VMWare comprou Zimbra ao Yahoo!

VMWare Zimbra

A VMWare, uma empresa bastante conhecida no que toca a virtualização de software e sistemas operativos, anunciou a compra do Zimbra, um software opensource de colaboração e gestão de e-mails direccionado para grupos de trabalho.

O Zimbra tinha sido adquirido pela Yahoo! em 2007 pelo valor de 350 milhões de dólares. A aquisição deste software irá permitir à VMWare a disponibilização e integração da solução nos seus serviços de cloud computing.

A compra será finalizada até ao final do primeiro trimestre de 2010, podem verificar aqui o Press Release da VMWare.

Alojamento Web

RIP GeoCities

26 de Outubro de 2009 fica na história como o dia em que o serviço GeoCities da Yahoo foi encerrado.

Quando foi lançado em 1994, o serviço permitiu a milhares de cibernautas criarem as suas páginas pessoais e afins e partilhá-las com o resto do mundo. Muito por culpa das redes sociais, o GeoCities chegou ao fim.

Sem dúvida que marcou uma geração e nos foi muito útil. Quem não se recorda das já míticas páginas com fundos berrantes, das imagens animadas em .gif a piscarem por todo o lado ou das clássicas páginas com conteúdos escolares de onde retirávamos (por vezes, integralmente) os resumos dos textos para trabalhos da escola?

Independentemente disto, a Yahoo, que já encerrou os registos para o GeoCities há algum tempo atrás, também irá apagar todos os dados das páginas GeoCities.
E é por esta razão que uma equipa de arquivistas está a tentar recolher o máximo de páginas possíveis para que toda esta informação não desapareça sem deixar rasto.
A título de curiosidade, a equipa estima conseguir recolher cerca de 10 terabytes de dados.

RIP GeoCities e obrigado pelas vezes que nos safaste!

Alojamento Web

Hotmail, Gmail, Yahoo e AOL vitimas de Phishing

Gmail e Hotmail

Nos últimos dias foi publicada uma lista de contas de e-mail e respectivas passwords de vários serviços gratuitos de e-mail incluindo Hotmail, Gmail, Yahoo, AOL e outros.

Esta lista foi publicada no site PasteBin, conhecido por ser uma excelente ferramenta para partilha de código entre programadores.

Infelizmente, muitos bloggers e sites noticiosos estão a afirmar algo que é a meu ver uma falha devido à falta de pesquisa por parte de certas pessoas.

Posso criticar a Microsoft quanto às falhas de segurança do seu software, no entanto também estou cá quando é para defender.

O Hotmail não foi “invadido por hackers” ou de qualquer forma atacado. A técnica Phishing consiste em induzir o utilizador em erro ao levar-lhe a efectuar a autenticação numa página espelho.

Para evitar este tipo de situações deverá ter o cuidado de verificar se o url na barra de endereço do seu browser é efectivamente o endereço do serviço em que deseja efectuar login, pois poderá estar a efectuar login numa dessas páginas.

É também possível que pessoas mal intencionadas manipulem os servidores de DNS de forma a levar a pessoa a aceder a um outro servidor, mesmo que o endereço seja o mesmo.

Alojamento Web

Microsoft fecha parceria com Yahoo!

Microsoft Yahoo Bing

A Microsoft e o Yahoo anunciaram hoje um acordo que irá possibilitar uma melhor experiência aos utilizadores e anunciantes nas redes de pesquisas.

Depois de várias tentativas de compra recusadas pelo Yahoo!, ambas as empresas vão juntar esforços para criar uma sintonia global entre as duas plataformas de pesquisa, Yahoo! Search e o motor de busca Bing, de forma a criarem assim uma maior competição entre o mercado da pesquisa online e resultados pagos nas pesquisas.

Actualmente o Google detém cerca de 65% das pesquisas a nível mundial e cerca de 98% das suas receitas vêm do Google Adwords e publicidade online.

Segundo a Microsoft, esta parceria trará aos utilizadores finais mais inovação e melhorias na eficiência nos resultados das suas pesquisas e ao mesmo tempo possibilitará aos anunciantes chegar ao seu publico alvo com mais facilidade.

O Yahoo! vai poder continuar a focar-se no seu principal objectivo, fornecendo os melhores produtos Web como tem feito até agora, como são o exemplo do serviço Flickr, Del.icio.us, entre outros.

“This agreement comes with boatloads of value for Yahoo!, our users, and the industry, and I believe it establishes the foundation for a new era of Internet innovation and development,” said Yahoo! Chief Executive Officer Carol Bartz. “Users will continue to experience search as a vital part of their Yahoo! experiences and will enjoy increased innovation thanks to the scale and resources this deal provides. Advertisers will also benefit from scale and enjoy greater ease of use and efficiencies working with a single platform and sales team for premium advertisers. Finally, this deal will help us increase our investments in priority areas in winning audience properties, display advertising capabilities and mobile experiences.”

A junção de esforços para criar uma plataforma de pesquisa global e um novo mercado de publicidade nas pesquisas, criará novas oportunidades para os anunciantes publicitarem os seus produtos e atingirem o seu público alvo sem terem que apenas se focarem no motor de busca Google.

Segundo Steve Ballmer (CEO da Microsoft), este acordo possibilitará ao motor de busca da Microsoft, Bing, a escala necessária para uma competição mais equilibrada, atraindo novos utilizadores e anunciantes, o que se revelará em resultados mais relevantes nos resultados das pesquisas e publicidade.

Com a parceria, o Bing poderá chegar mais próximo dos utilizadores e devolver-lhes resultados mais eficientes e ao mesmo tempo colocar à disposição todas as ferramentas necessárias para que os anunciantes possam fazer os seus produtos ou serviços cheguem às pessoas certas.

Quem teve presente foi também o chairman da Yahoo! Inc., Roy Bostock, que afirmou que toda a equipa por detrás do Yahoo está contente com esta parceria e que a CEO da empresa Carol Bartz, tem suporte total de todos eles na sua decisão.

Os termos deste acordo são os seguintes:

  • A duração do acordo é de 10 anos;
  • A Microsoft irá adquirir a exclusividade das tecnologias utilizadas no motor de pesquisa do Yahoo!, e poderá integrar estas na sua plataforma web de pesquisa actual;
  • O Bing será o algoritmo exclusivo para pesquisa nos sites do Yahoo!, sendo que o Yahoo! poderá continuar as suas tecnologias e dados em outras áreas do seu negócio, como os sistemas de publicidade direccionada;
  • O Yahoo! torna-se o responsável pelas vendas exclusivas entre os anunciantes premium para ambas as empresas. Restante publicidade é garantida pela plataforma Microsoft Adcenter e o valor para os anúncios pagos é controlado pelo sistema automático do Adcenter.

A transacção irá ser revista e serão discutidos ainda alguns pontos fundamentais nesta parceria. Ambas as empresas esperam concluir a transacção em 2010.

Foi criado um site em ChoiceValueInnovation.com onde serão publicadas informações adicionar acerca dos benefícios de este acordo.

Esta parceria vem assim criar uma disputa mais equilibrada no que toca a pesquisas online, evitando que o Google detenha um monopólio absolutista tanto nas pesquisas online como nos anúncios pagos.

Alojamento Web

Bing by Microsoft

Bing

A Microsoft começou por chama-lo de Kumo, mas o nome final do dito cujo é Bing.

Trata-se do novo motor de busca da Microsoft para competir com o Google. Os resultados são bastante mais apurados que o actual Live Search, no entanto penso que ainda não está ao nível do Google.

Apesar disso, o Bing apresenta muitas mais ferramentas que o anterior serviço, como por exemplo Sitelinks, uma ferramenta chamada xRank que mostra as pesquisas mais populares, com gráficos da evolução do volume da pesquisa, onde curiosamente a pesquisa mais popular de hoje é Susan Boyle.

Achei bastante interessante a possibilidade de pesquisar vídeos e reproduzir-los unicamente passando com o cursor por cima, bastante interessante para ter uma certa ideia do que está por de traz do vídeo. Ao que parece, permite ver o preview de vídeos do Hulu, mesmo de países que não estejam autorizados (proxy maybe).

Para além disso, as pesquisas mostram informações adicionais que a pessoa provavelmente está à procura. Por exemplo, pesquisando por Portugal, na barra lateral esquerda aparecem outros links rápidos com acesso à história, ao mapa, ao tempo, a hotéis e ainda a restaurantes e imagens. Mas isto não acontece só com países, mas também com filmes, marcas, etc…

Gostei do que vi e acho que o Google está a precisar de alguém que lhe faça frente, apesar de não achar que seja a Microsoft a melhor empresa para o fazer (Go Yahoo! go!).

Ironicamente, o domínio bingsucks.com pertence também à Microsoft… 😛

Alojamento Web

Top 10 sites em Angola

Angola

Segundo as estatísticas do Alexa, o Live.com, o Hi5, o Yahoo e o MSN.com são mais visitados que o Google.com, no entanto o Google marca presença com o Google.com, Google.pt, Google.it.ao, Google.com.br e YouTube.com, já o Blogger.com está em 11º.

Deixo-vos aqui com a lista dos 10 sites mais visitados em Angola:

  • 1 – Live.com
  • 2 – Hi5.com
  • 3 – Yahoo.com
  • 4 – Msn.com
  • 5 – Google.com
  • 6 – Google.it.ao
  • 7 – Google.pt
  • 8 – Google.com.br
  • 9 – Uol.com.br
  • 10 – YouTube.com

O Sapo.pt encontra-se em 16º lugar segundo o Alexa, em frente do Ask.com. Poderá encontrar a lista mais detalhada aqui.

Alojamento Web

Hotmail com falha de segurança

Hotmail

Uma falha de segurança explorada por um hacker Japonês revela que o serviço de e-mail da Microsoft é bastante fácil de enganar.

Jinsoo Kim (譲弥奈 唄) aconselha a todas as pessoas que utilizem este tipo de serviço a mudaram para uma alternativa mais segura, como uma plataforma própria local ou um serviço gratuito do género mais seguro como o Yahoo Mail ou o Gmail.

A falha permite que ao criar um e-mail web-tuga@hotmail.com, consiga ler todas as mensagens do contacto webtuga@hotmail.com.

Esta falha havia já sido divulgada e corrigida à cerca de um ano pela Microsoft, no entanto está de volta disponível para que alguém com más intenções consiga ler o conteúdo da sua caixa de correio.

Feliz dia das mentiras!!! 😛

Alojamento Web

Programas de IM


Recentemente vi-me deparado com um problema, o Windows Live Messenger (versão 2009 build 14.0.8064.206) não entregava mais ou menos 1 terço das mensagens que eu escrevia nem recebia 1 terço das que era suposto receber, e eu pus-me a pensar porquê…

Deve ser por eu estar a usar wireless no portatil e o WLM não gostar de redes wireless?!

Mas depois pensei, deixa ca testar outro programa qualquer… Testei o Pidgin e funciona sempre a 100% entrega as mensagens todas no protocolo do WLM (MSNP). Testei também outros softwares de outras “redes” como o Yahoo Messenger e o Google Talk. E surpresa das surpresas, todos entregam as mensagens todas assim como as recebem todas.

Como todos os testes foram feitos sempre a usar o wireless, o problema deve ser o Windows Live Messenger a utilizar redes wireless…

Então será que é so um bug qualquer no programa? Visto que o Pidgin usando o mesmo protocolo entrega as mensagens todas, o problema não é do protocolo (MSNP) em si, mas sim do programa…

Pronto fui forçado a mudar para o Pidgin, e é se quero “falar” com os meus contactos do WLM sem problemas.

E vocês, que programa usam e porquê?

Já tiveram algum problema destes com algum programa de chat?

Alojamento Web

Internet Explorer 8

Logotipo Internet Explorer 8

A Microsoft lançou finalmente a versão final do seu novo browser Internet Explorer 8, que provavelmente será alvo de várias criticas caso continue a tornar a vida dos web developers num antro de perdição.

Internet Explorer 8

São bastantes as novidades do novo IE8, que poderão ser expandidas graças aos add-ons presentes no Internet Explorer Gallery.

Aceleradores

Aceleradores ou em inglês Accelerators, permitem-lhe aceder a mapas, traduzir palavras e enviar e-mails, com apenas alguns cliques.

InPrivate Browsing

Este é um novo modo de navegação disponível no Internet Explorer 8 que lhe permite navegar anonimamente sem deixar qualquer tipo de rasto no histórico ou guardar as suas passwords enquanto navega. É uma excelente opção para quem utiliza computadores partilhados por várias pessoas.

InPrivate

Web Slices

Web Slices é uma ferramenta tal e qual o Web Clips do Safari, que permite capturar pequenas áreas de sites e guardar nos seus bookmarks.

A ideia já estava presente no Safari 3.0 e permite obter áreas de sites como por exemplo a bolsa, bloco de últimas notícias de um determinado site, estatísticas, etc…

Sugestões de pesquisa

O sistema de pesquisa tem agora novas funcionalidades, sugerindo arquivos da Wikipedia, Flickr, Amazon, Live, Yahoo, Google e do seu histórico.

Filtro SmartScreen

O filtro SmartScreen, mais conhecido em outros browsers por sistema de anti-spyware, ajuda-o a saber quais os sites com conteúdo malicioso e bloqueia o acesso a esse tipo de sites.

Fazendo uma pequena revisão, o Internet Explorer 8 não faz nada que qualquer outro browser não faça já. Os resultados no Acid 3 test são ridículos em relação aos browser concorrentes, mas infelizmente o IE é e continuará a ser o browser mais usado até que as pessoas abram os olhos.

Se insiste em utilizar um browser que não lhe irá garantir a melhor experiência ao utilizar a web, clique aqui para fazer o download do IE8. Se por outro lado, está curioso em saber quais as alternativas existentes ao Internet Explorer, poderá procurar nos arquivos do WebTuga por Firefox, Opera, Chrome, Flock e Safari por exemplo, de certeza que irá encontrar alternativas muito melhores, igualmente gratuitas, opensource e com muitas mais ferramentas de personalização que as que o IE 8 alguma vez que irá disponibilizar.

Alojamento Web

Tubemogul – Partilhe e distribua os seus vídeos

TubeMogulJá tinha aqui falado do Gazup, um serviço que permite distribuir ficheiros por vários sites da Internet. Hoje trago-vos um site do género, o Tubemogul.

O TubeMogul é um serviço que permite enviar um vídeo para várias redes sociais de partilha de vídeos, como o YouTube, Blip.tv, MySpace, Yahoo! Videos, entre outros, e assim atingir um número maior de espectadores.

É uma excelente ferramenta para marketing online, recorrendo a vídeo. O TubeMogul já disponibilizou ao todo mais de um milhão de vídeos por toda a rede Internet.

Se costuma partilhar vídeos online, recomendo-lhe o TubeMogul, pois trata-se de uma excelente ferramenta que certamente irá aumentar o número de visualizações dos seus vídeos.