Hacker do Twitter de Obama foi detido

O hacker francês de 25 anos que actuava sob o nickname (um pouco óbvio) de “Hacker Croll” foi detido pelas autoridades francesas. O hacker foi detido, numa operação levada a cabo pela polícia francesa sob a alçada de agentes do FBI, sob suspeita de ter acedido à conta Twitter de Barack Obama (entre outras) e de ter partilhado screenshots e ficheiros com diversas informações confidenciais, tais como apontamentos de reuniões, projecções financeiras, calendários, entre outros.

Segundo, o procurador Jean-Yves Coquillat, “Hacker Croll” não é nenhum génio da informática, nem usou nenhuma técnica sofisticada para conseguir os acessos.

A técnica do hacker francês para conseguir os dados de acesso consistia em navegar pelos sites, blogues e perfis das redes sociais das pessoas em questão, e a partir daí raciocinar uma possível password. Um autêntico jogo de paciência e de tentativas-erro.

Outra das técnicas usadas era o método da “pergunta secreta”, em que, após várias tentativas, conseguia responder com sucesso à questão e muitas das vezes a própria resposta já era a password em si.

A polícia avança que a principal causa destas transgressões é o actual estado do jovem de 25 anos, que vive em casa dos pais, está desempregado e, segundo declarações da própria polícia, “com tempo livre a mais entre mãos”.

É de relembrar que em França, aceder ilicitamente a uma base de dados é considerado crime e é punível até 2 anos de prisão.

No entanto, após ter sido detido e interrogado pelas autoridades, “Hacker Croll” foi libertado e agora aguarda o seu julgamento que ocorrerá dia 24 de Junho.

Author: João Joaquim

Web designer/developer. Siga-me no twitter: @joaojoaquim

One thought on “Hacker do Twitter de Obama foi detido”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.