A ATI cumpriu o prometido e os primeiros frutos do seu esforço pelo melhor suporte de GNU/Linux já estão à vista. Estou a falar, claro, dos drivers proprietários Catalyst.
O tão esperado suporte para AIXGL já foi incluído nos novos Catalyst. Isto significa que já deverão poder usar o Compiz sem grandes complicações e/ou perdas de performance. Infelizmente, o suporte ainda não está a 100%, mas para lá caminha.
O suporte para OpenGL foi largamente melhorado. Outra boa novidade para os detentores de gráficas da ATI, que já poderão jogar Quake 4, em GNU/Linux com, com melhor performance gráfica.
Outras novidades dos novos drivers proprietários da AMD para GNU/Linux são o suporte para TVOut, dual display, X.org 7.3. e as sempre bem vindas correcções de erros.
Mas nem tudo são boas notícias. Apenas as placas gráficas Radeon 8500 e posteriores e FireGL 8700 e posteriores são suportadas. Os proprietários de modelos mais antigos terão que esperar pelo rápido desenvolvimento da versão livre destes gráficos.
Os drivers estão disponíveis, para x86 e x86_64, no site da AMD, em RPM e binário independente da distribuição.
{Fonte: Desktop Linux}