alojamento Web

Internet Explorer 8

Logotipo Internet Explorer 8

A Microsoft lançou finalmente a versão final do seu novo browser Internet Explorer 8, que provavelmente será alvo de várias criticas caso continue a tornar a vida dos web developers num antro de perdição.

Internet Explorer 8

São bastantes as novidades do novo IE8, que poderão ser expandidas graças aos add-ons presentes no Internet Explorer Gallery.

Aceleradores

Aceleradores ou em inglês Accelerators, permitem-lhe aceder a mapas, traduzir palavras e enviar e-mails, com apenas alguns cliques.

InPrivate Browsing

Este é um novo modo de navegação disponível no Internet Explorer 8 que lhe permite navegar anonimamente sem deixar qualquer tipo de rasto no histórico ou guardar as suas passwords enquanto navega. É uma excelente opção para quem utiliza computadores partilhados por várias pessoas.

InPrivate

Web Slices

Web Slices é uma ferramenta tal e qual o Web Clips do Safari, que permite capturar pequenas áreas de sites e guardar nos seus bookmarks.

A ideia já estava presente no Safari 3.0 e permite obter áreas de sites como por exemplo a bolsa, bloco de últimas notícias de um determinado site, estatísticas, etc…

Sugestões de pesquisa

O sistema de pesquisa tem agora novas funcionalidades, sugerindo arquivos da Wikipedia, Flickr, Amazon, Live, Yahoo, Google e do seu histórico.

Filtro SmartScreen

O filtro SmartScreen, mais conhecido em outros browsers por sistema de anti-spyware, ajuda-o a saber quais os sites com conteúdo malicioso e bloqueia o acesso a esse tipo de sites.

Fazendo uma pequena revisão, o Internet Explorer 8 não faz nada que qualquer outro browser não faça já. Os resultados no Acid 3 test são ridículos em relação aos browser concorrentes, mas infelizmente o IE é e continuará a ser o browser mais usado até que as pessoas abram os olhos.

Se insiste em utilizar um browser que não lhe irá garantir a melhor experiência ao utilizar a web, clique aqui para fazer o download do IE8. Se por outro lado, está curioso em saber quais as alternativas existentes ao Internet Explorer, poderá procurar nos arquivos do WebTuga por Firefox, Opera, Chrome, Flock e Safari por exemplo, de certeza que irá encontrar alternativas muito melhores, igualmente gratuitas, opensource e com muitas mais ferramentas de personalização que as que o IE 8 alguma vez que irá disponibilizar.

Alojamento Web

Juice – Melhora os resultados das tuas pesquisas

JuiceJuice é uma extensão para Firefox que o ajuda a encontrar informação relevante acerca de um determinado assunto.

Para tal basta seleccionar o texto duma página web e arrastar para a barra lateral. O Juice irá automaticamente procurar por conteúdo relacionado com as palavras seleccionadas, como imagens, páginas web, resultados Wikipedia, vídeos do YouTube, etc.

O Juice ajuda-o a obter melhores resultados nas suas pesquisas, tornando assim os resultados mais eficazes e tornando a pesquisa numa experiência diferente.

Instale já o Juice e comece a pesquisar, não se irá arrepender com os resultados.

Alojamento Web

Knol – Wikipedia do Google

Knol Google Logo

O Google deve ter conhecimento de que a Wikipédia tem uma base de dados gigantesca de informação, mas mesmo assim decidiu criar a sua própria base de dados de conhecimento.

Knol é o nome do site de partilha de conhecimento do Google, que lhe permite adicionar dados do seu conhecimento e colaborar com outros utilizadores do site nas suas entradas.

Poderá adicionar um titulo, um subtítulo, um afiliado, um resumo, um ranking, um texto alternativo e o texto da entrada em si mesmo.

Para além disso, os visitantes das suas entradas poderão adicionar comentários e colaborar consigo, revendo o seu texto ou completando-o com pequenas entradas.

O nome do site é um diminutivo da palavra knowledge, conhecimento em inglês e, as entradas são chamadas de knols ( nōls ).

Esperemos que não seja alvo de ataque de spammers e que a comunidade em volta do site consiga contribuir para o aumento de informação relevante na Internet.

Alojamento Web

Como instalar o KDE 4.1 beta 1 no Ubuntu 8.04

kde desktop kde 4.1 ubuntu

Ainda não chegou à versão final, mas já está disponível para o Ubuntu e respectivas variantes um repositório com a primeira beta do KDE 4.1. Como esta não é ainda a versão estável deste gestor de desktop e eu não tenho paciência para estar a usar um desktop potencialmente não tão estável como eu gostaria, prefiro não adicionar este repositório por enquanto. Mas quando a versão final sair, é a primeira coisa que faço.

Entre as muitas novidades desta primeira beta do KDE 4.1 estão o maior número de aplicações já a utilizar o QT4 – como o Kontact, a PIM do KDE -, mais opções de configuração do desktop e a maior maturidade do Plasma, um componente essencial do KDE4.

As instruções para adição do repositório e instalação do KDE 4.1 beta 1, assim como a link do repositório, estão no site Ubuntugeek.com. Usem, mas não abusem. 😛

Alojamento Web

Novo portátil do e-escolas já foi apresentado

portatil e-escolas caixa magicaO novo portátil do projecto e-escolas, já aqui mencionado, já foi apresentado. Este portátil nasce da parceria entre a Caixa Mágica e a Inforlândia, e está disponível na oferta da TMN no e-escolas. Apesar de não ser uma máquina topo de gama – nenhum portátil disponível no e-escolas o é – tem umas características bastante interessantes que me parecem ser as melhores de entre toda a oferta disponível no site desta iniciativa.

A melhor característica, pelo menos para mim, é o facto de vir com a Caixa Mágica 12 pré-instalada. Para quem não sabe, a Caixa Mágica é uma distribuição portuguesa de GNU/Linux – sim, esse sistema operativo sexy usado por gente sexy. Para além da Caixa Mágica, vem com o excelente pacote de produtividade OpenOffice, muito bom suporte para os ISPs nacionais e livre de BSODs (Blue Screen of Death).

Mas estas são do software. A nível do hardware, contem com um generoso Intel® Core2 Duo / Solo até T7800 2,6 GHz, um chipset VIA VN896, uma gráfica nVidia GeForce Go 8400 Turbo Cache com memória dedicada até 895Mb, um monitor TFT 15,4″ WXGA (1280×800) HyperBrilho, até 4GB de ram DDR2 667, 3 portas USB, um leitor de cartões 7 em 1, uma placa de som 7.1, dispositivo WiFi, Webcam de 1.3 megapixeis e um disco SATA (lamento, mas não sei qual a capacidade do disco, mas aponto para os 120GB).

Nada mau este portátil. Vejamos: Caixa Mágica, OpenOffice, Intel Core2Duo, 4GB de RAM, nVidia GeForce Go 8400, leitor de cartões, WiFi; tudo em 360 x 267 x 25.4 mm e 2.6Kg.Porreiro. Se eu ainda estudasse, comprava um portátil destes.

via globpt.com

Alojamento Web

Salesforce e Google renovam acordo, “atacam” sector empresarial

empresaDepois da tentativa de aquisição do Zoho ter falhado, a Salesforce decidiu renovar o seu acordo com o Google. O anúncio oficial deverá ser feito dentro de muito pouco tempo.

Esta colaboração entre o Google e a Salesforce permite integrar o sistema de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relação com o Cliente, em português) da Salesforce com as aplicações de produtividade do Google numa única oferta, disponibiliza online, oferecendo mais funcionalidades.

Ao disponibilizarem um pacote com estas ferramentas, as duas empresas estão a competir directamente com a Microsoft no sector das ferramentas de produtividade empresariais.

via NYTimes.com

Nota: a imagem deste post é da autoria de swisscan, que a disponibilizou sob uma licença creative commons 2.0.

Alojamento Web

Firefox 3.0 beta 5

FirefoxA quinta e, à partida, última beta do Firefox 3.0 foi lançada e já está disponível para download.

Tal como aconteceu com a quarta beta, esta versão não tem um apetite voraz por memória e continua rápida e bem integrada com o interface gráfico utilizado no sistema operativo – ou, pelo menos, com o Gnome, que é o gestor de desktop onde a testei.

Se ainda não experimentaram uma beta do Firefox 3.0, fiquem a saber que há um foco grande na protecção online. O browser pode ser integrado com um anti-vírus, vem com um sistema que alerta o utilizador quando este visita uma página utilizada para phishing ou que contenha malware, e está mais integrado com o sistema de controlo parental do Windows Vista.
Também a simplicidade de uso foi melhorada. A instalação de extensões de um qualquer site foi simplificada, é possível continuar um download parado após o reiniciar do browser ou da ligação e os plugins podem ser desactivados individualmente na janela dos extras.
Outra novidade, que dá um jeito do camandro, é o novo gestor de favoritos, que permite um maior e mais simples controlo e melhor acesso a todos os vossos sites preferidos.

Se ainda não experimentaram o Firefox 3.0, podem descarregá-lo aqui. Pessoalmente, acho-o pelo menos tão estável como o Firefox 2.x, mas mais rápido e com funcionalidades que facilitam a vida.

Alojamento Web

Adiciona pré-visualização de imagens ao Gmail com o Xoopit

xoopit

Se gostam de "pimpar" o Firefox e têm uma conta no Gmail, vão gostar do Xoopit. Esta extensão pesquisa os vossos emails do Gmail por links para ficheiros multimédia alojados em serviços como Flickr, Youtube e PicasaWeb, e adiciona uma pré-visualização desses conteúdos ao topo do serviço de email do Google.

O Xoopit permite ainda a inserção das imagens e vídeos encontrados em várias redes sociais e facilita o envio destes conteúdos para os seus contactos.

Pessoalmente, não vejo grande utilidade prática nesta extensão, porque prefiro o email escrito em plain text. Mas se costumam receber vários links para imagens ou vídeos, o Xoopit poderá ser uma ferramenta muito útil.

O Xoopit é compatível com o Firefox 1.5 e posterior. De momento, está em beta privada e funciona apenas com o Gmail, mas outros serviços de email serão suportados de futuro.

Xoopit, via bub.blicio.us