Caricatura de Jack Sully (Avatar)

Avatar” – Um filme e um monstruoso sucesso. No primeiro fim de semana de estreia, arrecadou 77 milhões de dólares, muito mais do que os estúdios esperavam que o filme atingisse. “Avatar” não só um filme brilhante como tem a mais poderosa mensagem ambiental do ano.

Conquistou já nove nomeações distribuídas por várias categorias, incluindo nelas melhor filmes e melhor realizador do ano (James Cameron). Aqui vos deixo a minha oferta deste maravilhoso filme.

Alojamento Web

Pirates of Silicon Valley

Pirates of Silicon Valley

Pirates of Silicon Valley feito em 1999, é um filme não autorizado feito apenas para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme documenta o nascimento da era da informática, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 do MIT, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1985, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple por John Sculley.

Começando no campus da UCB (Universidade de Berkley) durante o período do Movimento Liberdade de Expressão, o filme expõe as aflições dos amigos Steve Jobs (Noah Wyle) e Steve Wozniak (Joey Slotnick)), que formariam a Apple Computer; e os estudantes de Harvard, Bill Gates (Anthony Michael), Steve Ballmer (John Di Maggio) e o amigo de Gates, Paul Allen (Josh Hopkins), que criariam a Microsoft.

Gates, Jobs e Wozniak deixariam a universidade (Jobs foi na realidade, um estudante do Reed College) por um curto período, mas isto não é documentado no filme; Wozniak logo regressaria à UCB) para poder tomar o papel no crescimento da revolução dos computadores pessoais. O filme é narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.

Vejam aqui o filme completo!

Pirates of silicon valleyPart 1


Continue reading “Pirates of Silicon Valley”

Alojamento Web

uShare – Servidor de Áudio e Vídeo

Quantas vezes não aconteceu já termos um filme no desktop e para ver-mos esse filme pegamos numa pen ou disco externo, passamo-lo para o portátil, ligamos o portátil à TV e por fim vemos o filme!?

O que apresento aqui é o uShare: um software elaborado pela GeeXboX que permite fazer do nosso computador (Linux) um servidor multimédia.

Powered by Linux

Quantas vezes não aconteceu já termos um filme no desktop e para ver-mos esse filme pegamos numa pen ou disco externo, passamo-lo para o portátil, ligamos o portátil à TV e por fim vemos o filme!?

O que apresento aqui é o uShare: um software elaborado pela GeeXboX que permite fazer do nosso computador (Linux) um servidor multimédia.

O que muitos detentores de PS3 e XBOX360 se queixam em larga escala (incluindo eu) é a conectividade com o Linux. Ora, após uma pesquisa na internet, encontrei este software livre e leve (mesmo ao gosto do malta!) que, apesar de não ter add-ons nem plugins ou outro tipo de funções, desempenha brilhantemente o seu papel.

Explico então como configurar o uShare ao seu gosto:

1 – É necessário fazer download, pode encontrá-lo aqui. Após o download basta instalar ou se estiver disponível no repositório da distribuição que usa (no Ubuntu9.04 está) basta invocar o seguinte comando na consola:

sudo aptitude install ushare

2 – Após a instalação basta configurar o uShare (e talvez o nosso router) para partilhar o que nós queremos da maneira mais eficaz.
Para abrir o ficheiro de configuração execute na consola:

sudo gedit /etc/ushare.conf

O ficheiro de configuração contém, para cada opção, uma explicação e um exemplo (para quase todos).

Vejamos as mais importantes:

Nome que aparecerá no dispositivo para aceder aos ficheiros partilhados:
USHARE_NAME=LINUX

Interface que se liga à mesma rede que os dispositivos que irão aceder aos ficheiros partilhados:
USHARE_IFACE=wlan0

Se o seu router possuir UPnP activado, ignore esta linha deixando em branco a seguir ao sinal de igual, caso contrário coloque um número (pode ser o que está no exemplo: 49200) e guarde-o. Vai precisar dele:
USHARE_PORT=

Neste campo deve incluir as pastas que serão partilhadas. Se for mais que uma, devem de ser separadas por virgulas.
USHARE_DIR=/dir1,/dir2

Se estiver a partilhar os conteúdos para uma XBOX360, esta linha deve de ter o valor ‘yes’ (sem plicas) ou ‘no’ caso contrários (também sem plicas)
USHARE_ENABLE_XBOX=yes

Se estiver a partilhar os conteúdos para uma PS3, esta linha deve de ter o valor ‘yes’ (sem plicas) ou ‘no’ caso contrários (também sem plicas)
ENABLE_DLNA=no

3 – Se o seu router não possui UPnP ou tem o UPnP desactivado, deve abrir os portos (TCP/UDP) para o computador que irá aceder aos ficheiros. O porto que é utilizado encontra-se na linha.

(Se não sabe configurar o seu router, pode consultar este site: http://portforward.com/)

USHARE_PORT=

Existem mais opções, não tanto importantes, como ligação TELNET e uma WebUI (muito fraca a meu ver, torna-se mais fácil a configuração manual no ficheiro).

Se tiverem dúvidas podem sempre perguntar 🙂 estarei aqui para ajudar no que for preciso!

Cumprimentos aos nossos leitores e bons streams!

Alojamento Web

Pirataria… Bom, mau ou indiferente?

Bem eu tenho vindo a ver cada vez mais artigos a dizer que a culpa da queda das vendas de jogos / música / filmes é da pirataria… mas será que isto é verdade?

A meu ver isto está completamente errado…

Vou dar um exemplo, se eu sacar um jogo X e o jogo for bom eu vou comprar, até porque na maioria das vezes o jogo “copiado” não dá para jogar on-line, ou não tem certos extras. Se não fosse por este jogo X estar disponível em sites de pirataria eu jamais o tinha experimentado muito menos pensava em comprar.

Se for mau não o vou comprar, mas neste caso ninguém fica a perder porque eu jamais o compraria sem o experimentar.

Para mim a pirataria é um bom meio de divulgação de novo material.

No caso da música, “ah e tal as vendas de CD’s têm decrescido e tal”… toda a gente tem leitores de MP3 já ninguém quer os CD’s, por isso é que as vendas de MP3 têm subido. Não é por causa da pirataria.

Qual é a vossa opinião sobre este caso? A pirataria é um bom meio de divulgação ou é simplesmente prejudicial para as vendas?

Alojamento Web

Ver vídeos do Hulu fora dos Estados Unidos da América

Hulu

Se são tão viciados em séries de TV como eu, de certeza que já ouviram falar do Hulu. O Hulu é um website com séries televisivas, filmes e clips em alta resolução. No entanto, por muita pena nossa, o Hulu apenas permite a visualização de vídeos a pessoas residentes nos Estados Unidos da América.

Mas como quase tudo é possível, o WebTuga apresenta-lhe uma forma de ver filmes do Hulu em todos os países. Para tal recorremos a uma aplicação chamada Hotspot Shield.

O Hotspot Shield permite-lhe navegar anonimamente na Internet, escondendo o seu IP enquanto está online.

Para isso o Hotspot Shield cria uma VPN entre o seu computador e a sua ligação à Internet.

Infelizmente o Hotspot Shield não funciona em Linux ainda, mas pode ser utilizado em Windows XP, Vista, 2000, MacOSx 10.5 Leopard e 10.4 Tiger e ainda no seu iPhone.

Para ver os vídeos do Hulu em Portugal, basta instalar o Hotspot Shield no seu computador e conectar-se. Bastam uns minutos para poder ter acesso a milhares de horas de vídeos gratuitamente e em alta qualidade.

Desejo a todos umas boas horas de cinema em casa… 😛

Alojamento Web

Vuze 4.0

VuzeO Vuze, anteriormente conhecido por Azureus, é um dos clientes de bittorrent mais utilizado em todo o mundo e tem vindo a inovar desde que introduziu este novo nome.

Existe uma rede de vídeos de alta definição no Vuze que lhe permite ver milhares de filmes, traillers, etc…

No Vuze 4.0 são muitas as novidades, desde a aparência da aplicação que faz lembrar o iTunes, até às mais pequenas funcionalidades.

Poderá então fazer o download de vídeos da Vuze HD Network, reproduzi-los no próprio Vuze, partilhar, avaliar e comentar os vídeos.

É ainda possível subscrever os vários canais da rede e verificar as novidades automaticamente.

Para além disso, o Vuze 4.0 permite-lhe procurar por torrents em vários sites, incluindo a própria Vuze HD Network, o Mininova, Jamendo, YouTube, Dailymotion, Btjunkie e muitos mais, basta apenas adicionar nas opções.

Alojamento Web

Nvidia Tegra – O futuro dos dispositiveis móveis

Nvidia Tegra, é o novo conceito criado pela empresa de renome internacional conhecida por produzir Placas Graficas e Chipsets, a Nvidia.

Consiste basicamente em criar o MID (Mobile Internet Device), mais avançado do mundo, com capacidade para jogar, ver filmes em full hd e muito mais.

Aqui fica uma tabela com alguns dos modelos iniciais:

Nvidia Tegra

nVidia Tegra

Alojamento Web

Kantaris 0.3.7 – Reproductor de multimédia open-source

Kantais Player

Kantaris é uma aplicação de reprodução de ficheiros multimédia, criado através do código-fonte do já conhecido reprodutor Open-Source VLC Player.

Esta aplicação reproduz a maioria dos ficheiros de media conhecidos, como são o exemplo dos AVI, MPEG, MGEG-AVC, WMV, MOV, MKV, quicktime, matroska, divx, xvid, H264, MP3, WMA, OGG e muitos outros.

Entre as novidades deste player em relação ao VLC Player está a possibilidade de ver trailers de filmes do site da Apple e ainda a integração do Last.fm no mesmo.

O único problema a apontar é o facto de não estar disponível para Linux ou macOSx, estando limitado a sistemas operativos da Microsoft, o que pode ser temporário visto que o código é livre e qualquer pessoa o poderá editar.

Site: Kantaris
Download: Kantaris 0.3.7

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 05/05/08 – 11/05/08

Pois é, na sucessão do meu post acerca do Skribit, foram várias as pessoas que votaram na minha sugestão de criar semanalmente um post dos top 5 artigos da semana na rede WebTuga.

Decidi então fazer uma recolha dos melhores artigos da semana na rede WebTuga, no entanto não vou limitar os artigos a um número, mas sim colocar aqueles que foram mais relevantes.

Até para a semana… 😛

Alojamento Web

iTunes Com Mais de 1000 Filmes Disponíveis

A Apple disse que o iTunes teria disponíveis 1000 filmes em pouco tempo e passados 63 dias essa marca foi atingida.

Agora o iTunes tem precisamente 1003 firmes disponíveis, meta que ainda é um bocado baixa face ao seu concorrente, Netflix, com 6 mil filmes.

Via MacWorld