A finlandesa Nokia anunciou a realização de uma oferta pública pela norueguesa Trolltech, com o valor total da oferta a rondar os 150 milhões de euros. Para a realização do negócio, a Nokia impôs como obrigatório a aprovação da aquisição por parte de, pelo menos, 90% dos accionistas da Trolltech.

A Trolltech é a empresa responsável pela criação das bibliotecas multi-plataforma de desenvolvimento QT, utilizadas para a criação do gestor de desktop KDE. Essas bibliotecas estão sob a licença GPL.

Com esta aquisição, a Nokia pretende acelerar o desenvolvimento de aplicações multi-plataforma para os seus dispositivos, para a web e para os computadores pessoais – as duas grandes áreas de especialidade da Trolltech.

“Trolltech’s deep understanding of open source software and its strong technology assets will enable both Nokia and others to innovate on our device platforms while reducing time-to-market. This acquisition will also further increase the competitiveness of S60 and Series 40.”

Em comunicado dirigido à comunidade que desenvolve e utiliza software livre, a Trolltech garantiu que irá continuar a desenvolver e a disponibilizar sob a licença GPL as bibliotecas QT. A Nokia afirmou que, caso se concretize o negócio, irá disponibilizar as bibliotecas sob uma licença livre e uma proprietária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.