Ter um CD ou DVD com os pacotes que mais instalamos no Debian ou Ubuntu dá jeito quando se está a aprender e a fazer bosta com o sistema operativo. A mim, isso já tinha dado jeito várias vezes.
Ando sempre a inventar com o Ubuntu e as instalações vão-se sucedendo, mas, ao menos, tem dado para aprender a resolver algumas situações que vão aparecendo.
Voltando ao assunto, é possível fazer uma cópia dos pacotes instalados ou dos repositórios para um DVD ou CD, graças ao útil APTonCD e ao apt-mirror, como explica o site Linux.com.
O processo é bastante simples, mas demorado se fizerem uma cópia dos repositórios (ainda são uns bons gigas).
Link
Isso por acaso dá geito, e já fiz um CD de instalação só para este «bichano». Mas, mal por mal, decidi, instalar o Gutsy. E como é costume, as falhas têm sido encaminhadas para a Ubuntu.