Ilusão Óptica

O local onde encontrei esta imagem (via Switched) alega que este é um teste rápido para verificarem qual o lado dominante do vosso cérebro. Basicamente, se virem a senhora a rodar no sentido dos ponteiros do relógio, o vosso lado dominante é o direito (associado à criatividade e capacidade espacial); se a virem rodar no sentido inverso, o vosso lado dominante é o esquerdo (capacidade lógica e linguística).

Pessoalmente, até porque facilmente qualquer pessoa a vê rodar para os dois lados (tentem focar uma sombra, rodar o monitor, semicerrar os olhos e piscar, etc), questiono a fiabilidade da ilusão enquanto teste da dominância hemisférica. Mais que tudo, é uma ilusão óptica causada por uma pista perceptual ambígua, ainda que, num primeiro impacto, a dominância hemisférica poderá ajudar a determinar o lado de rotação default, quiçá.

Passo a explicar: primeiro, a imagem é bidimensional (no shit sherlock), pelo que a ilusão tridimensional é uma construção cerebral auxiliada pelas sombras na figura e pelo movimento da silhueta, que nos sendo familiar, pressupõe uma deslocação tridimensional. O cérebro, recolhendo as ‘pistas’ tenta inferir o lado correcto do movimento, mas na verdade a animação fornece alguma ambiguidade no momento em que os braços e pernas cruzam de lado o que dá largas, literalmente, à nossa imaginação. Por outro lado, basta uma pequena modificação no fundo da imagem de modo a fornecer uma orientação às sombras, para, à partida, eliminar qualquer ambiguidade (clockwise, counterclockwise)

P.S – dizem que as mulheres tendencialmente ao ver a imagem pela primeira vez referem uma rotação counter-clockwise ao passo que os homens normalmente vêem uma rotação clockwise. Façam os vossos próprios testes e se quiserem deixem os vossos resultados e opiniões nos comentários 😉

12 COMENTÁRIOS

  1. fiquei parvo, no inicio via a senhora a rodar no sentido dos ponteiros do relógio, depois de ter visto as outras duas imagens, agora só consigo vela a rodar no sentido anti horario.
    ainda estou feito parvo 🙂

  2. Eu perdi uma bela hora a controlar a coisa 😛 Basicamente se arranjares um truque consegues mudar conscientemente a orientação, comigo basta piscar os olhos até mudar.

    As duas outras imagens de facto têm esse efeito, enviesando a orientação da imagem principal. Foi por isso que não as pus directamente no post e deixei apenas o link. Mas é reversível, mindhack it 😉

  3. Este teste é mesmo estranho…
    A mim tão depressa está a rodar para um lado como está a rodar no sentido inverso. Até há momentos que parece que ela nem sabe para que lado há-de virar, tipo ela hesita, começa a rodar para um lado mas, sem sequer completar uma volta, gira para o outro lado, e nem meia volta dada, vira-se novamente sentido inverso, e assim sucessivamente.

  4. Só a consigo ver a rodar no senti dos ponteiros do relógio nem por nada consigo vê-la ao contrário xD

    Cumps

  5. Também só a vejo clockwise…, até porque a sombra do pé levantado em baixo só se arrasta da esquerda para a direita…

    No entanto conheço a ilusão, a ver um vídeo do redbull air race em slow motion, uma das aeronaves rodava o motor em anti-clockwise, o que é bastante raro em termos de motor, comentei isso no vídeo, e tive logo pessoal a dizer para olhar melhor porque aquilo rodava clockwise, e quando vou a rever rodava mesmo clockwise.

  6. Isto é um GIF animado que apenas ‘se move’ num sentido.
    A imagem (GIF) foi construída para se mover no sentido dos ponteiros do relógio.
    Não percebo porque alguns continuam a dizer que roda para um lado ou para outro ou para os dois.
    É impossivel mover-se para o outro lado e se abrirem a imagem com um programa para GIFs animados vão ver porquê.

  7. Porque a isso se chama ilusão óptica !

    Ou então, como diria o Padre Fontes: Aqui há Bruxedo.
    😀

  8. JD, não é impossível mover-se para o outro lado, por muito estranho que te possa parecer.

    O GIF não roda, é uma representação bidimensional. A sucessão de frames, sem atender a factores como fundo ou sombra seria a mesma em qualquer um dos sentidos de rotação.

    O truque é eliminar o ‘preconceito’ cognitivo da rotação, no teu caso, no sentido dos ponteiros do relógio 😛

    Abraço,

  9. Boas.

    Truque para enganar o vosso cerebro:

    1º Fixem a imagem!
    2º Tapem a sombra com a vossa mao.
    3º Tirem a mao sem parar de olhar para a parte da senhora.. vejam lá se não está ao contrario do que voces primeiramente tinham visto?

    😛

    LoL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.