Sempre achei que a maioria dos serviços de música online tinham um grave problema, eram demasiado complexos para a maioria das pessoas, e pouco objectivos naquilo para aquilo que realmente devia ser a sua funcionalidade, ouvir música.

Acho que quando pensamos em música e vídeo em plataformas online elas devem ter uma boa interacção social entre os vários utilizadores, porque isso claramente eleva a experiência e permite criar targets variados, e até descoberta de coisas novas, mas mais importante do que isso deve ser tão fácil e natural de usar como um qualquer “media player”.

Na minha opinião acho que até à bem pouco tempo a simplicidade/objectividade de que falo foi claramente deixada de lado pelos diversos serviços que proliferam na internet (Last.fm, Pandora, Imeem), parece-me que ignoraram completamente a essência dos “media player’s” desktop, onde a simplicidade, objectividade e “descrição” dominavam, concentram-se antes em desenvolver uma plataforma online com os princípios de outro qualquer site que não sobre música, para já não falar das diversas restrições regionais que nós tão bem conhecemos.

Bem, a minha plataforma ideal para ouvir música online será certamente diferente da de muitos de vocês, pensava inclusive que não existia, no entanto à uns dias por recomendação de um amigo descobri a que para mim é a melhor plataforma de “música” o Grooveshark.com , para quem quer, simplicidade, objectividade, e componente social, é chegar ouvir, criar playlist, listas de recomendação baseadas nos teus gostos, e o melhor de tudo não existem restrições regionais e é Grátis. A plataforma é desenvolvida em flash, o que sinceramente me surpreendeu pela robustez, rapidez que apresenta, o design é bastante simples a fazer lembrar um pouco o iTtunes.

Tudo parece estar no local certo, para não falar da quantidade imensa de músicas que temos ao dispor tudo gratuitamente e sem qualquer restrição. Como vem sendo hábito na grande maioria dos projectos online este também retira a sua rentabilidade da publicidade no entanto se quisermos remover o banner (único) que está do lado direito (não incomoda nada) podemos pagar $3 dollars por mês e ficamos sem qualquer tipo de publicidade.

No que diz respeito à legalidade do serviço, “apenas” a Universal optou por interpor um processo judicial que está a decorrer, no entanto editoras como a EMI já têm acordo assinado com o Grooveshark.com e a lista continua a crescer.

Para finalizar gostaria apenas de pedir a todos os leitores de deixassem a sua opinião sobre o serviço, e algumas alternativas similares. Até à próxima.

9 COMENTÁRIOS

  1. Ja conhecia o serviço, esta muito bom, o visual é agradável e até funciona no Opera, oque nem sempre acontece…

    Outro que também uso é o http://www.tunesbag.com, este com a vantagem de podermos fazer donwload das nosas músicas

  2. Já o conhecia há algum tempo quando tentei ir ao Lala.com porque precisava de ouvir música online e tinha as restrições para portugal -.-‘
    Muito bom mesmo e sou também da opinião do autor do post, este web-based player enche-me as medidas e o flash está muito mas mesmo muito bem conseguido

  3. aparentemente muito completo gostei bastante, só estou com um problema não me consigo registar dá a indicação de e-mail invalido, já surgiu o problema a mais alguem???

  4. Boas, @Filipe Barbosa já testei vários email’s e nunca deu qualquer problema, no entanto sugeria que experimentasse outro email diferente, um abraço

  5. @nuno: @nuno: Eu testei com 3 mails dois do gmail e um do hotmail, so se o problema surge por eu estar a usar ubuntu??

  6. Por acaso também conheci o Grooveshark por intermédio de um amigo há bem pouco tempo e a partir daí, qual youtube qual quê para ouvir músicas, usa-se o Grooveshark!
    E peguei a moda aos amigos, vale realmente a pena, tanto pela simplicidade como pela rapidez, como pela funcionalidade.
    Gosto, e recomendo 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.