Spore Creature Creator para Mac

A EA disponibilizou finalmente o Spore Creature Creator para Mac OS X. O Spore, um dos jogos mais esperados do ano, é um jogo em que o objectivo é evoluir uma criatura e dominar o Universo com ela. O jogo estará disponível para Windows e Mac e possivelmente iPhone (de relembrar que foi um dos apresentados em Março no evento do SDK).

O Creature Creator permite criar criaturas que depois poderão ser usadas no jogo, quando ele for lançado para o público. Está disponível para download um demo, e para quem o quiser comprar o preço é de 9,95$.

Para correr o Spore Creature Creator é necessário um Mac com processador Intel e OS X Leopard instalado, além de uma placa gráfica Intel GMA X3100 ou superior.

No entanto, se tiver uma GMA 950 (única não compatível da era Intel) também é possível correr o jogo. Para tal deverá fazer o seguinte:

1- Download do trial;

2- Clicar em “Mostrar Conteúdo” (menu de contexto);

3- Abrir a pasta Resources;

4- Abrir o ficheiro tginstall.plist com o Property List Editor (convêm ter o Xcode instalado);

5- Procurar InsufficientRenderers;

7- Mudar de Intel GMA 950 OpenGL Engine para Intel GMA 850 OpenGL Engine;

8- Gravar e correr o instalador.

Este método permite o jogo correr mas deverá ter em atenção que ele não irá correr a 100%.

Download Trial | Spore Creature Creator

Alojamento Web

iPhone 3G: Câmara Frontal?

Afinal terá o iPhone 3G suporte a flash e câmara frontal? Aparentemente, sim. 

Através da análise do vídeo da keynote de Steve Jobs, foi descoberto um sensor (mostrado na imagem acima), completamente desconhecido até à data. Põe-se a hipótese deste sensor ser uma câmara frontal para vídeo-conferência não anunciada pela Apple mas que poderá ser anunciada no dia do lançamento.

Estaremos sobre evidências de funções não anunciadas pela Apple ou de um protótipo de um modelo futuro?

UPDATE: Segundo o iLounge, este novo sensor é um segundo sensor de proximidade, para melhorar a detecção da aproximação do iPhone à cara para desligar o ecrã do mesmo.

Alojamento Web

App Store: Potenciais Receitas e Preços

 

Uma pesquisa levada a cargo pela empresa Piper Jaffray concluiu que a maioria das aplicações disponibilizadas na App Store poderá ser gratuita.

Numa pesquisa levada a cargo junto de 20 programadores no final da keynote de Steve Jobs concluiu-se que 50% desses programadores iriam programar só para o OS X iPhone e os outros 50% para OS X iPhone e OS X Leopard.

Em relação aos preços, a pesquisa diz que a grande maioria das aplicações será disponibilizada a menos de 3$ e 70% das aplicações a custo zero.

15% das aplicações serão orientadas para empresas, 10% para entretenimento e outros 10% para jogos, sendo que 15% das aplicações deverão usar os serviços de localização do iPhone.

Este estudo indica ainda que 70% dos contactados programaram noutras plataformas e que 70% das suas aplicações apenas estarão disponíveis no iPhone.

Por outro lado, pessoas próximas dos gestores da App Store avançam com uma data para a abertura da mesma, e preços escalonados, ao invés de totalmente livres.

A App Store deverá abrir no dia 11 de Julho, data de lançamento do iPhone 3G, com o limite de tamanho de aplicação de 2GB. As aplicações deverão ser submetidas através de uma interface Web no site da Apple.

O preço deverá ser escalonado, podendo o programador escolher o preço entre os definidos pela Apple, até 999$.

Entretanto, a mesma empresa que fez o estudo com os programadores calculou que a App Store pode tornar-se num negócio de 1,2 mil milhões de dólares em 2009.

Estes cálculos são feitos com base nas estimativas de iPhones vendidos em todo o mundo até ao fim de 2009 e com estimativas de uso da App Store, calculados pelo uso de outros serviços oferecidos pelo iPhone.

 

Alojamento Web

Snow Leopard: Empresas e PowerPC

Entre as novidades da Apple para o seu novo gato, o Snow Leopard, encontra-se o suporte nativo ao Exchange Server em todas as aplicações do OS X.

Isto significa que o push mail, calendários e contactos vão chegar ao Mail, iCal e Address Book.

Este poderá ser o passo essencial para atrair o Mac para a empresa (as de design, vídeo e áudio não contam)?

Por outro lado, segundo um screenshot dos requisitos para instalar o Snow Leopard Developer Preview, o Snow Leopard requer um CPU da Intel.

Até agora, a Apple sempre referiu os CPU PowerPC à parte. O facto destes não serem referidos pode significar que o suporte das novas versões do Mac OS X não suportarão a plataforma PowerPC.

Alojamento Web

Lux: Multitouch para OS X

Lux é um projecto que ambiciona trazer aquilo que a Apple demora a implementar: multitouch em ecrãs para OS X.

O seu criador, Christian Moore, deu uma entrevista ao site Gizmodo, onde explica mais em profundidade o que é este sistema, que aparenta ser baseado em Flash.

Ainda não há muitas informações disponíveis acerca deste projecto, mas parece prometedor e pode vir a acontecer o mesmo que aconteceu com o CoverFlow.

Entrevista | Gizmodo

Alojamento Web

UMPC OQO Corre Leopard Também

O vídeo que vêm acima é o de um UMPC OQO, um PC completo desenhado para caber no bolso.

Apesar do seu ecrã de 5″ com uma resolução de 800X480, o Leopard é usável neste UMPC, com excepção do longuíssimo tempo de espera no arranque.

Segundo o EULA do Mac OS X Leopard, a instalação desde OS não é permitida em hardware que não seja Apple, pelo que não é aconselhável que o faça, além de que poderá sofrer de problemas de incompatibilidade.

Alojamento Web

PolarClock: Mostre as Horas com Estilo

À semelhança do Fliqlo, o PolarClock é um screensaver que mostra as horas. A diferença está no modo original como o PolarClock o mostra.

Além de ser screensaver, os seus criadores fizeram também uma versão que corre no Dashboard do OS X. O screensaver está disponível para Mac OS X e Windows.

Site | PolarClock

Alojamento Web

Blackberry Desenvolverá Aplicações para iPhone?

Um rumor avançado pelo site Apple Insider indica que a Blackberry, a líder de mercado de smartphones nos EUA e a única à frente do iPhone, desenvolverá aplicações para o smartphone da Apple.

Segundo o site, o memo interno que indica a procura de programadores para iPhone informa que os programadores deverão ter experiência em programação em Cocoa e Objective C, bem como programação web e experiência em serviços de sincronização do OS X bem como Bluetooth e USB. Também e requerido experiência em design de interfaces de utilizador.

Este nível de secretismo na RIM, empresa produtora do BlackBerry, não é usual e a empresa tem até vários registos de fugas de imagens e características dos modelos e até o conselho de administração fala dos novos produtos.

Os analistas prevêem que a RIM perca a liderança de mercado quando a Apple lançar a App Store e o novo firmware com capacidades empresariais, e este movimento poderá ser uma maneira de defesa e de se manter forte no mercado.

Alojamento Web

Primeiro Hackintosh à Venda, Advogados da Apple Compram BMW

Uma companhia de nome Psystar decidiu começar a comercializar um PC, alegadamente 100% compatível com o kernel de origem do Leopard, apenas com uma pequena patch: um emulador de EFI.

Por 554$, a empresa vende uma torre com um Core 2 Duo a 2,2 GHz, 2GB de RAM e 250GB de HDD. Para a empresa, o maior trunfo deste produto é a sua superioridade em especificações comparando com o Mac Mini, o mais barato Mac, por um preço mais baixo. A cópia do Leopard incluída é legal, uma vez que foi paga, mas ilegal pois não cumpre o EULA.

O PC é capaz de usar o Leopard, graças ao projecto OSx86, que permite correr qualquer Mac OS X desde o Tiger 10.4.4 num PC vulgar.

Com a afluência de visitas à sua página, o site da empresa está offline, motivo pelo qual não deixei link.

Por outro lado, os advogados da Apple já encomendaram os seus BMW e Steve Jobs mais um Mercedes.

Alojamento Web

iPhone Pwnage: O Futuro dos iPhone Hacks

Aqui no AppleTuga nunca se deu muita importância a qualquer hack do iPhone, mas como este é realmente revolucionário (tal como o iPhone em si), achei que deveria falar sobre ele.

Esta é a mais recente novidade da iPhone Dev Team, o projecto Pwnage. Este projecto usa um exploit detectado nos níveis mais baixos do Bootloader, e que permite utilizar ficheiros de firmware não assinados pela Apple, e colocá-los no iPhone directamente pelo iTunes.

A ferramenta para aplicar o hack estará, por enquanto, apenas disponível para Mac OS X Tiger ou Leopard, e é constituída pelo iPwner, a aplicação que explora o exploit para hackar o iPhone, e o IPSW Builder, que aplica o jailbreak, activação, desbloqueio e outros directamente no ficheiro de firmware da Apple para depois ser usado no iPhone.

No vídeo, é afirmado que o lançamento desta ferramenta revolucionária será feita hoje, portanto este post será editado a qualquer momento com o link para download. Para mais informações sobre o Pwnage consulte o site oficial da iPhone Dev Team.

Site Oficial | iPhone Dev Team Pwnage

EDIT: Num comunicado no site oficial, a iPhone Dev Team informou que o lançamento desta ferramenta foi adiado para uma data algures na próxima semana, uma vez que não está nos planos da Dev Team lançar qualquer software que contenha material com direitos de autor, o que acontecia com o Pwnage. No entanto, a versão a lançar irá incluir algumas novidades e uma versão Windows.