Screenie – Screenshots facilmente no Windows

ScreenieScreenie é uma ferramenta gratuita para Windows que lhe permite facilmente tirar printscreens/screenshots do seu ambiente de trabalho Windows.

Para além da funcionalidade básica, é possível também com o Screenie, enviar automaticamente screenshots para um servidor FTP, para o disco ou então para o clipboard e ainda editar a imagem como cortar, redimensionar e destacar conteúdo.

  • Suporta tipos de imagens comprimidos: GIF / JPEG / PNG / BMP / TIFF
  • Suporte DirectX e OpenGL
  • Suporte a Ecrã Duplo / Múltiplo Monitor
  • Edição de Imagem incluindo crop e resizing
  • Ferramenta Highlighter
  • Suporte FTP
  • Screenie pode salvar automaticamente as imagens para o disco com um nome personalizado
  • Gera automaticamente miniaturas
  • Suporte experimental para o ImageShack

Pode encontrar mais informações acerca do Screenie aqui.

Alojamento Web

VirtualBox 3.0 – Software de Virtualização

VirtualBoxO VirtualBox é um software de virtualização multiplataforma agora desenvolvido pela Sun como parte da plataforma de virtualização Sun xVM. No VirtualBox 3.0 já podemos contar com o suporte para OpenGL 2.0 em Windows, Linux e Solaris e a possibilidade de correr aplicações Direct3D 8 e 9 quando temos Windows como master machine.

Outra novidade é a capacidade de suporte de até 32 CPUs virtuais, permitindo expandir assim o número de máquinas virtuais a correr em cada servidor físico.

Alojamento Web

Fraps 2.9.5 – Captura as suas melhores jogadas

O Fraps é um software bastante conhecido entre os gamers online.

Para quem não conhece, o Fraps permite capturar screenshots ou até mesmo vídeos do seu ecrã, permitindo-lhe assim guardar em vídeo momentos dos seus jogos e posteriormente usa-lo para criar um vídeo com os seus melhores momentos.

O Fraps é desenvolvido para Windows e funciona em jogos com a tecnologia DirectX ou OpenGL.

Para além da captura de imagens ou vídeo, o Fraps pode ser também utilizado como software de Benchmarking, permitindo-lhe saber quantos Frames por segundo (fps) está a receber do seu ecrã.

Se quiser remover as marcas de agua dos seus vídeos, terá que efectuar um pagamento de $37 dólares via Paypal, no entanto poderá utilizar o software gratuitamente.

Alojamento Web

Spore Creature Creator para Mac

A EA disponibilizou finalmente o Spore Creature Creator para Mac OS X. O Spore, um dos jogos mais esperados do ano, é um jogo em que o objectivo é evoluir uma criatura e dominar o Universo com ela. O jogo estará disponível para Windows e Mac e possivelmente iPhone (de relembrar que foi um dos apresentados em Março no evento do SDK).

O Creature Creator permite criar criaturas que depois poderão ser usadas no jogo, quando ele for lançado para o público. Está disponível para download um demo, e para quem o quiser comprar o preço é de 9,95$.

Para correr o Spore Creature Creator é necessário um Mac com processador Intel e OS X Leopard instalado, além de uma placa gráfica Intel GMA X3100 ou superior.

No entanto, se tiver uma GMA 950 (única não compatível da era Intel) também é possível correr o jogo. Para tal deverá fazer o seguinte:

1- Download do trial;

2- Clicar em “Mostrar Conteúdo” (menu de contexto);

3- Abrir a pasta Resources;

4- Abrir o ficheiro tginstall.plist com o Property List Editor (convêm ter o Xcode instalado);

5- Procurar InsufficientRenderers;

7- Mudar de Intel GMA 950 OpenGL Engine para Intel GMA 850 OpenGL Engine;

8- Gravar e correr o instalador.

Este método permite o jogo correr mas deverá ter em atenção que ele não irá correr a 100%.

Download Trial | Spore Creature Creator

Alojamento Web

Acordo Entre Apple e Samgung Pode Levar a Gráficos Avançados no iPhone

Segundo o site Apple Insider, um acordo secreto assinado entre a Apple, a Samsung (fabricante do CPU do iPhone) e a Imagination Technologies (líder em gráficos móveis) poderá trazer gráficos avançados ao iPhone, fazendo dele uma plataforma ideal para jogos móveis.

Segundo o site, o core PowerVR SGX (actualmente é usado o PowerVR MBX) deverá ser implementado no chip SoC (system on a chip) do futuro iPhone. A diferença é que este novo core suporta OpenGL ES 2.0 e é retrocompatível com o core MBX. Este core também permite a visualização de vídeo HD.

Em conferência de imprensa recente, a Imagination Technologies indicou que licenciara o seu core a uma empresa que não era produtora de chips, que poderá ser a Apple, que deverá usar a Samsung (também licenciada a produzir chips com o core) para fabricar os seus SoC para os produtos recentes.

Estaremos a ver o iPhone a tornar-se numa máquina de jogos perfeita?

Alojamento Web

Ubuntu para dispositivos móveis

ubuntu mobile

O Ubuntu chegou aos dispositivos móveis (PDAs e sui generis) com acesso à internet. Ubuntu Mobile é uma variante oficial do Ubuntu – ou seja, mantida pela Canonical e pela comunidade do Ubuntu – que nasceu da colaboração entre a Canonical e a Intel.

O Ubuntu Mobile suporta dispositivos touchscreen, OpenGL, Bluetooth, WiFi, WiMAX, oferece um interface e uma plataforma muito personalizáveis, e um vasto leque de ferramentas que permitem navegar na internet, agendar compromissos, ver tv online e por aí fora.

Ubuntu Mobile

Alojamento Web

Uma pequena preview do Android

O Android ainda não está pronto, mas o Google, durante o Google Code Day, que decorreu a semana passada em Londres, abriu um pouco o veu e deixou espreitar para dentro do Android.

A plataforma para dispositivos móveis da Open Handset Alliance utilizará o Linux 2.6 para gerir o hardware dos gadgets onde for instalado (portas USB, teclado, memória flash, ecrã, dispositivos bluetooth, áudio e bateria), SQLite, Freetype, webKit, openGLS e uma framework de áudio da Real.

Para que se possa utilizar o Android, as recomendações mínimas recaem sobre um processador a 200MHz com 64MB de Ram e 64MB de memória flash.

via Wired.com

Alojamento Web

ATI já suporta AIXGL

A ATI cumpriu o prometido e os primeiros frutos do seu esforço pelo melhor suporte de GNU/Linux já estão à vista. Estou a falar, claro, dos drivers proprietários Catalyst.

O tão esperado suporte para AIXGL já foi incluído nos novos Catalyst. Isto significa que já deverão poder usar o Compiz sem grandes complicações e/ou perdas de performance. Infelizmente, o suporte ainda não está a 100%, mas para lá caminha.

O suporte para OpenGL foi largamente melhorado. Outra boa novidade para os detentores de gráficas da ATI, que já poderão jogar Quake 4, em GNU/Linux com, com melhor performance gráfica.

Outras novidades dos novos drivers proprietários da AMD para GNU/Linux são o suporte para TVOut, dual display, X.org 7.3. e as sempre bem vindas correcções de erros.

Mas nem tudo são boas notícias. Apenas as placas gráficas Radeon 8500 e posteriores e FireGL 8700 e posteriores são suportadas. Os proprietários de modelos mais antigos terão que esperar pelo rápido desenvolvimento da versão livre destes gráficos.

Os drivers estão disponíveis, para x86 e x86_64, no site da AMD, em RPM e binário independente da distribuição.

{Fonte: Desktop Linux}

Alojamento Web

Sabayon 3.4, revisão F

Saiu uma nova revisão do Sabayon 3.4, revisão F. Pensem nestas revisões (ou updates, como preferirem) como actualizações importantes da distribuição, mas insuficientemente grandes para serem considerados uma nova versão. Melhor, pensem nisto como um service pack do Windows.

Nesta revisão, a sessão live está até três vezes mais rápida, graças aos melhoramentos da ferramenta de configuração do OpenGL, o Beagle só é iniciado quando o utilizador o deseja, o suporte para o sistema de ficheiros Ext4 foi actualizado e o Portage – o sistema de gestão de pacotes – tem uma maior performance. O editor de texto Vim foi incluido na instalação padrão, assim como a versão 8.40.4 dos drivers das gráficas ATI.

O Sabayon é uma distribuição GNU/Linux, disponível para processadores 32bit e 64bit compatíveis com Intel, baseada no Gentoo e é direccionada para o Desktop e fãs de jogos, graças à inclusão dos jogos Warsow, Torcs, Savage2 e Nexuiz. No ambiente gráfico utiliza o KDE 3.5.7, GNOME 2.18.2 e o Xorg 7.3, suporta leitura e escrita em partições NTFS e, de acordo com os seus criadores, tem o melhor sistema de detecção de hardware.

Download do Sabayon

{Fonte: Fóruns Sabayon, via Distro Watch}

Alojamento Web

Pac the Man X 1.0.7

Pac the Mac X

Quem não se lembra do clássico Pac Man que se jogava nas consolas compradas na loja dos chineses?

Quer voltar aos bons velhos tempos? Então este jogo é ideal para si.

Trata-se de uma versão do Pac Man para macOSx com mais de 140 níveis, 4 níveis de dificuldade, dois jogadores em simultâneo opcionalmente, ranking mundial online, com uma combinação de sons e imagem criada através de OpenGL.

Isto tudo num ficheiro de 3MB, jogue já…

Página oficial: McSebi – Pac the Mac X