Inbox 2 – Junte as suas caixas de correio e redes sociais

Inbox2 O Inbox 2 é uma aplicação que lhe permite conjugar as várias caixas de correio e contas de redes sociais numa única aplicação, facilitando assim a gestão da sua vida social online e dos contactos feitos em cada uma das redes sociais.

Com esta aplicação poderá também entrar em contacto com pessoas das várias redes sociais, como que se estivesse a enviar um e-mail para pessoas de uma única lista de contactos.

Inbox 2

Caso esteja no trabalho, poderá ocultar a sua caixa de correio pessoal e as redes sociais e assim focar-se apenas no que está a fazer.

Com o Inbox 2 poderá organizar-se muito facilmente e sincronizar a informação com o seu desktop, conta online ou telemóvel. Clique aqui para aceder ao site oficial do Inbox 2.

Alojamento Web

Google Buzz – Google Reader dentro do Gmail?

Google Buzz

O Google acabou de lançar um novo serviço que se integra na caixa de correio da sua conta Gmail, chama-se Google Buzz e estará em breve disponível em todas as contas.

Falava-se do Google estar a preparar o lançamento de uma rede social como o Twitter integrada no Gmail, mas à primeira vista, o Google Buzz parece-se mais a uma integração do Google Reader dentro do Gmail, uma vez que permite importar RSS feeds e conteúdo das outras redes sociais (Twitter, Picasa, Flickr) e partilhar com os seus contactos.

O Google Buzz permite-lhe escolher com quem pretende partilhar os conteúdos e possibilita-lhe ainda ver as actualizações em tempo real. Para quem frequentemente partilha fotos e vídeos com os seus familiares, é uma óptima ferramenta.

Os seus contactos poderão comentar o conteúdo que partilha e poderá acompanhar as conversações através da sua caixa de correio.

Veja abaixo um vídeo que demonstra como o Google Buzz funciona:

Alojamento Web

Instalações da Google

Para além de ser conhecida pelas suas ferramentas web, tais como o seu motor de busca ou o GMail, a Google também é conhecida pelas suas instalações exemplares e excelentes condições de trabalho. Aqui ficam algumas das mais recentes fotos das instalações da Google em Mountain View (Califórnia) e de Zurique (Suíça). Quem não gostaria de trabalhar aqui?

Alojamento Web

Thunderbird 3 Release Candidate 1

Thunderbird 3

Quem me conhece bem sabe que sou fanático pelo cliente de e-mail do macOSx (Mail.app), pois é até agora o único cliente de e-mail que me permite facilmente gerir 18 caixas de correio que mantenho actualmente, tornando-me o trabalho de pesquisa de e-mails bastante fácil.

No entanto estou bastante surpreendido com a evolução do cliente de e-mail da Mozilla, o Thunderbird, que ao que parece na versão 3 está muito mais visualmente agradável e completo.

Nova pesquisa e ferramentas avançadas de filtros

Os resultados das pesquisas nos e-mails podem ser agora filtrados com opções avançadas através do novo motor de pesquisa que permite a filtragem por remetente, tag, anexos, pessoas, pastas ou mailing lists.

Quando utiliza a ferramenta de pesquisa global, o campo se pesquisa será auto-completado utilizando o livro de endereços, poderá fazer uma pesquisa global ou filtrar pelo assunto ou remetente.

Configuração de Novas Contas

Setup Wizard Thunderbird

A ferramenta de configuração de novas contas utiliza ma base de dados de configurações por omissão dos mais populares serviços de e-mail, facilintando assim a configuração de novas contas. Desta forma apenas necessita de saber o seu e-mail e password que o Thunderbird encarregar-se-á de configurar o resto. Poderá opcionalmente configurar manualmente os servidores de e-mail.

Barra de Ferramentas redesenhada

Toolbar

A nova Mail Toolbar foi totalmente redesenhada, incluindo agora um campo para a pesquisa global e botões para acções como verificar novos e-mails, escrever, reencaminhar, abrir o livro de endereços, adicionar tags e poderá também personalizar a sua toolbar por exemplo para adicionar botões como “Escrever” “Responder”, “Reencaminhar”, “Eliminar”, entre outros.

Mensagens de e-mail em abas

Tabbed Mails

Ao fazer duplo clique numa mensagem ou pressionar em enter, a mensagem irá abrir numa nova aba no cliente de e-mail. Caso clique com o scroll do rato na mensagem, esta irá abrir em background.

Quando fechar o Thunderbird, as abas visiveis serão guardadas e restauradas mais tarde quando abrir novamente o Thunderbird, tal como acontece no Firefox.

Pastas inteligentes

Smart Folders

O painel de pastas tem agora uma opção de pastas inteligentes activada por omissão que permite combinar caixas de correio especiais, como a caixa de entrada de várias contas.

Vista de Resumo das Mensagens

Message Summary

Agora se seleccionar várias mensagens da sua lista de entrada, irá ver um painel com o resumo de todos os e-mails que seleccionou.

Ordenação das colunas

Pode agora ser configurada a forma por omissão de como os e-mails de cada caixa de correio são ordenados.

Arquivo de Mensagens

Poderá agora criar um arquivo de mensagens da sua Caixa de Entrada e de outras pastas utilizando o novo sistema de arquivamento de pastas.

Gestor de Actividade

Activity Manager

O Gestor de Actividade (Activity Manager) guarda todas as informações acerca das interacções do Thunderbird e do seu servidor de e-mail.

Novo Gestor de Extras

Gestor de Extras

O novo gestor de addons podeagora ser utilizado para pesquisar, fazer download e instalar novos addons, que incluem Extensões, Themes e Plugins.

Livro de Endereços melhorado

Livro de Endereços

Se alguém esta na sua lista de endereços, então essa pessoa será assinalada por uma estrela que poderá clicar e lhe permitirá alterar os detalhes do contacto. Caso a pessoa não esteja na sua lista de endereços, poderá clicar no icon e adicionar.

Existe um novo campo que lhe permitirá saber quando é o aniversário dos seus contactos, para além disso poderá também adicionar uma foto para os seus contactos no livro de endereços.

Melhor Integração com o Gmail

O Thunderbird apresenta também uma melhor integração com o Gmail, nomeadamente com as pastas inteligentes como Caixa de Saída e Lixo nas versão não inglesas do Gmail. Para além disso o Thunderbird também utiliza a caixa de correio “All Mail” como pasta de arquivo.

Windows Vista

O Thunderbird 3 está agora integrado com os resultados da pesquisa do Windows Vista, sendo-lhe apresentada uma mensagem na primeira vez que executar o software a perguntar se deseja integrar os resultados na pesquisa do Vista.

MacOSx

Tal como acontece no Windows Vista, o Thunderbird 3 também está integrado com os resultados das pesquisas do Spotlight. É possível para além disso importar as contas do Mail.app, ler o Livro de Endereços do OSx e utilizar o Growl para notificação de novos e-mails (um mimo).

Sincronização de Pastas IMAP

O Thunderbird irá fazer o download das mensagens IMAP num processo em background por omissão, permitindo uma maior rapidez no carregamento de mensagens e operações offline.

Esta funcionalidade pode ser activada individualmente por pastas nas propriedades ou para todas as pastas através do menu Account Settings / ‘Synchronize & Storage’.

Screenshots Thunderbird 3

Pode ver aqui mais algumas screenshots aleatórias do novo cliente de e-mail da Mozilla.

Download Thunderbird 3

Actualmente o Thunderbird 3 ainda está disponível apenas na versão Release Candidate 1, pelo que não deverá ser utilizada como cliente de e-mail principal. No entanto, se decidir arriscar, poderá fazer o download do Thunderbird 3 RC 1 aqui, disponível em várias línguas e plataformas.

Alojamento Web

Go – A nova linguagem de programação da Google

A Google anunciou o lançamento de uma nova linguagem de programação denominada de Go. Esta linguagem de programação está ainda em fase experimental e é open source.

A Go combina a performance e segurança de linguagens com o C ou C++ com a velocidade de desenvolvimento do Python, tornando esta linguagem de programação em algo rápido, seguro e versátil, segundo a Google. A linguagem de programação é orientada por objectos e tira partido dos vários cores dos processadores actuais. Para além disto, a empresa espera que a Go venha a substituir o Javascript nos web browsers de modo a que aplicações tais como o Gmail possam usufruir deste acrescento de velocidade na sua execução.

A equipa por detrás do desenvolvimento da Go conta com o “pedigree” de Ken Thompson (co-criador do Unix), Robert Griesemer (participou no desenvolvimento do motor de Javascript V8 do Chrome), entre outros.

Para os que estranharam o animal na imagem em cima, trata-se da mascote da Go, apelidado de Gordon, o roedor.

O site oficial da Go: http://golang.org

Alojamento Web
Alojamento Web

Hotmail, Gmail, Yahoo e AOL vitimas de Phishing

Gmail e Hotmail

Nos últimos dias foi publicada uma lista de contas de e-mail e respectivas passwords de vários serviços gratuitos de e-mail incluindo Hotmail, Gmail, Yahoo, AOL e outros.

Esta lista foi publicada no site PasteBin, conhecido por ser uma excelente ferramenta para partilha de código entre programadores.

Infelizmente, muitos bloggers e sites noticiosos estão a afirmar algo que é a meu ver uma falha devido à falta de pesquisa por parte de certas pessoas.

Posso criticar a Microsoft quanto às falhas de segurança do seu software, no entanto também estou cá quando é para defender.

O Hotmail não foi “invadido por hackers” ou de qualquer forma atacado. A técnica Phishing consiste em induzir o utilizador em erro ao levar-lhe a efectuar a autenticação numa página espelho.

Para evitar este tipo de situações deverá ter o cuidado de verificar se o url na barra de endereço do seu browser é efectivamente o endereço do serviço em que deseja efectuar login, pois poderá estar a efectuar login numa dessas páginas.

É também possível que pessoas mal intencionadas manipulem os servidores de DNS de forma a levar a pessoa a aceder a um outro servidor, mesmo que o endereço seja o mesmo.

Alojamento Web

Google permite recuperar password por SMS

Google SMS Password Recovery

O Google criou um novo sistema de recuperação de password por SMS, bastando associar o seu número de telemóvel à sua conta do Google.

Desta forma, caso alguém entre na sua conta indevidamente e altere a password, a pergunta secreta e/ou o seu e-mail secundário, poderá recuperar a password para o seu telemóvel.

Esta opção ainda só está disponível para quem aceder através dos Estados Unidos, na página My Account. Para além disso, a página das opções de recuperação de password foi toda reformulada, incluindo agora todas as opções para recuperação (via e-mail, SMS e Pergunta Secreta).

É o primeiro serviço que conheço que tem este sistema activo, e parecendo que não, dá-me muita mais segurança em usar o Gmail tendo esta opção activa.

Alojamento Web

GeeMail – Cliente desktop para Gmail

GeeMail

Quem utiliza várias contas de e-mail, necessita realmente de um cliente de e-mail para fazer uma melhor gestão de todos os e-mails como é o meu caso com mais de 17 contas de e-mail para gerir.

No entanto, quem apenas tem uma conta de e-mail, neste caso no serviço do Gmail do Google, quase não precisa de um cliente de e-mail, mesmo assim existe uma aplicação chamada GeeMail que funciona na plataforma Adobe Air e que permite utilizar a sua conta de Gmail no desktop.

O GeeMail ao contrário da maioria das aplicações não necessita de configuração de POP3 ou IMAP, funcionando com uma interface bastante semelhante à do original Gmail, o que tornará tudo muito familiar ao serviço Gmail.

Para além disso, o GeeMail transforma o Gmail numa plataforma offline. Correndo na plataforma Adobe Air, o GeeMail é assim um software cross-platform, se bem que Adobe Air ainda não é totalmente compatível com Gnu/Linux.

Alojamento Web

Hotmail com falha de segurança

Hotmail

Uma falha de segurança explorada por um hacker Japonês revela que o serviço de e-mail da Microsoft é bastante fácil de enganar.

Jinsoo Kim (譲弥奈 唄) aconselha a todas as pessoas que utilizem este tipo de serviço a mudaram para uma alternativa mais segura, como uma plataforma própria local ou um serviço gratuito do género mais seguro como o Yahoo Mail ou o Gmail.

A falha permite que ao criar um e-mail web-tuga@hotmail.com, consiga ler todas as mensagens do contacto webtuga@hotmail.com.

Esta falha havia já sido divulgada e corrigida à cerca de um ano pela Microsoft, no entanto está de volta disponível para que alguém com más intenções consiga ler o conteúdo da sua caixa de correio.

Feliz dia das mentiras!!! 😛