AppleStores Europeis Down!

AppleStore Down

Ao que parece, todas as Apple Stores online europeias estão down. Será apenas manutenção ou estará a Apple a preparar alguma surpresa?

Esperemos por novidades… 😛

Update:

Comentário de um empregado da Apple no TUAW:

There aren’t any new products. Changes were made to take effect today for the shopping cart. If you mouse over the cart up top you can now see the items in the cart without going to the shopping cart. In addition, you can now save items instead of an entire cart using your apple id. Saved carts can also be renamed with whatever you like. Saved cart numbers changed from W11111111 to SC1111111. Also when items are in your cart you can enter your zip code to see what the total would be with tax as well as different shipping methods. You also now have the option of showing estimated delivery dates if you were to place an order without actually entering your payment info. I work for apple cust svc, we were trained on this last week.

Alojamento Web
Alojamento Web

Combate as patentes de software na Europa, torna o mundo um local melhor para viver

Por todo o mundo, lobbys de grandes empresas estão a tentar implementar sistemas de patentes dracónicos para o software, que apenas beneficiam essas empresas e prejudicam o consumidor, nomeadamente com o encarecer dos produtos devido ao pagamento de royalties dessas patentes e com o impedimento da evolução.

Cabe a cada um de nós, pessoas individuais ou colectivas, lutar contra isso. É um perigo que temos que combater, com o risco de virmos a ter um mundo pior se não o fizermos – muito provavelmente, com processos de violação de patentes por desenvolvermos uma aplicação que utiliza as teclas Page Up e Page Down (a patente da utilização destas teclas para navegar num documento está atribuída a uma empresa nos Estados Unidos).

Se fazes parte de uma empresa ou associação e queres ajudar a combater as patentes de software no espaço europeu, para que a criatividade e evolução no desenvolvimento de software não sejam castradas, dirige-te a stopsoftwarepatents.org e assina a petição. A data limite para a tua organização, empresa ou grupo fazer a subscrição inicial da petição é 31 de Agosto (daqui a dois dias), às 11 horas de Portugal (12 horas em Paris).

Não vais precisar de poderes de aranha ou de uma capa preta para seres um herói. Basta assinares a petição e vais ajudar a tornar o mundo um local melhor. E, se desenvolves software, estás a livrar-te de eventuais processos só porque alguém decidiu patentear o duplo clique do rato no botão de confirmação da acção e decidiu processar-te por violação dessa patente.

Se não acreditas nos perigos de um sistema de patentes de software na Europa, pensa no seguinte: o kernel Linux seria o que é hoje se existissem patentes na Europa? E o Firefox? Muito provavelmente, estes dois conhecidos projectos ainda estariam a ser desenvolvidos numa garagem, sem que o mundo soubesse que eles existem e os pudesse utilizar.

Alojamento Web

Dia da mãe

Obrigado porque tiveste na tua vida um lugar para a minha vida, renunciando a tantas coisas boas que poderias ter saboreado. Porque – mais do que isso – fizeste da tua vida um lugar para a minha. E de muitas maneiras morreste para que eu pudesse viver.

Porque não eras corajosa, mas tiveste a coragem de embarcar numa aventura que sabias não ter retorno.

Porque não fizeste as contas para avaliar se a minha chegada era conveniente: abriste simplesmente os braços quando eu vim.

Porque não só me aceitaste como era, como estavas disposta a aceitar-me fosse eu como fosse. Porque dirias "o meu filhinho" mesmo que eu tivesse nascido deformado e me contarias histórias ainda que eu tivesse nascido sem orelhas. E me levarias ao colo mesmo que eu fosse leproso. E, mesmo com tudo isso, me mostrarias com orgulho às tuas amigas. Porque seria sempre o teu bebé lindo.

Devo-te isso, embora não tenha acontecido, porque o farias.
Obrigado porque não tiveste tempo para visitar as capitais da Europa. Porque as tuas amigas usavam um perfume de melhor qualidade que o teu. Porque, sendo mulher, chegaste a esquecer-te de que havia a moda.

Porque não te deixei dormir e estavas sorridente no dia seguinte. Porque foste muitas vezes trabalhar com manchas de leite na blusa. Porque me sossegaste dizendo "não chores, filho, que a mãe está aqui", e estar no teu regaço era tão seguro como dormir na palma da mão de Deus.

Obrigado porque é pensando em ti que posso entender Deus.

Obrigado porque não tiveste vergonha de mim quando eu fazia birras nos museus, ou me enfiava debaixo da mesa do restaurante porque queria comer um gelado antes da refeição. E porque suportaste que eu, na adolescência, tivesse vergonha de que os meus amigos me vissem contigo na rua.

Obrigado porque fizeste de costureira e aprendeste a fazer bolos. Porque fizeste roupas e máscaras para as festas da escola. Porque passaste uma boa parte dos fins de semana a ver jogos de rugby ou de futebol para que – quando eu perguntasse "viste-me, mãe, viste-me?" – pudesses responder com sinceridade e orgulho "é claro que te vi!".

Obrigado por o teu coração ser do tamanho de me teres dado irmãos. Como eu seria pobre se não os tivesse!

Obrigado pelas lágrimas que choraste e nunca cheguei a saber que choraste.

Obrigado porque me ralhaste quando me portei mal nas lojas, quando bati os pés com teimosia, quando "roubei" batatas fritas antes de o jantar estar servido, quando atirei a roupa suja para um canto do quarto. Obrigado por me teres mandado para a escola quando não me apetecia e inventava desculpas. E por me teres mandado fazer tarefas da casa que tu farias bem melhor e muito mais depressa.

Obrigado por teres mantido a calma quando eu num dia de chuva fui consertar a bicicleta para a cozinha, ou quando arranjei uma namorada de cabelo verde…

Obrigado por teres querido conhecer os meus amigos, e por todas as vezes que não me deixaste sair à noite sem saberes muito bem com quem ia e onde ia.

Obrigado porque eu cresci e o teu coração parece ter também crescido. Porque me deste coragem. Porque aprovaste as minhas escolhas, e te mantiveste a meu lado apesar de ter passado a haver a distância. Porque levantas a cabeça – mesmo sabendo que eu estou muito longe – quando vais na rua e ouves alguém da multidão chamar: "mãe!".

Obrigado por guardares como tesouros os desenhos que fiz para ti na escola quando era, como hoje, o Dia da Mãe. E por ficares à janela a ver partir o carro, quando me vou embora, comovendo-te com os meus sinais de luzes.

Obrigado – já agora… – por não teres esquecido quais são os meus pratos favoritos; por o sótão da tua casa poder ser uma extensão do sótão da minha casa; por teres ainda no mesmo lugar a lata dos biscoitos…

por Paulo Geraldo
Alojamento Web

Portugal abaixo da média europeia no acesso à banda larga

De acordo com um relatório recentemente publicado pela Comissão Europeia, o número de utilizadores com acesso à banda larga em Portugal cresceu, mas ainda não é suficiente.

No relatório publicado pela Comissão Europeia, Portugal tem uma percentagem de penetração do acesso à banda larga de 16.1 – um valor ainda abaixo da média europeia, que ronda os 20.04%, e que vale o 18º lugar ao nosso país.

Em primeiro lugar estão a Dinamarca, Finlândia, Holanda e Suécia, seguidos do Reino Unido, Bélgica, França e Luxemburgo. No fundo da tabela está a Bulgária, com apenas 7.6%.

Alojamento Web

iPod Classic e Nano com Preços Rebaixados

Para não falhar à nova tradição, a Apple fechou a Apple Store hoje, e voltou com novidades quase invisíveis.

A Apple baixou o preço dos iPod Classic e Nano na Europa. No caso de Portugal, os preços mínimos baixaram para 139€ no iPod Nano e para 229€ no iPod Classic. Ao contrário dos recentes rumores, não há um iPod Nano roxo.

Alojamento Web

Alguns Rumores Sobre O iPhone

Surgiram durante o dia de ontem e hoje alguns rumores relativos ao iPhone, e como não justifica um post para cada um, reúno-os todos num único post.

O primeiro é então o suporte ao Adobe Flash na próxima versão do firmware do iPhone, que segundo o site GearLive (o mesmo que mostrou as alterações no Home Screen do 1.1.3 antes de ele sair) estará para sair para breve. Esta actualização responde assim à critica de muitos utilizadores, e deverá ser lançada, segundo o Gizmodo, no evento a ocorrer a 26 de Fevereiro.  O Flash ainda não foi incorporado por razões de negociações entre a Apple e a Adobe, segundo o GearLive.

O segundo vem dos analistas da Citybank, citados pelo CrunchGear, que dizem que o iPhone 3G deverá ser lançado dentro de 6 meses. Estas conclusões são tiradas pelo facto de haver uma baixa quantidade do actual modelo em stock e da procura elevada de um modelo 3G na Europa (neste lado do Atlântico gostamos de velocidade). O modelo deverá ser lançado ainda este ano na Europa e Ásia, deixando os EUA de fora.

O terceiro vem do CEO da T-Mobile que diz que a operadora vai começar a comercializar o iPhone na Áustria ainda na primeira metade deste ano, segundo o AppleInsider.

Imagem retirada do site Gizmodo (ando a tempos para a usar) 

Alojamento Web

Europa é o número 1 no envio de spam

De acordo com um relatório da empresa Symantec, conhecida pelo anti-vírus Norton, a Europa é responsável por 44% do spam mundial, tornando-se o continente de onde provém mais emails não solicitados.

Como causa provável para este aumento no número de spam enviado, a Symantec aponta o crescimento no acesso à banda larga nos países do velho continente e o facto de 8 dos 10 países do mundo com mais subscritores de banda larga por cada 100 habitantes serem países europeus.

Aproveito este post para deixar algumas dicas que poderão evitar que o vosso computador se torne mais uma máquina de envio de spam: não reenviem aqueles mails parvos com powerpoints, fotos de putos que nunca viram na vida e outras porcarias aos vossos contactos; não abram emails de origem desconhecida, pois o mais certo é conterem malware; se receberem um email do vosso banco a pedir para enviarem os vossos dados por email, telefonem para o banco afim de confirmarem a veracidade do mesmo; e tenham cuidado com os sites que visitam.

Relatório da Symantec (pdf), via Arstechnica.com

Alojamento Web

Utilização do Firefox cresceu na Europa em 2007

O Firefox está em bom crescimento, principalmente no velho continente (continente europeu). Parte deste sucesso deve-se ao Internet Explorer, que registo uma queda na utilização.

De acordo com a empresa XiTi Monitor, o Firefox teve um crescimento de 4,8% no espaço europeu, passado dos 23,3% de utilização verificados em Janeiro para os 28% de Dezembro.

Dos vários países europeus, é a Finlândia quem mais utiliza o browser da Mozilla, seguida da Eslovénia, Polónia, Eslováquia e Hungria. Portugal está lá mais para o final da tabela, com uns míseros 21,4%.

Quem também está a crescer é o Opera, com uma percentagem de utilização a rondar os 3,3%.

Portugueses e portuguesas, toca a ir ao site da Mozilla e/ou Opera e a descarregar um destes browsers. Ajudem Portugal a fazer boa figura!

via ArsTechnica

Alojamento Web

Digam sim à vossa privacidade

Gostavam que o vosso ISP monitorizasse todo e qualquer download que efectuam? Eu não! Mas é isso que a Europa se prepara para instaurar, devido ao lobbying da indústria musical.

Eu não tenho nada a esconder, mas se há coisa de que não abdico é da minha privacidade, que por acaso é algo a que tenho direito.

Esta possível medida é completamente ridícula e vai fazer com que o justo pague pelo pecador. Todos nós sabemos que existem milhares de computadores que fazem parte de uma ou mais botnets. E também sabemos que não é difícil utilizar essas mesmas botnets para fazer downloads, deixando o inocente utilizador infectado a pagar por isso.

Mostrem o vosso descontentamento para com esta medida de uma forma educada e civilizada, enviando um email a Vasco Graça Moura,o nosso representante no Comité Europeu da Cultura e Educação: vasco.gracamoura@europarl.europa.eu

Mais informações sobre este assunto no site da Electronic Frontier Foundation.

via ptnik.blospot.com