codename: Leonidas

Depois de Werewolf (Fedora 8), Sulphur (Fedora 9), Cambridge (Fedora 10) está a chegar o Leonidas (Fedora 11)

Fedora 11 já está disponível em versão alpha.

Esta versão ainda tem falhas, problemas e funcionalidades incompletas, quem o diz são os reponsaveis pelo projecto. Mas o que é que podemos esperar (da versão final) deste novo Fedora? tempos de arranque mais pequenos (20 segundos é o valor prometido pelo pessoal do Fedora Project) ambiente gráfico Gnome 2.24, KDE 4.2 RC2 e Xfce 4.6, sistema de ficheiros Btrfs e Ext4, Windows Cross Compiler, novo sistema de controlo de volume,  NetBeans 6.5, Python 2.6,  X Server, Git 1.6.1.1… entre outras novidades.

link: http://fedoraproject.org/en/get-prerelease

Leonidas foi o nome escolhido por votação pela comunidade Fedora, na votação estavam nomes como Zampone, Euryalus, Duchess, Blarney Claypool, Brasilla e Indomitable


será que iremos ver um grito “This is FEDORAAAAA” no combate dos novos sistema operativos?

Abraços, Bom fim de semana

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 12/05/08 – 18/05/08

Top posts

Olá a todos, hoje é Domingo e por isso mesmo vou deixar aqui a lista dos posts mais interessantes desta semana.

Esta semana contámos com o relançamento do TugaSport, o nosso blog de desporto e ainda com a abertura da secção Electrónica no nosso fórum.

Tem sido também uma semana de reorganização de toda a equipa do WebTuga, que está a preparar novidades para breve, fiquem atentos. Deixo-vos com os nossos melhores posts da semana.

Até já…

Alojamento Web

Fedora 9 – Download

Fedora 9

Já está disponível para download o novo Fedora 9.

De entre as novidades está a versão 2-6-25 do kernel Linux, o Gnome 2.22 e ainda a oferta do KDE 4, que há muito se espera para a distribuição. A beta 5 do Firefox 3 está também incluída, oferecendo um menor consumo de recursos aliado a uma performance de topo, oferecendo uma experiência de navegabilidade muito melhor comparada com a do Firefox 2.

O chamado Sulphur, também inclui novidades a nível mais técnico, como o servidor de som PulseAudio e o PolicyKit que implementa uma segurança muito mais rígida ao sistema, que agora está incorporado de forma mais completa e firme.
O NetworkManager, que facilita configurações de rede e ligações mais simples a redes sem fios, traz agora suporte a dispositivos GSM e CDMA.

Outra novidade é o PackageKit que oferece uma gestão universal de instalações, pacotes e actualizações de forma fácil e rápida. Esta plataforma é compatível com diversos sistemas de gestão de pacotes, deste o YUM do próprio Fedora até aos doutras distribuições, o que faz do PakageKit uma bela implementação para outras soluções.

O tema visual Nodoka foi também aprimordiado. Está mais limpo e mais refinado no Fedora 9. Agora é mais consistente e mais polido e suporta as novidades da nova versão do Gnome.

O Fedora está disponível em 3 downloads: Install Media, Desktop Live Media e KDE Live Media. As dua últimas são versões LiveCD com instalador.
Alojamento Web

CNR para Ubuntu 8.04 já disponível

CNR para Ubuntu

Mesmo antes do lançamento final da distribuição Ubuntu 8.04 Hardy Heron, a equipa Linspire anunciou o lançamento do CNR para esta mesma distribuição.

O CNR é uma aplicação que permite com apenas alguns cliques a instalação de software e aplicações, bem como a sua gestão, em Linux.

Poderá fazer o download da aplicação para Ubuntu 8.04 no site oficial.

Caso use OpenSuse, Fedora ou Debian ainda terá que esperar ou então optar por uma distribuição que já o traga instalado como é o caso de Freespire e Linspire.

Alojamento Web

O que esperar do Ubuntu 8.04

ubuntuA próxima versão do Ubuntu, que é também a próxima Long Term Support (versão com suporte de três anos para o desktop e cinco para o servidor), está apenas a seis dias de ser lançada. Por isso, está na altura de fazer um pequeno resumo do que se pode esperar da nova versão desta distribuição de GNU/Linux.

Uma das novidades é a inclusão do Wubi, algo que interessa bastante a quem utiliza Windows e quer experimentar o Ubuntu. Esta aplicação permite instalar o Ubuntu a partir do Windows, sem necessidade de criar partições.
A versão 7.3 do Xorg será incluída. Isto permitirá uma melhor configuração automática do hardware gráfico e será usado em conjunto com um utilitário que permite alterar de forma dinâmica a resolução, taxa de refrescamento e rotação de um segundo monitor.
A versão do Linux incluída será, à partida, a 2.6.24. Ela inclui um novo scheduler, melhor gestão de energia e melhor suporte de dispositivos wireless.
O Gnome continuará a ser o gestor de desktop por omissão. A versão que figurará no Ubuntu 8.04 será o Gnome 2.22; no Kubuntu, será utilizado o KDE 3.5.9; o Xubuntu terá a versão 4.4.2 do XFCE
Para uma gestão mais simples e usável das permissões, será usado o PolicyKit. Esta framework de segurança estará integrada nas ferramentas administrativas, na forma de um botão.
A gestão do som ficará a cargo do PulseAudio, uma framework que permite controlar o som de cada aplicação individualmente na ferramenta de volume do desktop.
Outras novidades são um novo cliente de bittorrent, uma nova aplicação para gravar CDs e DVDs, um novo cliente VNC, adição do Inkscape, suporte para o sistema de virtualização do Linux, integração com ActiveDirectory, uso de um interface gráfico para a firewall e melhor protecção da memória.

Isto acabou por não ficar pequeno, mas continua a ser um pequeno resumo. A próxima versão do Ubuntu parece ser interessante. Talvez seja esta que vos fará largar os sistemas proprietários. Se não, podem sempre ver a Caixa Mágica, Fedora, Mandriva, gNewSense, Mandriva, etc.

Alojamento Web

Como instalar o KDE 4 no Fedora 8

No Fedora 8, o KDE 3.5.x ainda é a versão do K Desktop Environment utilizada. A versão 4 será apenas incluída no Fedora 9.

Se não querem aguardar até ao lançamento da próxima versão do Fedora, o blog lokuhetty.blogspot.com tem um tutorial que explica como compilar e configurar o KDE 4.0.2 no Fedora 8.

Este tutorial é feito com recurso exclusivo à linha de comandos. Mas está bem explicado, por isso não deverão ter grandes dificuldades.

Alojamento Web

Amazon MP3 Downloader disponível para GNU/Linux

amazon mp3

A Amazon MP3, a loja de músca sem DRM da Amazon, já tem uma versão do Amazon MP3 Downloader para GNU/Linux.

Esta aplicação está disponível para as distribuições Ubuntu, Fedora, Debian e OpenSUSE. A página de download oferece as instruções de instalação do Amazon MP3 Downloader.

via Mashable.com

Alojamento Web

Leva o poder das ferramentas GNU ao Windows com o UnixUtils

Wget, ls, grep, man, mkdir, ps. Quem utiliza alguns sistemas livres conhece estes pequenos programas: são utilitários presentes em distribuições de GNU/Linux como o Ubuntu, Fedora ou Caixa Mágica, que dão bastante jeito.

Em Windows era possível utilizar as versões para GNU/Linux através do Cygwin. Mas as aplicações do UnixUtils, que são mais de 100, são binários nativos de Windows – executáveis normais de Windows.

Se, quando utilizam Windows, sentem falta das ferramentas GNU, o UnixUtils é uma lufada de ar fresco.

UnixUtils, via Lifehacker.com

Alojamento Web

Como instalar o Ubuntu num Asus Eee PC

Todos temos uma costela de hacker: gostamos de alterar algo, de ver como funciona, de lhe conferir novas funcionalidades, de optimizar. É por esta razão que os mini-computadores como o XO e o Eee Pc têm tanto sucesso entre os entusiastas da informática; a relativa facilidade com que estes computadores podem ser alterados e podem ser usados para criar algo novo é um grande atractivo.

Recentemente falei-vos de um Eee PC onde foi instalado o Mac OS X. Como poderam ver pelo vídeo, este computador tinha umas "marosquices" para poder funcionar com o sistema operativo da Apple. Hoje, venho falar-vos da possibilidade de instalar o Ubuntu neste mini-computador da Asus: basta ler estes guias do Sampletheweb.com (parte 1 e parte 2).

Esta dica poderá ser adaptada a outras distribuições, como, por exemplo, o Gentoo, o Fedora ou o Debian; basta que dêem uso a essa vossa costela de hacker.

Alojamento Web

CNR já pode ser usado pelo Ubuntu

CRNA Linspire abriu o seu repositório de software CNR (Click N’ Run) para outras distribuições e disponibilizou o cliente para a instalação de pacotes deste repositório.

O CNR é um repositório de software criado pela Linspire para as suas distribuições Linspire e Freespire. É semelhante aos repositórios de qualquer distribuição, mas este tem muito software proprietário.

A instalação de um programa deste repositório não é diferente da instalação de um deb: basta fazer o download e clicar nele para o gestor de pacotes fazer a instalação.

Para já, apenas existem clientes para o Ubuntu 7.04 e 7.10, mas dentro de pouco tempo estarão disponíveis clientes para Debian, OpenSUSE e Fedora.

{Fonte: PuntoGeek}