Ultra Wide Band. Esta é uma tecnologia de transmissão de dados sem fio. A maior vantagem é que os transmissores UWB, em relaçao aos outros tipos de tramição de dados sem fio, é que não interferem com outros aparelhos de radio transmissão, nem interferem entre sí, já que o curto espaço de tempo em que dois aparelhos possam vir a operar na mesma frequência não chegaria a atrapalhar a transmissão.
Ao invés de operarem numa frequência fixa, os transmissores UWB utilizam um número quase infinito de frequências entre 0 e 60 GHz, sem permanecer em uma única frequência por mais do que algumas fracções de segundo. A Intel afirma, pretende utilizar o UWB como um padrão de USB Wireless, que será capaz de transmitir dados a até 500 Megabits, mas com um alcance de apenas 3 metros, ou seja, uma tecnologia ideal para substituir os cabos de dados, sem com isto sacrificar a performance.
Existem várias aplicações possíveis: câmaras digitais, PDAs, portáteis, etc. Poderiam sincronizar seus dados com os do desktop automaticamente, simplesmente por serem colocados próximo dele.
O maior obstáculo é naturalmente o custo. Vamos ver o que nos reserva o futuro, mas que parece uma boa ideia parece, a "erradicação" dos cabos era fantástica…
[…] já referido no post no Webtuga “USB ou UWB?“, o UWB é a nova tecnologia de transmissão de dados em rede sem […]
[…] USB ou UWB?“, o UWB é a nova tecnologia de transmissão de dados em rede sem fio. […]