Microsoft anuncia integração do Facebook e novidades no Portal MSN

msn integrado no facebook

Os utilizadores que possuem conta no Facebook e no Windows Live Messenger, irão poder optar por uma das duas plataformas para conversar com os seus contactos.

Com a integração do messenger no chat do Facebook, passa a ser viável falar com os contactos online no chat da rede social de Mark Zuckerberg através do messenger, e vice-versa. Sendo que para falar com os contactos do messenger através do chat da rede social não será necessário estar ligado no msn.

A Microsoft anunciou também que o portal MSN foi renovado e está agora mais inclinado para a vertente Lifestyle e Entretenimento.

Conteúdos como música, cinema, celebridades, notícias relacionadas com desporto providenciadas pela Agência Lusa e pela Sportinveste Multimédia, integração com redes sociais tais como Twitter e Facebook, um canal de Viagens & Lazer, sugestões de Rotas & Destinos, meteorologia e integração com o Hotmail são algumas das novidades.

Novos conteúdos e serviços que ainda se encontram em fase de testes pela Microsoft, irão também ser anunciados nos próximos meses.



Alojamento Web

Partychat – Grupo de Chat no GTalk / XMPP

Partychat

Fiquei ontem a conhecer através do @bugabundo (site) o Partychat, uma forma de criar um grupo de chat para utilizar no Google Talk ou outro cliente Jabber/XMPP.

O Partychat é construído em cima da plataforma Google App Engine e permite-lhe utilizar qualquer cliente de instant messaging com suporte jabber, como Gmail, Gtalk, Adium, Pidgin ou outro.

Todas as mensagens enviadas para o grupo são gravadas, portanto não irá perder nenhuma conversa enquanto estiver offline. Para além disso não é necessário reentrar no grupo depois de fazer logout.

Partychat

Existem vários comandos que podem ser executados no chat, de forma semelhante ao IRC. Já foram criados cerca de 2343 grupos de chat e na ultima semana cerca de 2533 pessoas utilizaram o serviço.

Pode não ser muito, no entanto é uma alternativa bastante interessante ao groups.im para msn.

No site do Partychat pode encontrar mais informações acerca de como criar e entrar em grupos de chat e os comandos que tem disponível para utilizar.

Alojamento Web

Chatious – Converse com pessoas de todo o mundo usando a sua webcam

Chatious

Provavelmente já ouviu falar do Chatroulette, um site que lhe permite falar com pessoas aleatórias utilizando a sua webcam instantaneamente.

Pois bem, o Chatious é um projecto que lhe irá permitir falar e partilhar ideias e conhecimento com pessoas de todo o mundo com a possibilidade de seleccionar o género de pessoa com quem deseja falar.

O objectivo do Chatious será a longo prazo colocar pessoas de localizações próximas (geochat) a conversar e evitar que o serviço seja utilizado por depravados como acontece muito no Chatroulette.

Para já o projecto ainda está em desenvolvimento, no entanto poderá seguir o Chatious no Facebook e no Twitter.

Alojamento Web

Como usar o Chat do Facebook via iChat

Muitos de nós temos uma conta no Facebook e com o seu crescimento vamos arranjando novas amizades e passamos algum tempo no chat com essas pessoas, mas para isso temos de abrir o browser e entrar na nossa conta e só depois é que vamos para o paleio propriamente dito. Se por ventura o browser crachar a meio de uma conversa pode ser complicado.

Encontrei uma solução para os utilizadores do iChat!

Agora podem dizer que podem usar outros programas como o Adium, mas a ideia é usar o iChat que muitos de nós usamos e que tanto gostamos. Usar o Facebook via ichat é tão simples que vou descrever aqui os passos em 5 passos.

Configuração do Chat do Facebook no iChat do Mac

  1. Abrir o ichat e ir a (Preferências / Contas) e clicar no símbolo do ( + ) para adicionar uma nova conta.
  2. Configuração de conta: Tipo de conta (Jabber);
  3. Nome de conta: (utilizador@chat.facebook.com) e a Palavra-passe: (*****)
    Utilizador: “http://www.facebook.com/nome-do-utilizador/”
  4. Clicar nas (Opções do servidor) Servidor: (chat.facebook.com); Porta: (5222)
  5. Clicar em Terminado e já está

O Chat do Facebook via iChat é muito mais cómodo e fácil de utilizar.
Espero que tenham gostado!

Alojamento Web

Serviço de e-mail do Facebook?

Facebook

Segundo os últimos rumores, o Facebook está interessado em lançar um serviço de e-mail gratuito disponível para todos os utilizadores da rede social.

Ao que parece, este rumor já foi confirmada pelo Facebook e estes estão mesmo a preparar um novo serviço de webmail e a reescrever o seu sistema de chatting que existe actualmente.

Project Titan é o nome código do desenvolvimento deste novo projecto no Facebook. Os endereços dos utilizadores serão baseados nos urls dos seus perfis e o serviço de e-mail terá suporte completo a POP e IMAP, permitindo assim os utilizadores usarem aplicações 3rd party para aceder às suas contas de e-mail.

Uma vez que é uma das maiores redes sociais da Internet, o Facebook poderá com este novo serviço atrair novos utilizadores. É a cereja no topo do bolo.

Alojamento Web

IRC segundo a série Numb3rs

Numb3rs, Episódio 6 da Série 7: Descrição do protocolo IRC (Internet Relay Chat). Segundo a série o IRC é um programa de chat primitivo utilizado por hackers para comunicar entre si… hackers que usam linguagem l33t

Could someone please give me a facepalm?

Facepalm Socrates

Oh! Thanks Mr. Sócrates.

Alojamento Web

Facebook Chat via XMPP/Jabber

xmpplogo

Apesar de o Facebook ter centenas de milhões de pessoas registadas, o Facebook Chat nunca teve o sucesso esperado, no entanto algumas novidades podem anteceder o seu sucesso como é o caso da adopção do protocolo XMPP/jabber no serviço de chat.

Desta forma o Facebook Chat vai possibilitar a interacção com outros serviços de chat como o GTalk e MSN e ainda tem a possibilidade de ser suportado em vários clientes de instant-messaging como é o caso do Pidgin.

Numa altura em que as redes sociais se tornam cada vez mais um ponto de encontro on-line de amigos e familiares, é essencial existir uma forma fácil e rápida que nos permite comunicar com os nossos contactos nessas redes.

Alojamento Web

Google Wave = Desilusão ?

Google Wave Logo

Nos últimos meses tem existido um grande “Hype” à volta do serviço Google wave, quem já não reparou nos diversos “trends” sobre o serviço no twitter ? pedidos de convites para aceder ao serviço a toda a hora , isto acontece porque de facto o Google foi bastante inteligente na maneira como apresentou o serviço, e é com certeza um caso de estudo, já que consegui criar um interesse global assinalável.

Quando vi o primeiro vídeo sobre o serviço fiquei surpreendido pela positiva com o que era apresentado parecia realmente interessante e a permitir diversos “caminhos”.

Pois bem depois de várias tentativas finalmente consegui um convite para o que o Google chama de novo email, prometendo uma forma inovadora, colaborativa, e completamente nova de comunicar.

Agora que finalmente pude testar,  só consigo arranjar uma palavra, desilusão, não sei se isto se deve a ter criado possivelmente expectativas irrealistas sobre o serviço, se apenas não percebi a utilidade, ou se o serviço não inova mesmo.

Google wave

O serviço é de facto colaborativo e permite-nos falar, partilhar documentos, vídeos, fotos, aplicações web de forma colaborativa com outros utilizadores que adicionar-mos à conversa, no entanto isto não me parece nada de novo nem inovador, é um tipo de função que um serviço com as potencialidades do Facebook pode integrar facilmente de uma forma bem mais social, e com um potencial de expansão bem maior, pensem por exemplo no caso do farmville, e agora pensem em aplicações de trabalho dentro do Facebook e as enormes potencialidade que isso poderá ter a nível de trabalho colaborativo. Resumidamente fiquei com a ideia que o Google Wave não passa de um MSN 1.5 web based.

Espero sinceramente estar enganado mas este é uma serviço que peca pela falta de novidades e se concentra muito num sistema de “chat” a que eles chamam “wave” o que sinceramente é muito pouco para todo o “hype” criado.

Gostaria que falassem sobre a vossa experiência com o Google wave, já que fiquei francamente desiludido, e seria interessante ter a opinião de mais utilizadores.

Alojamento Web

Twitcam – Partilhar Webcam no Twitter

Twitcam

O Twitcam e a forma mais fácil de partilhar a sua webcam com os seus colegas, basta fazer login com os dados da sua conta do Twitter, ligar a sua webcam e clicar no botão broadcast.

A partir desse momento, estará a transmitir vídeo da sua webcam e os seus contactos do Twitter serão automaticamente notificados da sua presença em directo.

Poderá falar com os seus colegas numa espécie de chat via Tweets incorporado na pagina de broadcast e quando acabar a sua transmissão, o seu vídeo ficara em arquivo para que as restantes pessoas possam ver posteriormente.

Se desejar, pode também colocar o seu vídeo online numa pagina web, utilizando o código embed em qualquer pagina web.

Este serviço e totalmente gratuito, suportado por publicidade, e não necessita de nenhum software adicional no seu computador.

Alojamento Web

Google Wave

Google Wave

No segundo dia do Google I/O uma equipa do Google Austrália apresentou um projecto com dimensões gigantescas.

Trata-se do Google Wave, uma ferramenta que ainda está em fase de desenvolvimento, mas que deixou todos os participantes de boca aberta.

O Google Wave vem redefinir o nosso significado de comunicação em tempo real, apresentando uma plataforma online expansível que permite a cooperação e comunicação entre amigos, colegas de trabalho ou até mesmo cooperação entre empresas, recorrendo a um conjunto de ferramentas de tal forma integradas que possibilitam fazer aquilo que há anos atrás era impensável fazer através do nosso browser.

Google Wave é uma espécie de cliente que possibilita a integração de várias ferramentas web numa única só, permitindo conjugar o seu e-mail, messenger, redes sociais, wikis e gestores de projectos.

Esta ferramenta, para além de ser em tempo real, permite a integração com outros sistemas através de Extensões graças às suas APIs.

A keynote surpreende qualquer pessoa, mostrando a potencialidade do serviço. Os developers poderão criar Robots que façam determinadas tarefas, os utilizadores do serviço poderão usar Gadgets para integrarem no seu blog/site e as empresas poderão criar a sua própria versão do Google Wave, uma plataforma aberta.

Fiquem com o vídeo da keynote, que apesar de ter aproximadamente 80 minutos vale a pena cada segundo.