Thunderbird 3 Release Candidate 1

Thunderbird 3

Quem me conhece bem sabe que sou fanático pelo cliente de e-mail do macOSx (Mail.app), pois é até agora o único cliente de e-mail que me permite facilmente gerir 18 caixas de correio que mantenho actualmente, tornando-me o trabalho de pesquisa de e-mails bastante fácil.

No entanto estou bastante surpreendido com a evolução do cliente de e-mail da Mozilla, o Thunderbird, que ao que parece na versão 3 está muito mais visualmente agradável e completo.

Nova pesquisa e ferramentas avançadas de filtros

Os resultados das pesquisas nos e-mails podem ser agora filtrados com opções avançadas através do novo motor de pesquisa que permite a filtragem por remetente, tag, anexos, pessoas, pastas ou mailing lists.

Quando utiliza a ferramenta de pesquisa global, o campo se pesquisa será auto-completado utilizando o livro de endereços, poderá fazer uma pesquisa global ou filtrar pelo assunto ou remetente.

Configuração de Novas Contas

Setup Wizard Thunderbird

A ferramenta de configuração de novas contas utiliza ma base de dados de configurações por omissão dos mais populares serviços de e-mail, facilintando assim a configuração de novas contas. Desta forma apenas necessita de saber o seu e-mail e password que o Thunderbird encarregar-se-á de configurar o resto. Poderá opcionalmente configurar manualmente os servidores de e-mail.

Barra de Ferramentas redesenhada

Toolbar

A nova Mail Toolbar foi totalmente redesenhada, incluindo agora um campo para a pesquisa global e botões para acções como verificar novos e-mails, escrever, reencaminhar, abrir o livro de endereços, adicionar tags e poderá também personalizar a sua toolbar por exemplo para adicionar botões como “Escrever” “Responder”, “Reencaminhar”, “Eliminar”, entre outros.

Mensagens de e-mail em abas

Tabbed Mails

Ao fazer duplo clique numa mensagem ou pressionar em enter, a mensagem irá abrir numa nova aba no cliente de e-mail. Caso clique com o scroll do rato na mensagem, esta irá abrir em background.

Quando fechar o Thunderbird, as abas visiveis serão guardadas e restauradas mais tarde quando abrir novamente o Thunderbird, tal como acontece no Firefox.

Pastas inteligentes

Smart Folders

O painel de pastas tem agora uma opção de pastas inteligentes activada por omissão que permite combinar caixas de correio especiais, como a caixa de entrada de várias contas.

Vista de Resumo das Mensagens

Message Summary

Agora se seleccionar várias mensagens da sua lista de entrada, irá ver um painel com o resumo de todos os e-mails que seleccionou.

Ordenação das colunas

Pode agora ser configurada a forma por omissão de como os e-mails de cada caixa de correio são ordenados.

Arquivo de Mensagens

Poderá agora criar um arquivo de mensagens da sua Caixa de Entrada e de outras pastas utilizando o novo sistema de arquivamento de pastas.

Gestor de Actividade

Activity Manager

O Gestor de Actividade (Activity Manager) guarda todas as informações acerca das interacções do Thunderbird e do seu servidor de e-mail.

Novo Gestor de Extras

Gestor de Extras

O novo gestor de addons podeagora ser utilizado para pesquisar, fazer download e instalar novos addons, que incluem Extensões, Themes e Plugins.

Livro de Endereços melhorado

Livro de Endereços

Se alguém esta na sua lista de endereços, então essa pessoa será assinalada por uma estrela que poderá clicar e lhe permitirá alterar os detalhes do contacto. Caso a pessoa não esteja na sua lista de endereços, poderá clicar no icon e adicionar.

Existe um novo campo que lhe permitirá saber quando é o aniversário dos seus contactos, para além disso poderá também adicionar uma foto para os seus contactos no livro de endereços.

Melhor Integração com o Gmail

O Thunderbird apresenta também uma melhor integração com o Gmail, nomeadamente com as pastas inteligentes como Caixa de Saída e Lixo nas versão não inglesas do Gmail. Para além disso o Thunderbird também utiliza a caixa de correio “All Mail” como pasta de arquivo.

Windows Vista

O Thunderbird 3 está agora integrado com os resultados da pesquisa do Windows Vista, sendo-lhe apresentada uma mensagem na primeira vez que executar o software a perguntar se deseja integrar os resultados na pesquisa do Vista.

MacOSx

Tal como acontece no Windows Vista, o Thunderbird 3 também está integrado com os resultados das pesquisas do Spotlight. É possível para além disso importar as contas do Mail.app, ler o Livro de Endereços do OSx e utilizar o Growl para notificação de novos e-mails (um mimo).

Sincronização de Pastas IMAP

O Thunderbird irá fazer o download das mensagens IMAP num processo em background por omissão, permitindo uma maior rapidez no carregamento de mensagens e operações offline.

Esta funcionalidade pode ser activada individualmente por pastas nas propriedades ou para todas as pastas através do menu Account Settings / ‘Synchronize & Storage’.

Screenshots Thunderbird 3

Pode ver aqui mais algumas screenshots aleatórias do novo cliente de e-mail da Mozilla.

Download Thunderbird 3

Actualmente o Thunderbird 3 ainda está disponível apenas na versão Release Candidate 1, pelo que não deverá ser utilizada como cliente de e-mail principal. No entanto, se decidir arriscar, poderá fazer o download do Thunderbird 3 RC 1 aqui, disponível em várias línguas e plataformas.

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

6 thoughts on “Thunderbird 3 Release Candidate 1”

  1. Antes de mais, quero agradecer por esta grande observação sobre o Thunderbird 3.

    Eu ainda continuo a trabalhar em webmail, mas tendo um cliente de email como este que referes, terá mais vantagens?

    Continua com o teu excelente trabalho.

  2. @Paulo

    Eu até a bem pouco tempo também usava apenas webmail, nomeadamente o Gmail e Google Apps for Domains, no entanto como as contas já são bastantes (18 contas de e-mail activas no cliente Mail.app), não dava de forma alguma para verificar estas caixas de correio todas aos mesmo tempo, desta forma decidi dar uma oportunidade à Mail.app, que apenas esta disponível para macOSx.

    O Thunderbird 3 está 5 estrelas, muito ao nível do Mail.app, é opensource e multi-plataforma, sendo actualmente um dos melhores clientes de e-mail para Windows.

    As vantagens de utilizar um cliente de e-mail são bastantes, desde receber os vários e-mails de contas em simultâneo no mesmo software, sincronizar contas de correio, criar filtros e pastas inteligentes, gerir os contactos num livro de endereços, etc…

  3. @cenourinha: Obrigado pelo esclarecimento.

    O Gmail também pode ler mais contas de email numa só conta, mas em Thunderbird têm a vantagem de como referiste de gerir contactos do OSx.

    Quando tiver um mac, irei obtar pelo Thunderbird para as minhas poucas contas de email. 😉

  4. Boa noite Paulo.

    Podes usar o Thunderbird no Windows.
    O Thunderbird é dos criadores do FireFox e, por isso, é também multi-plataforma.

    Eu já usava o Thunderbird e actualizei à pouco para a nova versão: sem palavras. Simplesmente fantástico!

    Apenas tenho 3 contas de e-mail activas no Thunderbird, mas chegar ao PC, o Thunderbird abrir automaticamente e apresentar-me todas as novidades, é divino 🙂

  5. Grande artigo.
    Já usei muito tempo o Thunderbird mas neste momento estou a usar o gmail a receber de varias contas, mas só dá para 5.
    Ja tinha lido a bastante tempo as novidades previstas e acho que vou voltar a usar o meu Thunderbird…
    Já que neste momento uso um servidor com RAID 0+1 e acessos remotos, está na hora de colocar também os eMails bem guardados… 🙂
    Mas parabéns pelo POST.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.