Magnifye,gadgets,Tim Coombs

Um grupo de cientistas conseguiu encontrar uma forma de magnetizar material supercondutor que pode criar ímanes 10 vezes mais fortes que os tradicionais, sendo capazes de levantar um camião de 7 toneladas. Estes novos ímanes fazem parte de um projecto chamado Magnifye, desenvolvido por um grupo de engenheiros da universidade de Cambridge (no qual se destaca Dr. Tim Coombs, um professor do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge), segundo a Euronews.

Para que o íman tenha um campo magnético estável, o material supercondutor tem de ser arrefecido a uma temperatura de -200 graus centígrados (utilizando para tal efeito nitrogénio liquido).

O Magnifye utiliza um motor que converte energia térmica em correntes de milhões de amperes para criar estes ímanes “super-potentes”, produzindo uma série de ondas magnéticas que progressivamente vão magnetizando o supercondutor. Afirmam ainda que esta tecnologia pode vir a permitir construir carros com motores eléctricos tão pequenos que podem caber no cubo de uma roda, turbinas eólicas que produzam muito mais energia e também aceleradores de partículas mais eficientes.

Segundo este grupo de investigadores, quando forem construídos ímanes, pequenos o suficiente para caberem na palma da mão, poderão alimentar de energia um barco.

1 COMENTÁRIO

  1. Tecnologia muito promissora para aumentar a performance dos carros híbridos, da energia eólica ou até da energia das barragens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.