SuseStudio – Criar uma distribuição Linux nunca foi tão fácil

WebTux

O SuseStudio é um projecto que permite através de um gerador web based criar uma distribuição Linux com apenas aquilo que necessita, bastante semelhante ao já existente Nimblex, referido anteriormente aqui no WebTuga.

O projecto ainda está em fase Alpha e poderá candidatar-se submetendo o seu endereço de e-mail no formulário presente na página principal do projecto.

Já tinha conhecimento deste projecto à algum tempo e estava ansioso para que me enviassem o convite.

Criar distribuição através de template

SuseStudio
O primeiro passo para criar a sua distribuição através do SuseStudio é escolher o tipo de template que deseja. Todos os templates são baseados em openSuse 11.1 e poderá escolher desde openSuse 11.1 em modo texto, sem ambiente gráfico, optimizado para servidores, openSuse 11.1 Minimal X, onde apenas tem um ambiente gráfico minimalista com o servidor X, openSuse 11.1 KDE 3 com o ambiente KDE3 e OpenSuse 11.1 KDE 4 com o KDE4, o OpenSuse 11.1 com o ambiente gráfico Gnome e ainda o OpenSuse 11.1 JeOS com um ambiente pequeno que apenas ocupa 84MB em ficheiro compactado em zip.

Nome da distribuição Linux

Depois de feita a escolha do tipo de template que deseja, será redireccionado para um novo wizard que lhe irá pedir o nome a dar à sua distribuição.

Nesta nova janela terá acesso a vários menus de configuração onde poderá optar por seguir todos os passos ou saltar os passos que desejar, voltar atrás para alterar, etc…

Adicionar repositórios à distribuição

SuseStudio

Continuando a seguir as indicações do wizard, irá agora chegar à aba “Software”. Nesta nova aba, a primeira opção permite-lhe adicionar repositórios adicionais à sua distribuição baseado em software ou através do url.

Poderá ainda procurar repositórios pesquisando por software, pacotes e pelo nome dos repositórios.

Adicionar software à distribuição

O passo principal para tornar uma distribuição personalizada é permitir instalar software e pacotes que desejamos.

Para tal o SuseStudio tem um conjunto de aplicações separadas por categorias que poderá instalar ou desinstalar a qualquer altura na sua distribuição.

Poderá escolher desde software de desenvolvimento, aplicações servidor, jogos, ferramentas multimédia, etc…

Continue reading “SuseStudio – Criar uma distribuição Linux nunca foi tão fácil”

Alojamento Web

openSuse 11.1 beta 2

openSuseNa segunda feira recebi uma carta para levantar uma carga nos CTT vinda da Alemanha.

Achei estranho, pois não me lembrava de ter encomendado nada, muito menos vindo da Alemanha e ainda por cima uma carga que era gratuita e estava descrita como volumosa.

Como os CTT estiveram dois dias de greve e como ontem era Quinta-Feira, dia de feira aqui em Barcelos, decidi adiar a minha ida para hoje.

No carimbo da carta, indicava para levantar nos CTT de Arcozelo, no entanto quando cheguei aos CTT indicados, disseram-me que se tinham enganado no carimbo e portanto teria que me deslocar aos CTT de Barcelos para fazer o levantamento da carga.

Lá me desloquei até aos CTT de Barcelos e ao levantar a encomenda apercebi-me logo que eram CDs/DVDs com Linux, mais propriamente Linux OpenSuse.

Já tinha pedido à algum tempo DVDs do OpenSuse, no entanto não me lembrava de os ter pedido e nunca pensei que viessem da Alemanha.

Foram ao total 40 DVDs com o sistema operativo OpenSuse 11.0, totalmente gratuitos que se vão juntar aos outros CDs com Ubuntu e OpenSolaris que por aqui tenho para distribuir em Lan Parties e outros eventos sociais tecnológicos que visito.

O OpenSuse 11.0 é a ultima versão estável desta distribuição, no entanto aproveito a boleia para anunciar que o OpenSuse 11.1 beta 2 foi lançado hoje e pode ser descarregado dos repositórios oficiais.

Aqui fica uma lista das principais mudanças no OpenSuse 11.1 beta 2:

  • Live CDs para GNOME e KDE com tamanho reduzido
  • VirtualBox 2.0.2
  • OpenOffice.org 3.0RC2
  • GNOME 2.24.0
  • KDE 4.1.2
  • Mono 2.0 RC 3
  • Compiz 0.7.8

Queria deixar aqui o meu agradecimento à Novell pelo excelente trabalho na personalização da distribuição e também pelo envio dos DVDs.

Alojamento Web

OpenSuse adopta estratégia da Canonical para promover o projecto

logo opensuseA estratégia da Canonical em enviar gratuitamente CDs do Ubuntu permitiu-lhe conseguir a popularidade de que hoje disfruta. Este não é o único motivo, mas provavelmente é dos mais fortes.

Depois da Canonical, outros projecto e empresas adoptaram a oferta de CDs ou DVDs. Um grupo português de utilizadores do PCLinuxOS e a SUN com o Solaris 10 e OpenSolaris são dois exemplos que me vêm logo à memória.

Agora, é o OpenSuse que adopta uma estratégia semelhante. O projecto está a oferecer DVDs da distribuição, mas apenas para distribuição em eventos, conferências, escolas. Se estiverem a pensar organizar um evento deste tipo ou a ir a uma escola promover a distribuição, encomendem os vossos DVDs.

Alojamento Web

OpenSuse 11.0 Download

No passado dia 19 de Junho, a equipa do openSuse Project anunciou o lançamento do OpenSUSE 11.0.

A nova versão do OpenSuse tem como núcleo o Linux Kernel 2.6.25 e inclui cerca de 200 novas características, incluindo o novo gestor KDE 4 e o Gnome 2.22, já com o Compiz Fusion, um novo instalador, o Firefox 3.0, o reprodutor de multimédia Banshee 1.0 e o OpenOffice.org 2.4.

Download: OpenSuse 11.0

Alojamento Web

CNR para Ubuntu 8.04 já disponível

CNR para Ubuntu

Mesmo antes do lançamento final da distribuição Ubuntu 8.04 Hardy Heron, a equipa Linspire anunciou o lançamento do CNR para esta mesma distribuição.

O CNR é uma aplicação que permite com apenas alguns cliques a instalação de software e aplicações, bem como a sua gestão, em Linux.

Poderá fazer o download da aplicação para Ubuntu 8.04 no site oficial.

Caso use OpenSuse, Fedora ou Debian ainda terá que esperar ou então optar por uma distribuição que já o traga instalado como é o caso de Freespire e Linspire.

Alojamento Web

Amazon MP3 Downloader disponível para GNU/Linux

amazon mp3

A Amazon MP3, a loja de músca sem DRM da Amazon, já tem uma versão do Amazon MP3 Downloader para GNU/Linux.

Esta aplicação está disponível para as distribuições Ubuntu, Fedora, Debian e OpenSUSE. A página de download oferece as instruções de instalação do Amazon MP3 Downloader.

via Mashable.com

Alojamento Web

CNR já pode ser usado pelo Ubuntu

CRNA Linspire abriu o seu repositório de software CNR (Click N’ Run) para outras distribuições e disponibilizou o cliente para a instalação de pacotes deste repositório.

O CNR é um repositório de software criado pela Linspire para as suas distribuições Linspire e Freespire. É semelhante aos repositórios de qualquer distribuição, mas este tem muito software proprietário.

A instalação de um programa deste repositório não é diferente da instalação de um deb: basta fazer o download e clicar nele para o gestor de pacotes fazer a instalação.

Para já, apenas existem clientes para o Ubuntu 7.04 e 7.10, mas dentro de pouco tempo estarão disponíveis clientes para Debian, OpenSUSE e Fedora.

{Fonte: PuntoGeek}

Alojamento Web

Skype 2.0 com suporte para chamadas de vídeo em GNU/Linux

O muito esperado suporte para chamadas de vídeo no Skype para GNU/Linux chegou na nova versão da aplicação: 2.0 beta. Para desfrutarem desta nova funcionalidade, apenas necessitam de uma placa gráfica com suporte para Xv, de uma webcam, ligação à internet, computador com GNU/Linux instalado, um processador a 1Ghz ou mais, 256 MB de Ram e o Skype.

O Skype 2.0 beta tem pacotes de instalação para Ubuntu, Debian, Mepis, Xandros, CentOS, Fedora, OpenSUSE e Mandriva. Para além disso, estão ainda disponíveis dois arquivos universais, que podem ser usados em qualquer distribuição.

Alojamento Web

OpenSUSE 10.3 com LiveCD

O OpenSUSE tem, pela primeira vez, uma versão LiveCD com instalador incluído. Melhor dizendo, tem duas: um liveCD com o GNOME e outro com o KDE. Ambas as versões LiveCD estão disponíveis apenas em Inglês e para as plataformas x86 (32bit).

O software incluído nas versões LiveCD é o mesmo disponível no primeiro CD de instalação. O restante software pode ser descarregado a partir dos repositórios do OpenSUSE.

Não percam mais tempo e façam o download de uma das duas imagens disponíveis. Se preferirem, descarreguem as duas. É software livre, por isso é à escolha do freguês!

Alojamento Web

Damn Small Linux 4.0

O Damn Small Linux 4.0 foi lançado e já vem com um gestor de ficheiros que permite drag’n’drop: o dfm. Mais, foi adicionado suporte para ndiswrapper, fuse e madwifit, os menus do fluxbox e jwm actualizados, o Linux foi actualizado do 2.4.26 para o 2.4.31, várias aplicações foram actualizadas para versões mais recentes, outras tantas foram introduzidas pela primeira vez e foi adicionado um novo look!

Apesar de ocupar apenas uns simples 50MB, aproximadamente, esta distribuição é bastante completa; incluí leitores multimédia, editores de texto, clientes de email, browsers, clientes de IM e outras ferramentas vistas nas distribuições mais conhecidas, como o OpenSUSE, por exemplo. Por alguma razão está em 10º lugar no ranking do Distrowatch.

Lista completa de novidades do Damn Small Linux 4.0
Download do Damn Small Linux 4.0