AudioCommander 4.0 – Converter ficheiros de áudio

AudioCommander (command-line MP3 converter) é uma aplicação bastante útil para quem trabalha com ficheiros de áudio, como DJ ou até mesmo para fazer pequenas simulações ou conversões de formato.

Com o AudioCommander pode converter, codificar e descodificar ficheiros de áudio recorrendo a um ambiente gráfico, ou até mesmo à linha de comandos.

Poderá alterar a frequência, o bitrate, os canais e muito, muito mais, podendo para além disso converter dos formatos de áudio CD, WAV, WMA, OGG, AAC, AC3, AIFF, FLAC, AU, VOX, RAW, PCM, ADPCM, A-LAW, u-LAW, MP2, ALAC, CD, M4A, MP4, WavPack, AVI para outros formatos de ficheiros de áudio como são o exemplo do MP3, WMA, WAV, OGG, AAC, ADPCM, AIFF, AMR, A-LAW, u-LAW ou até VOX.

Para além disso pode usar o AudioCommander como ferramenta de compressão de ficheiros de áudio, permitindo assim por exemplo que comprima ficheiros MP3 de 320kbps para 128kbps de forma a poder colocar muitas mais músicas no seu leitor de mp3 ou gadget com suporte a mp3.

Esta aplicação pode ser bastante útil para quem desenvolva aplicações web em servidores Windows, podendo assim converter áudio directamente no servidor, duma forma semelhante à extensão ffmpeg em servidores Linux.

O AudioCommander celebra a versão 4.0, funciona em Windows 95, 98, me, 2000, XP, 2003 e Windows Vista e tem o preço de 65 dólares americanos.

Site: AudioCommander – command-line audio converter

Alojamento Web

Kantaris 0.3.7 – Reproductor de multimédia open-source

Kantais Player

Kantaris é uma aplicação de reprodução de ficheiros multimédia, criado através do código-fonte do já conhecido reprodutor Open-Source VLC Player.

Esta aplicação reproduz a maioria dos ficheiros de media conhecidos, como são o exemplo dos AVI, MPEG, MGEG-AVC, WMV, MOV, MKV, quicktime, matroska, divx, xvid, H264, MP3, WMA, OGG e muitos outros.

Entre as novidades deste player em relação ao VLC Player está a possibilidade de ver trailers de filmes do site da Apple e ainda a integração do Last.fm no mesmo.

O único problema a apontar é o facto de não estar disponível para Linux ou macOSx, estando limitado a sistemas operativos da Microsoft, o que pode ser temporário visto que o código é livre e qualquer pessoa o poderá editar.

Site: Kantaris
Download: Kantaris 0.3.7

Alojamento Web

Como activar e desactivar as transparências no Windows Vista

Uma das grandes novidades do Windows Vista, novidade essa em que não vejo qualquer utilidade prática (não só no Vista, mas também nas distribuições de GNU/Linux que utilizam o Compiz), é o suporte nativo para transparências.

Para activarem ou desactivarem esta funcionalidade, diz o site Howtogeek.com que têm que aceder às opções de personalização do desktop (onde se altera o tema e o wallpaper). Mas este site apresenta outra solução, que pode ser conseguida através de dois atalhos – um para activar as transparências; outro para desactivar.

Para o atalho que activa as transparências, criem um atalho normalmente e, quando aparecer o campo para inserir a aplicação a abrir, insiram o seguinte comando: rundll32.exe dwmApi #102. Para desactivarem as transparências, têm que inserir o seguinte comando (pode e convém ser noutro atalho): rundll32.exe dwmApi #104.

Alojamento Web

Nokia Music Store já chegou, mas só para alguns

A Nokia lançou o seu mais recente projecto: a Nokia Music Store. A Nokia Music Store parece, à primeira vista, mais uma loja online de música igual a tantas outras lojas mainstream, cheias de DRM. Mas as semelhanças com outras lojas começam e acabam aí.

Na Nokia Music Store só é permitida a entrada a Windows e Internet Explorer; todos os outros sistemas operativos e/ou browsers ficam à entrada. Isto chega a ser tão ridículo, que diz que o meu Debian é um gadget não suportado e remete-me para a página da série N dos telemóveis da empresa. Para além disso, usa o formato Windows Media e só está disponível para os utilizadores residentes em Inglaterra.

Debian não suportado

Pah!, Debian é uma distribuição de GNU/Linux, aquela coisa que vocês usam no Nokia N810, sabem? Tudo bem que metam DRM nas músicas que vendem, tudo bem que só esteja disponível para os residentes em Inglaterra, tudo bem que usem WMA, mas não insultem o meu sistema operativo, que é bem melhor que o único que pode aceder ao vosso serviço!

Continuo a gostar da Nokia, a sério que continuo, mas a boa imagem que tinha da empresa ficou manchada por culpa deste serviço.

Alojamento Web

Mais formatos multimédia no iPhone

A empresa Transmedia anunciou que vai disponibilizar suporte para vários formatos multimédia no iPhone. Para isso vai usar o serviço Glide Mobile, que servirá como plataforma para ambiente de colaboração e partilha de ficheiros.

Os formatos suportados por este serviço são o wmv, mpg, mpeg, avi, divx, mov, mp4, 3gp, wma, wav, au, mp3, m4a, aiff, aac e ac3. Todos estes formatos estão disponíveis para as redes EDGE e Wi-Fi.

O Glide Mobile é um webOS para dispositivos móveis. Tem livro de endereços, ferramenta de email e partilha de ficheiros.

{Fonte: Download Squad}

Alojamento Web

Wmag #3 – destaque Fotografia

Como não poderia deixar de faltar, a 3ª edição da revista wmag foi lançada hoje, dia 27 de Julho de 2007 que é também o dia em que o WebTuga festeja os seus 2 anos de existência.

Nesta edição da revista poderão encontrar um artigo que merece destaque sobre Fotografia, da autoria de João Costa da comunidade BjWeb.info que nos fala das suas aventuras enquanto fotografo.

Não perca mais tempo, clique aqui e veja a Wmag #3.

Alojamento Web

Wmag – Junho/Julho #2

A alguns meses atrás foi lançada a primeira wMag, e foi um sucesso, em geral todos gostaram, mas fazer uma revista destas da muito trabalho e requer muito tempo, por isso mesmo só agora conseguimos lançar esta segunda edição.

Pensamos que esta segunda edição conseguiu superar a primeira.

Tem um design mais cuidado, mais informação e tem temas mais apelativos, por isso tem tudo para ter sucesso.

Para além da já tradicional versão em Flash, esta edição está disponível em formato PDF, para que possa descarregar e ler offline, bem como partilhar com os seus colegas. Pouco mais há a dizer.

Divirtam-se a ler a nova wMag.

Revista: wmag #2
Download:
wmag 2 ( versão PDF )

Alojamento Web

Winamp 5.34.1273 (final)

Existem muitos leitores MP3 disponíveis na Internet mas actualmente este é considerado um dos melhores, por permitir ao utilizador ouvir música, ver vídeo, gravar CD’s e ter acesso a muita informação.

O Winamp lê ficheiros em vários formatos áudio e vídeo como MP3, MID, MOD, WAV, VOC, OGG, AIF e WMA entre outros. Permite a criação de listas de músicas e através do equalizador criar definições personalizadas consoante o tipo de música que se está a ouvir.

O Winamp integra ainda um pequeno browser que permite aceder a informação sobre a música que estamos a ouvir. Nesta versão já é possível gravar informação num CD e se comprar a versão PRO poderá guardar a informação com uma maior velocidade e com mais parâmetros de configuração. Por fim o Winamp suporta skins permitindo a um utilizador alterar completamente a imagem gráfica do software. Basta aceder ao site do Winamp, para ter acesso a uma das maiores bases de dados de skins e plugins.

Licença: Freeware
Download: Winamp 5.34.1273 Lite
Download: Winamp 5.34.1273 Full Plus
Download: Winamp 5.34.1273 Full Bundle
Download: Winamp 5.34.1273 Pro
Homepage: NullSoft Winamp

Alojamento Web

Microsoft apresenta PlayReady, o DRM para telemóveis

A Microsoft apresentou, na 3GSM World Congress 2007, o PlayReady, uma tecnologia DRM para acesso wireless a conteúdos multimédia. Esta tecnologia foi criada para permitir às operadoras a venda de conteúdos multimédia de uma forma flexível e segura. O PlayReady é flexível nos direitos e suporta vários tipos de conteúdo.

Operadoras como a O2 ou a AT&T já mostraram bastante interesse nesta nova tecnologia, já que esta lhes vai permitir providenciar conteúdos por subscrição, aluguer, preview ou pay-per-view. Os formatos WMA, AAC, H.264, entre outros, vão ser suportados.

Numa altura em que as grandes editoras começam a ponderar a venda de músicas livres de DRM, será este um passo em falso das operadoras móveis? Vocês pagariam por conteúdos com DRM para o vosso telemóvel? E que impacto é que pensam que esta tecnologia teria em Portugal?

Alojamento Web

Informações sobre o próximo SO da Microsoft

O Vista mal acabou de sair do forno e a Microsoft já está a trabalhar no seu próximo sistema operativo , previsto para o ano de 2009.

A vigência do Windows XP durou uns cinco anos, se bem que é verdade que a sua existência contou com um importante divisor de águas na forma de um Service Pack 2, que foi anunciado e apresentado quase como um novo sistema operativo.

O desenvolvimento do Vista foi inicado depois do lançamento do SP2, o que sugere dois anos e meio, o mesmo tempo que a companhia de Redmond espera poder dedicar à próxima versão do sistema operativo.

Ler mais…