O WebTuga deseja-lhe um bom 2009

WebTuga

Durante este ano o WebTuga teve os seus altos e os seus baixos, conseguimos alcançar vários objectivos e alguns deles que não eram esperados.

Esperamos que 2009 seja um ano com sucesso tanto para o WebTuga como para todos os projectos dos nossos membros e leitores.

A partir da meia-noite vamos desvendar uma grande novidade, que é o primeiro projecto do WebTuga para 2009. Por isso não se esqueçam de passar por aqui, que a novidade vai ser grande.

Umas boas entradas para todos vocês e para os vossos familiares e que 2009 seja um ano com tudo de bom.

Alojamento Web

Ferramentas e dicas de blogging

Ferramentas para Blogar

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog, ou pode ter em poucos segundos.

No entanto para blogar, não basta apenas ter um blog, é necessário ter vontade e escolher as ferramentas mais apropriadas para o acto do blogging. É quase como um soldado quando entra em batalha, tem que ter a arma correcta e as munições necessárias para estar totalmente preparado.

Na minha actividade como blogger, são várias as ferramentas que utilizo antes de colocar um post aqui no WebTuga ou em qualquer outro blog em que participe.

Google Reader / Gmail – Subscrição de conteúdo

Para estar sempre a par das notícias, subscrevo cerca de 790 rss feeds de sites em várias línguas, sendo a maioria em Espanhol, Inglês e Português. O Google Reader permite-me uma rápida leitura e selecção do conteúdo que me interessa.

Para além de subscrever rss feeds, participo em várias Mailing Lists e nada melhor que o Gmail para ler e gerir as entradas das mailing lists.

Bloco de notas – Editor de texto

Antes de começar a escrever o meu post no editor WYSIWYG do cms que uso ( Joomla ou WordPress ), começo sempre por escrever um rascunho no editor de texto mais simples que tenha à mão.
Ao escrever um rascunho, preocupo-me sempre por estruturar bem as frases de forma a ficar simples e de percepção fácil.

Revisor/Orangoo – Correctores ortográficos

Após criado o artigo, tento sempre dar uma vista de olhos pelos erros e correcções gramáticas, mas existe sempre um erro que deixo para trás, portanto nada melhor que um corrector ortográfico automático para ter uma menor probabilidade de deixar passar erros ortográficos.

Como corrector ortográfico costumo usar o Orangoo, ou então o Revisor, que basicamente são a mesma coisa, mas quando um está em falta, tenho sempre o outro para substituir.

Photoshop – Edição de imagem

Se há coisa que gosto de ver nos meus artigos, é um texto simples e uma imagem cuidada a acompanhar o texto. Penso que isso faz com que o leitor não perca o interesse pelo post.

É então aí que entra o editor de imagem, normalmente photoshop, para tratar uma imagem que vai acompanhar o texto.

Tenho o cuidado de criar uma imagem com fundo transparente, pois seja qual for o fundo, a probabilidade de ficar mais atractivo é maior.

Google Docs – Blogging cooperativo

Muitas das vezes antes de colocar o post no blog, gosto que algumas pessoas o leiam.

Há sempre algo que pode ser melhorado e portanto uso o Google Docs para poder distribuir aos meus colegas bloggers de forma a fazerem uma pequena revisão a este antes da sua publicação final.

O Google Docs é uma ferramenta on-line muito útil na cooperação em equipa. A possibilidade de partilhar e convidar outras pessoas para colaborarem consigo no documento é simplesmente fantástico.

eyeOS – Sistema Operativo Online

Normalmente, após a revisão de um outro blogger, o artigo é submetido no editor do CMS que uso e publicado no site.

Mas existe ainda outra aplicação que uso no meu dia a dia como blogger. Como devem saber, sou estudante e passo bastante tempo na escola. O tempo que me disponibilizam para aceder à Internet é aproveitado ao máximo para ler as RSS feeds, recolher noticias e começar a escrever textos ou pequenos trechos.
Como nem sempre tenho acesso ao mesmo computador ou nem sempre tenho tempo de publicar o post, comecei a usar uma ferramenta chamada eyeOS.

O eyeOS é um sistema operativo on-line que me permite o acesso a aplicações simples e armazenar pequenos ficheiros.

Muitas das vezes uso o RamISP, um serviço que corre a plataforma eyeOS, para guardar pequenos posts e links importantes que posso voltar a rever mais tarde sem a necessidade de guardar numa pen ou enviar para o e-mail. Basta-me apenas aceder ao meu sistema operativo on-line.

Esta é a minha rotina diária, parece um pouco complicado e trabalhoso, mas o resultado final vale sempre a pena. E quase que me esquecia, durante estes passos todos, nada melhor do que uma música para fazer as ideias vir ao de cima.

Fiquem bem e bons posts.

Alojamento Web

Gere as tuas pausas quando estás no computador com o Workaholic

workaholicO problema de trabalhar em ou com computadores é passarmos muitas horas em frente a eles, sem que nos apercebamos disso. Depois, acabamos com a vista cansada e com algumas lesões musculares. Por isso convém fazer umas pausas de vez em quando.

Mas isto levanta outro problema: saber quando é altura de fazer uma pausa. A maioria das pessoas estão tão concentradas (ou até mesmo vidradas), nem que seja nos chats e jogos, que se esquecem completamente disso.

Para lembrar os utilizadores das pausas, existe uma pequena aplicação para GNU/Linux chamada Workaholic. O utilizador configura o intervalo de tempo entre cada notificação e a duração de cada pausa, e o Workaholic trata do resto. Se for necessário, uma pausa pode ser adiada durante 5 ou 10 minutos.

Um pacote para Debian e seus derivados está disponível para download. Os utilizadores das outras distribuições de GNU/Linux terão que descarregar e compilar a aplicação ou procurá-la nos repositórios.

Download

Alojamento Web

Wikipédia atingiu os 10 milhões de artigos

wikipediaDurante esta noite, por volta das 4h da manhã, deitei-me e fiquei a ver a série The Office até adormecer. A dada altura do episódio, o "chefe" diz que foi pesquisar tácticas de negociação à Wikipédia e que esta enciclopédia virtual é uma excelente ferramenta porque toda a gente pode escrever sobre o que lhe apetece, proporcionando a informação mais fiável que se pode ter.

Como sabemos – ou deviamos saber -, a informação na Wikipédia nem sempre é fiável. E nunca se deve utilizá-la como verdade absoluta, apenas como referência. E sim, é deprimente ver a TVI, mas não estava a dar nada melhor nos outros canais.

Mas há uma verdade na fala daquela personagem da série The Office: qualquer pessoa pode escrever ou alterar uma entrada na Wikipédia. E isso traduz-me em mais de 10 milhões de artigos actualmente disponíveis nas diferentes línguas – um marco alcançado durante esta semana.

A utilizadora que inseriu o artigo 10 milhões tem o nick Pataki Márta. A entrada é sobre o pintor Nicholas Hilliard e está disponível na versão húngara da Wikipédia.

Parabéns à Wikipédia por mais este marco histórico, e votos de muitas mais entradas adicionadas a este serviço que todos, incluindo eu, costumam utilizar como referência e ponto de partida para algumas pesquisas.

via Mashable.com

Alojamento Web

Configuration Mania torna a configuração do Firefox bem mais simples

Uma das coisas irritantes do Firefox – e que também evita alguns problemas – é a maioria das opções não estar visível nas Preferências. Quem quiser aceder a essas opções, tem que inserir o endereço about:config na barra de endereço e percorrer a lista enorme de entradas.

Para tornar isto um pouco mais simples, existe uma extensão para este browser chamada Configuration Mania. Ela adiciona um novo utilitário, semelhante à janela das Preferências, onde é possível aceder a muitas daquelas opções escondidas no about:config.

Como é óbvio, devem ter cuidado ao alterar as opções "escondidas" do Firefox; se não, arriscam-se a uma pequena dor de cabeça à custa do vosso "espírito aventureiro".

A extensão Configuration Mania suporta as versões 2.0 até à 3.0 beta 4 do Firefox.

Configuration Mania, via gHacks.net

Alojamento Web

Mmm, posso alterar o menu de contexto

Mmm… é o nome de uma aplicação. Este programa, que se chama mesmo Mmm, tem uma versão gratuita e outra paga, e permite adicionar, mover e remover entradas ao menu de contexto no Windows.

O Mmm permite ao utilizador ter um maior controlo sobre as opções que quer disponíveis no menu de contexto. Este controlo, se bem explorado, pode resultar numa maior produtividade do utilizador.

Imaginem que querem adicionar uma opção ao menu de contexto de um ficheiro. Com o Mmm podem fazê-lo. Se precisarem de remover uma entrada, também podem. O céu é o limite – mas tenham cuidado, não vão bater com a cabeça nele.

Este pequeno utilitário é compatível com o Windows XP, mas não com o Windows Vista.

Download do Mmm, via appaholic.co.uk

Alojamento Web

Google lança ferramenta de sincronização do Google Calendar para o Microsoft Outlook

Google Calendar Sync é uma ferramenta gratuita do Google que sincroniza automaticamente as entradas e calendários do Google Calendar com o Microsoft Outlook.

Este programa tem dois tipos de sincronização: de duas vias ou de uma via. Com o primeiro tipo de sincronização, as alterações feitas a um calendário, seja no Outlook ou no Google Calendar, são replicadas no outro. No segundo tipo, são copiados apenas os itens de um calendário para o outro.

Download, via Oficial Google Blog

Alojamento Web

Google está a desenvolver um rival da Wikipédia

O Google anunciou publicamente que está a desenvolver uma "enciclopédia" online chamada Knol, com uma vertente social e onde será possível aos autores inserirem anúncios.

knol

Knol, de acordo com o Google, significa "unit of knowledge" (união de conhecimento).

Ao contrário da Wikipédia, o Knol terá um sistema de classificação das entradas e dos autores. Cada página (artigo) será avaliada pelos restantes utilizadores através de comentários e análises e essa avaliação afectará a reputação do autor da página no Knol. Mas o Knol vai para além da classificação: se um utilizador considerar determinada página incorrecta ou incompleta, ele poderá criar uma sobre esse assunto. Ambas ficarão disponíveis para pesquisa.

A vertente mais social não é a única diferença da Wikipédia. O Knol também irá permitir a inserção de anúncios nos artigos. Isto será um forte atractivo para a utilização do serviço, principalmente para o enorme grupo de utilizadores que está sempre à procura da nova forma de ganhar dinheiro da internet (e que até criam blogs sobre isso e tudo :P).

O Google, ao criar este sistema, está a desenvolver um serviço de informação mais social que a Wikipédia, onde os utilizadores terão sempre a última palavra e a responsabilidade pelos conteúdos inseridos no serviço. Mas será isso bom? E até que ponto irá afectar a Wikipédia?

Alojamento Web

CCleaner 2.01.507

A empresa Piriform lançou a nova versão do conhecido programa freeware de privacidade e optimização de sistema, CCleaner.

O CCleaner é capaz de limpar a cache, histórico, cookies e sites visitados do Internet Explorer, Firefox e Opera. Também remove os ficheiros que se encontram na Reciclagem, ficheiros temporários do Windows, ficheiros de registos (logs) e ficheiros temporários de aplicações como o Windows Media Player, Winrar, OfficeXP, eMule, Nero, etc. Para além de ser uma autêntica dona de casa do sistema, o CCleaner também consegue remover entradas inválidas e não usadas do registo do Windows e remover os programas que são executados aquando do início de uma sessão do Windows.

Nesta nova versão, foram corrigidos os bugs que faziam com que alguns ficheiros temporários e links visitadas do Internet Explorer não fossem removidas, a opção "Fix All" e as teclas de atalho do optimizador do registo já funcionam correctamente e a velocidade e interface do programa foram melhorados.

Se dão valor à vossa privacidade, o CCleaner é uma excelente solução.

Download

Alojamento Web

WebTuga no TekPT

Apartir de hoje o WebTuga estará agregado ao Planeta TekPT.

Foi com muito prazer que o utilizador Dextro convidou a aderência do WebTuga ao Planeta TekPT e também foi com muito prazer que lhe respondi afirmativamente ao convite.

Acho este projecto bastante ambicioso e com bastante potencial, pelo qual o WebTuga têm o seu melhor para dár.

O que é o TekPT?

TekPT

O Projecto TekPT é um agregador de blogs noticiosos colectivos ou individuais nacionais.

O objectivo do projecto é dar maior visibilidade aos seus membros e promover o aumento da qualidade daquilo a que chamaremos o "Jornalismo Amador Online". A informação é o principal foco do TekPT ao invés das opiniões pessoais.´

Portanto, a partir de agora poderão ver as entradas do WebTuga também no Planeta TekPT.