FileZilla 3.1.0 – Cliente de FTP opensource e multiplataforma

FilezillaO FileZilla, um cliente de FTP opensource e multi-plataforma, foi actualizado e está agora na versão 3.10.

Uma das grandes novidades nesta versão é o suporte de IPv6 em ligações SFTP.

De relembrar que o FileZilla também conta com uma versão servidor disponível para Windows.

Alojamento Web

SubDownloader – pesquise legendas a partir do desktop

Se são como eu, são extremamente sexy, inteligentes, possuem um humor acutilante e são dotados de um incrível bom gosto. Mas também gostam de ver os filmes em português. Normalmente, a maioria dos DVDs vêm com legendas na nossa língua; mas há sempre uma ovelha negra.
Nestes casos, o mais certo é evitarem a compra destes DVDs, acabando por não verem alguns filmes que vos interessavam.

Felizmente, há um pequeno programa multi-plataforma chamado SubDownloader. Inserem o nome do filme na caixa de pesquisa e o programa apresenta os resultados que encontrou.
O comportamento por defeito do SubDownloader é mostrar as legendas em todos os idiomas, mas isso muda-se facilmente nas opções.

SubDownloader, via Genbeta.com

Alojamento Web

Backups à borlix com o Hinx Backup Easy

Eu já disse isto aqui milhares de vezes e vou voltar a dizer, pois sou um teimoso do caneco: os backups são muito importantes.

Para criar backups, existem diversas ferramentas. Umas são pagas, outras gratuitas e outras livres.

Uma destas ferramentas gratuitas – e multi-plataforma – é o Hinx Backup Easy. Esta aplicação suporta o agendamento de backups, permite o seu envio para um servidor remoto através de FTP, SSL e SFTP e pode realizar backups incrementais.

Hinx Backup Easy, via online-tech-tips.com

Alojamento Web

GmailAssistant: um notificador multi-plataforma para o gmail

GmailAssistant é uma aplicação em java que notifica os utilizadores da chegada de novos emails na sua conta ou contas do Gmail. Como é escrita em Java, esta aplicação é multi-plataforma: pode ser executada em qualquer sistema que suporte a versão 6 do Java Runtime Environment (JRE).

Para saber da chegada de novos emails, esta aplicação utiliza o protocolo IMAP para aceder ao servidor do Gmail e faz uma ligação segura através de SSL.

Este utilitário é personalizável quanto baste. Os utilizadores podem, por exemplo, escolher o tipo de notificação que desejam para a chegada de novos emails, que labels manter debaixo de olho ou utilizar uma cor diferente para cada conta do Gmail.

GmailAssistant, via Downloadsquad.com

Alojamento Web

“Pimpem” o Pidgin com plugins extra

O Pidgin é um cliente de mensagens instantâneas multi-plataforma e multi-protocolo. Quando instalado, oferece um bom leque de funcionalidade.

Estas funcionalidades do Pidgin pode ser expandidas através de plugins extra, como mostra o blog Lifehacker.com. Estes plugins podem, por exemplo, notificar o utilizador de novas mensagens, encriptar as conversas ou gerir downloads através de bittorrent.

Alojamento Web

Microsoft anuncia nova plataforma de DRM

Durante o Mobile World Congress, a Microsoft apresentou mais uma plataforma de DRM. Chama-se PlayReady (tem que ter nome bonito para o consumidor pensar que não é algo tão mau para ele, como na realidade é), é alegadamente multi-plataforma e o seu objectivo é proteger (as contas bancárias de quem cria e implementa serviços com esta tecnologia) os direitos dos autores dos conteúdos.

Várias empresas já mostraram interesse nesta tecnologia DRM; e algumas tencionam implementar, já este ano, o PlayReady nos seus serviços.

De acordo com o Theregister.co.uk, esta plataforma de DRM consegue lidar com qualquer formato e as restrições são baseadas em cada serviço, ou seja, um utilizador que subscrever à loja de música A pode adicionar ou remover dispositivos às regras do PlayReady nesse serviço, para que possa copiar os ficheiros entre os dispositivos sem problemas.

Este site também diz que o PlayReady tem as mesmas funcionalidades que qualquer outro sistema DRM: pode restringir ou não a gravação de CDs, pode restringir ou não o número de vezes que um conteúdo pode ser acedido, pode restringir ou não a simples cópia de um conteúdo para outro dispositivo ou computador.

Parece mau, não parece? Acreditem que é. Evitem conteúdos com DRM, mesmo que o nome bonito o faça parecer menos mau do que é.

Alojamento Web

Digsby – uma aplicação que uniformiza a comunicação

As mensagens instantâneas, quer se goste ou não, ainda são uma forma de comunicação e de perda de tempo muito usada. E como ninguém utiliza a mesma rede, existem alguns destes programas com suporte para várias redes em simultâneo, como o Pidgin ou o MirandaIM.

O email é outra forma de comunicação, pelo menos tão utilizada como as mensagens instantâneas: basta ver a quantidade de emails enviados sobre crianças que, em quatro anos, não cresceram um milímetro, tiveram mais de uma centena de nomes e mais de um milhar de doenças; e que as pessoas, por não saberem se é verdade ou não, por via das dúvidas enviam (ainda é mais estúpido do que parece).

Também as redes sociais servem como forma de comunicação, mas o seu grande uso é lazer – nem que seja adicionar completos desconhecidos como se não houvesse amanhã.

Para se ligarem às redes de chats, acederem ao vosso email e gerirem as vossas contas nas redes sociais, têm que utilizar três aplicações diferentes: cliente de mensagens instantâneas, cliente de email e browser. Poderão também utilizar apenas o browser, mas como ele é usado para ver uma miríade de sites, pode tornar-se difícil fazer as leituras diárias, acompanhar os emails e ainda ter umas conversas.

Para simplificar as comunicações, foi criado o Digsby. Esta aplicação multi-plataforma combina as mensagens instantâneas multi-protocolo com o email e as redes sociais, permitindo utilizar estas três formas de comunicação numa aplicação dedicada exclusivamente a elas. O programa suporta ainda temas, separadores para as conversas, popups de alerta, ordenação dos contactos, definição dos tipos de alerta desejados, sincronização entre computadores e ainda gere transferências de ficheiros.

De momento, o Digsby está apenas disponível para Windows. Os utilizadores de GNU/Linux e Mac OS X terão que esperar um pouco até uma versão para estes sistemas estar disponível (ou então tentam emular a aplicação).

Digsby, via Arstechnica.com

Alojamento Web

Nokia prepara-se para adquirir a Trolltech

A finlandesa Nokia anunciou a realização de uma oferta pública pela norueguesa Trolltech, com o valor total da oferta a rondar os 150 milhões de euros. Para a realização do negócio, a Nokia impôs como obrigatório a aprovação da aquisição por parte de, pelo menos, 90% dos accionistas da Trolltech.

A Trolltech é a empresa responsável pela criação das bibliotecas multi-plataforma de desenvolvimento QT, utilizadas para a criação do gestor de desktop KDE. Essas bibliotecas estão sob a licença GPL.

Com esta aquisição, a Nokia pretende acelerar o desenvolvimento de aplicações multi-plataforma para os seus dispositivos, para a web e para os computadores pessoais – as duas grandes áreas de especialidade da Trolltech.

“Trolltech’s deep understanding of open source software and its strong technology assets will enable both Nokia and others to innovate on our device platforms while reducing time-to-market. This acquisition will also further increase the competitiveness of S60 and Series 40.”

Em comunicado dirigido à comunidade que desenvolve e utiliza software livre, a Trolltech garantiu que irá continuar a desenvolver e a disponibilizar sob a licença GPL as bibliotecas QT. A Nokia afirmou que, caso se concretize o negócio, irá disponibilizar as bibliotecas sob uma licença livre e uma proprietária.

Alojamento Web

Mais novidades da nova versão do Netvibes

ginger

O Netvibes está a preparar, já à algum tempo, uma nova versão, que terá uma forte componente social. No inicio de Dezembro falámos dela aqui no Webtuga. Entretanto, foram conhecidas algumas novidades que passo a enumerar:

– Qualquer conteúdo que seja adicionado, seja uma feed, uma imagem ou uma música, fica a fazer parte do vasto leque de conteúdos partilhados do Netvibes e poderá ser partilhado, recomendado e discutido pelos nossos contactos.

– É possível seguir a actividade dos nossos contactos, num sistema semelhante ao do twitter. Essa actividade pode ser uma simples uma simples adição de widgets, publicação de um artigo, etc.

– As widgets do Netvibes são multi-plataforma. Podem ser usadas no Windows Vista, OS X Dashboard, iGoogle, iPhone, My Yahoo. Também poderão ser adicionadas widgets de outros serviços ou aplicações ao Netvibes.

– É possível criar universos: páginas onde se podem partilhar diversos conteúdos, como os contactos de várias redes sociais, feeds, widgets, fotos, etc. Será um cartão de visita com muita informação.

Na minha opinião, estas novidades do Netvibes são extremamente interessantes, mas considero que há um exagero na componente social e na falta de privacidade que advém do forte lado social do serviço. Mas será que vai ser mesmo assim?

Alojamento Web

BitNami – uma forma prática de ter um servidor web

bitnamiBitNami é o nome do utilitário multi-plataforma – pode ser usado em GNU/Linux, Mac OS X e Windows – que permite instalar um servidor web e várias aplicações we populares sem qualquer complicação.

As aplicações web do BitNami são, entre outras, WordPress, Mantis, Alfresco, Moodle, MediaWiki, Apache, MySQL, PHP e Ruby On Rails.

Este utilitário é a solução ideal para quem quer experimentar algumas aplicações web, mas não tem muitos conhecimentos sobre instalação e configuração de servidores web ou não quer ter trabalho a configurar o sistema.

Download