haXe – uma linguagem de programação opensource e multi-plataforma

haxehaXe é o nome dado a uma nova linguagem de programação opensource e multi-plataforma que permite que o seu código seja compilado para JavaScript, Action Script 2 e 3, PHP e ainda NekoVM.

O objectivo da linguagem haXe é permitir ao programador a liberdade de escolha na plataforma em que melhor desenvolverá o seu trabalho final.

Para além disso, o haXe fornece uma linguagem standard com vários recursos, bibliotecas especificas para cada sistema operativo e ainda uma biblioteca standard com funções básicas que funcionam em todos os sistemas operativos.

Para os mais curiosos, está disponível para download ou para compra na Amazon, um livro chamado “Professional haXe and Neko” que contem uma introdução avançada à linguagem e às suas ferramentas.

Uma das aplicações que mais apreciei foi sem dúvida o haxeVideo, que permite fazer streaming e gravar videos e transmitir para qualquer computador com suporte a Flash, sendo possível portanto desenvolver um serviço bastante semelhante ao Justin.tv, 12seconds.tv, uStream.tv e outros do género.

Alojamento Web

Como construir um computador Linux com 150$

tux webtugaJose Fermoso, um dos editores do blog Gadget Labs da Wired, escreveu um excelente artigo que o ensina como construir um computador "Powered by Linux" por apenas $150 dólares.

A motherboard que já inclui CPU , tem suporte para até 6 portas USB, uma porta LAN 10/100 e duas portas SATA. A acompanhar, temos uma memória ram de 512MB que poderá ser expansível até 1GB ( máximo que a motherboard suporta ), um disco de 80GB da Seagate, um leitor de CDs 52x. Tudo isto dentro de uma caixa branca e simples.

E claro, o motor de tudo isto será uma distribuição Linux, que custa niclas.

Como sugestão, o blogger aconselha também a comprarem o livro "Building a PC For Dummies".

Para os interessados, fica aqui a referência ao artigo.

Alojamento Web

OLPC XO 2.0 – O que podemos esperar de…

 

Video OLPC 2.0


Ontem, dia 20 de Maio, em Cambridge na OLPC Global Country Workshop, o fundador do projecto OLPC, Nicholas Negroponte, anunciou a segunda versão do OLPC XO, o portátil de baixo custo para crianças de países subdesenvolvidos, que terá o nome de XO-2 e avançou que a campanha "Give 1, Get 1" será reaberta em Agosto ou Setembro de 2008.

Com o consumo reduzido para 1 Watt, este novo portátil terá cerca de metade do tamanho da primeira versão e incluirá dois ecrãs sensíveis ao toque, possibilitando ainda a leitura de livros digitais ( eBooks ) na horizontal, ao estilo de um livro real, com página esquerda e direita.

O teclado poderá ser alterado, visto que é integrado num dos ecrãs, podendo ser usado numa versão simples para crianças mais novas e numa versão mais complexa, com possibilidade de várias línguas, para crianças com mais idade.

Cada ecrã tem um custo de 20$, graças aos LCD’s dos reproductores de DVD portáteis e o preço estimado para o portátil será de 70$.

Negroponte estima que o portátil será lançado em 2010.

PS: Eu quero!

Alojamento Web

Revista PROGRAMAR – 14ª Edição

Recebi à pouco um e-mail da revista PROGRAMAR a informar da edição 14.

Nesta edição poderemos ler um artigo sobre a interacção entre MySql e a linguagem Python, bem como a análise a um livro sobre a mesma.

Para além disso, a revista descreve-nos um pouco dois importantes eventos, o Festival Nacional de Robótica e o Techdays 2008.

Site: Revista Programar

Alojamento Web

Mostrem-nos os vossos truques

Hoje, enquanto lia o Lifehacker.com, reparei que eles lançaram um concurso que visa premiar as melhores "life hacks" enviadas pelos leitores. O prémio é uma cópia autografada do livro Upgrade Your Life, da editora deste blog, Gina Trapani.

Nesse tópico, reparei numa imagem enviada por um dos leitores, onde é visível a "life hack", a organização que ele fez com a cablagem do computador. E esta ideia agradou-me. Por isso decidi trazer até aqui o mesmo desafio, mas sem prémio, pois ainda não escrevi um livro.

Mostrem-nos que truques têm na manga. Pode ser a organização que dão aos vossos ficheiros no computador, a forma como arrumam a cablagem ou mesmo como defendem o vosso Fiat Uno de um ladrão com uma simples colher de café.

Enviem as vossas hacks e questões para o email abaixo, acompanhadas, se possível, por imagens e/ou vídeos. Será com todo o prazer que as receberei. Depois, farei uma pequena selecção e mostrarei as que considerar melhores.

Endereço electrónico: endereco

Alojamento Web

Crie as suas capas de livros personalizadas

livro imagem webtuga humor oreillymakker

Se estiverem no trabalho ou na escola e não quiserem fazer nada, em vez de simularem um Tuguex, criem a vossa capa personalizada de um livro O’Reilly no site oreillymaker.com. Depois de criada, podem utilizar os botões que aparecem no site para a submeter no Digg, Reddit e StumbleUpon, e ainda enviá-la por email. Se quiserem, podem partilhar connosco as vossas obras de arte; basta que deixem uma link para a imagem nos comentários.

Oreillymaker.com via Bitelia.com

Alojamento Web

Sistema de saúde com livro de reclamações virtual

saúde

A partir de hoje, os serviços de saúde, quer sejam públicos, privados ou sociais, têm à disposição dos utentes um livro de reclamações virtuais.

Este livro de reclamações virtual consiste num formulário e está disponível no site da Entidade Reguladora de Saúde (ERS). Nele, os utentes dos serviços de saúde poderão apresentar as queixas; mas primeiro terão que criar uma conta no site da ERS.

Fonte: iGov

Alojamento Web
Alojamento Web

Summize – uma forma prática de ver análises a um produto

summize.com

Uma das formas que tenho de me decidir sobre a instalação de determinada aplicação ou compra de certo livro é ler análises feitas ao mesmo. O problema é encontrar análises isentas – ou mesmo análises, pura e simplesmente.

Felizmente existe o Summize.com, um agregador de análises feitas por bloggers, sites especializados em reviews, utilizadores e até jornais.
A classificação do Summize é feita por cores. Cada produto tem uma barra horizontal com cores, desde o vermelho ao verde. A "qualidade" varia conforme a quantidade de cada cor: muito verde e pouco amarelo e vermelho significa que tem bom feedback, já muito vermelho significa que o feedback é mau.

{Summize.com, via Lifehacker}

Alojamento Web

Gmail 2.0 testado

Eu já tenho o novo Gmail e, muito sinceramente, só acho que existem dois ou três detalhes dignos de nota; os restantes parecem-me menores.

A primeira funcionalidade digna de nota é a possibilidade de criar filtros a partir de emails seleccionados na caixa de entrada. Isto dá jeito para, por exemplo, organizar melhor a correspondência electrónica.

Outra funcionalidade digna de nota, e para mim a melhor, é a melhor integração com o Google Calendar. Quem usa a agenda do Google e a tem configurada para enviar emails como notificação, vai gostar de saber que agora um email de notificação de um evento contém os restantes eventos do dia, com as horas de início apresentadas.

gmail e google calendar integrados

O gestor de contactos é outra novidade porreira. Ainda que não seja um excelente gestor de contactos, é bem melhor que o anterior porque permite uma melhor gestão do livro de endereços. Pena é permitir apenas apagar um máximo de 20 contactos de cada vez, mas pode ser que esse limite não se mantenha no futuro.

Ao contrário do que tinha sido anunciado pelo Google, não me apercebi de uma maior rapidez na apresentação dos emails – talvez isso ainda não tenha sido (completamente) implementado. E, infelizmente, não pude ver se há alterações na integração do Gmail com o Google Docs. De resto, nada digno de nota.

Esta é a minha experiência com o serviço. Qual é a vossa?