Dell Studio – Um computador ecológico, pequeno e bonito

dell studio

“Design pequeno e elegante com opções de cor. Ultra-compacto com tecnologia móvel Intel. O desktop de consumo mais ecológico da Dell.”

É desta forma que o novo desktop da Dell está caracterizado na versão portuguesa do site oficial da Dell.

O Dell Studio, mais conhecido pelo desktop “verde” da Dell, consome menos de 70% de energia e tem um tamanho 80% menor que um computador normal.

Vem equipado com processadores Intel Core 2 Duo, suporta até 4GBs de RAM, tem uma placa gráfica integrada Intel GMA X3100 um gravador de DVD 8x ou uma drive Combo Blu-Ray/CD/DVD 6x, pesa cerca de 2,18kg e está disponível em 7 cores.

A loja online portuguesa ainda não tem preços, mas a loja oficial dos Estados Unidos tem preços a começar nos $499 até aos $1,099, o que dificilmente será equivalente ao preço em Portugal ( podemos sonhar não? ).

O único senão nesta beleza tecnológica é mesmo não estar disponível com Ubuntu pré-instalado.

Alojamento Web

Spore Creature Creator para Mac

A EA disponibilizou finalmente o Spore Creature Creator para Mac OS X. O Spore, um dos jogos mais esperados do ano, é um jogo em que o objectivo é evoluir uma criatura e dominar o Universo com ela. O jogo estará disponível para Windows e Mac e possivelmente iPhone (de relembrar que foi um dos apresentados em Março no evento do SDK).

O Creature Creator permite criar criaturas que depois poderão ser usadas no jogo, quando ele for lançado para o público. Está disponível para download um demo, e para quem o quiser comprar o preço é de 9,95$.

Para correr o Spore Creature Creator é necessário um Mac com processador Intel e OS X Leopard instalado, além de uma placa gráfica Intel GMA X3100 ou superior.

No entanto, se tiver uma GMA 950 (única não compatível da era Intel) também é possível correr o jogo. Para tal deverá fazer o seguinte:

1- Download do trial;

2- Clicar em “Mostrar Conteúdo” (menu de contexto);

3- Abrir a pasta Resources;

4- Abrir o ficheiro tginstall.plist com o Property List Editor (convêm ter o Xcode instalado);

5- Procurar InsufficientRenderers;

7- Mudar de Intel GMA 950 OpenGL Engine para Intel GMA 850 OpenGL Engine;

8- Gravar e correr o instalador.

Este método permite o jogo correr mas deverá ter em atenção que ele não irá correr a 100%.

Download Trial | Spore Creature Creator

Alojamento Web

Gmail Labs – Novas ferramentas para o Gmail

Gmail Labs é a ultima ferramenta disponível na nova versão do Gmail, o serviço de e-mail do  Google.

O Gmail Labs permite aos utilizadores decidir se querem testar novas ferramentas para o Gmail e enviar o feedback para os developers do Google de forma a estes obterem as opiniões das ferramentas.

Isto faz-nos pensar que em breve também será possível a nós, utilizadores, criarmos pequenas ferramentas adicionais para o nosso e-mail.

Poderá activar as ferramentas disponíveis no Labs, na aba Labs do menu "Settings" da sua conta Gmail.

Alojamento Web

Gmail mais rápido que nunca

Gmail faster

O Google começou a melhorar o desempenho das suas aplicações Web e o Gmail foi um dos primeiros serviços a ser optimizado.

Como devem ter reparado, o Google adicionou ao Gmail uma nova barra de progresso. Esta nova barra de progresso, faz parte de um conjunto de mudanças que permitiram aumentar a velocidade de "Loading" do Gmail, tornando-o assim mais rápido.

Para além disso, diz-se que o Google está a preparar uma grande novidade para o Gmail que é a possibilidade de escolher vários "themes" no sistema.

Apesar de para já não passar de um rumor, esta notícia irá certamente despertar à atenção dos utilizadores, que a meu ver iriam gostar de ver esta funcionalidade introduzida.

Alojamento Web

Gmail com barra de progresso

gmail progresso

À pouco, quando fui ver se tinha algum email na minha conta principal de email do Gmail, reparei em algo interessante: quando o site estava a carregar, apareceu um barra de progresso no local onde aparecia apenas o texto «Loading…». Será que o Google está a testar isto ou já começou a implementar esta funcionalidade?

Alojamento Web

Ferramentas e dicas de blogging

Ferramentas para Blogar

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog, ou pode ter em poucos segundos.

No entanto para blogar, não basta apenas ter um blog, é necessário ter vontade e escolher as ferramentas mais apropriadas para o acto do blogging. É quase como um soldado quando entra em batalha, tem que ter a arma correcta e as munições necessárias para estar totalmente preparado.

Na minha actividade como blogger, são várias as ferramentas que utilizo antes de colocar um post aqui no WebTuga ou em qualquer outro blog em que participe.

Google Reader / Gmail – Subscrição de conteúdo

Para estar sempre a par das notícias, subscrevo cerca de 790 rss feeds de sites em várias línguas, sendo a maioria em Espanhol, Inglês e Português. O Google Reader permite-me uma rápida leitura e selecção do conteúdo que me interessa.

Para além de subscrever rss feeds, participo em várias Mailing Lists e nada melhor que o Gmail para ler e gerir as entradas das mailing lists.

Bloco de notas – Editor de texto

Antes de começar a escrever o meu post no editor WYSIWYG do cms que uso ( Joomla ou WordPress ), começo sempre por escrever um rascunho no editor de texto mais simples que tenha à mão.
Ao escrever um rascunho, preocupo-me sempre por estruturar bem as frases de forma a ficar simples e de percepção fácil.

Revisor/Orangoo – Correctores ortográficos

Após criado o artigo, tento sempre dar uma vista de olhos pelos erros e correcções gramáticas, mas existe sempre um erro que deixo para trás, portanto nada melhor que um corrector ortográfico automático para ter uma menor probabilidade de deixar passar erros ortográficos.

Como corrector ortográfico costumo usar o Orangoo, ou então o Revisor, que basicamente são a mesma coisa, mas quando um está em falta, tenho sempre o outro para substituir.

Photoshop – Edição de imagem

Se há coisa que gosto de ver nos meus artigos, é um texto simples e uma imagem cuidada a acompanhar o texto. Penso que isso faz com que o leitor não perca o interesse pelo post.

É então aí que entra o editor de imagem, normalmente photoshop, para tratar uma imagem que vai acompanhar o texto.

Tenho o cuidado de criar uma imagem com fundo transparente, pois seja qual for o fundo, a probabilidade de ficar mais atractivo é maior.

Google Docs – Blogging cooperativo

Muitas das vezes antes de colocar o post no blog, gosto que algumas pessoas o leiam.

Há sempre algo que pode ser melhorado e portanto uso o Google Docs para poder distribuir aos meus colegas bloggers de forma a fazerem uma pequena revisão a este antes da sua publicação final.

O Google Docs é uma ferramenta on-line muito útil na cooperação em equipa. A possibilidade de partilhar e convidar outras pessoas para colaborarem consigo no documento é simplesmente fantástico.

eyeOS – Sistema Operativo Online

Normalmente, após a revisão de um outro blogger, o artigo é submetido no editor do CMS que uso e publicado no site.

Mas existe ainda outra aplicação que uso no meu dia a dia como blogger. Como devem saber, sou estudante e passo bastante tempo na escola. O tempo que me disponibilizam para aceder à Internet é aproveitado ao máximo para ler as RSS feeds, recolher noticias e começar a escrever textos ou pequenos trechos.
Como nem sempre tenho acesso ao mesmo computador ou nem sempre tenho tempo de publicar o post, comecei a usar uma ferramenta chamada eyeOS.

O eyeOS é um sistema operativo on-line que me permite o acesso a aplicações simples e armazenar pequenos ficheiros.

Muitas das vezes uso o RamISP, um serviço que corre a plataforma eyeOS, para guardar pequenos posts e links importantes que posso voltar a rever mais tarde sem a necessidade de guardar numa pen ou enviar para o e-mail. Basta-me apenas aceder ao meu sistema operativo on-line.

Esta é a minha rotina diária, parece um pouco complicado e trabalhoso, mas o resultado final vale sempre a pena. E quase que me esquecia, durante estes passos todos, nada melhor do que uma música para fazer as ideias vir ao de cima.

Fiquem bem e bons posts.

Alojamento Web

Firefox – o Lucky Luke do Mac OS X

Como muito provavelmente esta notícia vai ser abafada, venho mencioná-la aqui no Webtuga, para que ela "não caia no esquecimento".

Adrian Kingsley-Hughes, da ZDNet, anunciou neste site que a versão para Mac PS X do Firefox 3.0 Beta 5 é mais rápida que o Safari 3.1 na interpretação de JavaScript. O teste, da autoria do próprio, foi feito num Mac Mini.

O teste inclui tarefas como a mostragem de imagens 3D, tagcloud, criptografia e manipulação de datas.

Este resultado poderá não parecer muito relevante – e é certo que muito fã da Apple vai dizer isso mesmo -, mas o Javascript é cada vez mais utilizado nos sites à lá Web 2.0 (Gmail, Google Reader, etc).

via Joelcalado.com

Alojamento Web

Firefox – o Lucky Luke do Mac OS X

Como muito provavelmente esta notícia vai ser abafada, venho mencioná-la aqui no Webtuga, para que ela "não caia no esquecimento".

Adrian Kingsley-Hughes, da ZDNet, anunciou neste site que a versão para Mac PS X do Firefox 3.0 Beta 5 é mais rápida que o Safari 3.1 na interpretação de JavaScript. O teste, da autoria do próprio, foi feito num Mac Mini.

O teste inclui tarefas como a mostragem de imagens 3D, tagcloud, criptografia e manipulação de datas.

Este resultado poderá não parecer muito relevante – e é certo que muito fã da Apple vai dizer isso mesmo -, mas o Javascript é cada vez mais utilizado nos sites à lá Web 2.0 (Gmail, Google Reader, etc).

via Joelcalado.com

Alojamento Web

Google Email Uploader permite enviar os mails do Thunderbird para o Gmail

Um dos nossos leitores deixou um comentário no post sobre a importação de emails de outra conta para o Gmail, onde fala de uma aplicação chamada Google Email Uploader. Eu, embebido num espírito de Serlock Holmes, decidi saber mais sobre este programa.

O Google Email Uploader é uma aplicação para Windows apenas. Este programa consegue enviar os emails do Thunderbird e Outlook para a vossa conta de email do Gmail, sem perder a informação dos emails e a estrutura das pastas. O problema é que precisam de uma conta do Google Apps.

Para quem utiliza o Google Apps, esta aplicação poderá ter muita utilidade. Mas se têm apenas uma conta normal do Gmail, então terão que utilizar o bom velho IMAP para transferir os emails.

Google Email Uploader

Alojamento Web

Dá uma nova cara ao Gmail

O Gmail, como os restantes serviços do Google, tem um interface simples e funcional, onde o branco é a cor predominante. Mas há sempre quem não goste do interface. Para esses utilizadores, existem vários temas não oficiais que podem ser utilizados.

Para poderem usufruir deles, precisam do Firefox e da extensão Stylish. Depois, só têm que escolher um tema: um local com imensos temas, não só para os serviços do Google, é o site userstyles.org.

Com a extensão Stylish podem dar um novo look a vários sites, adaptar um estilo já criado ou até criar os vossos próprios temas.