VMWare comprou Zimbra ao Yahoo!

VMWare Zimbra

A VMWare, uma empresa bastante conhecida no que toca a virtualização de software e sistemas operativos, anunciou a compra do Zimbra, um software opensource de colaboração e gestão de e-mails direccionado para grupos de trabalho.

O Zimbra tinha sido adquirido pela Yahoo! em 2007 pelo valor de 350 milhões de dólares. A aquisição deste software irá permitir à VMWare a disponibilização e integração da solução nos seus serviços de cloud computing.

A compra será finalizada até ao final do primeiro trimestre de 2010, podem verificar aqui o Press Release da VMWare.

Alojamento Web

Tutorial – Como testar o Google Chrome OS

Google OS

Ontem o Google anunciou os detalhes do seu sistema operativo, Chrome OS e lançou a versão opensource Chromium OS para que os programadores o testem.

O que é o Google Chrome OS?

Chromium OS é um projecto opensource que tem como objectivo a criação de um sistema operativo que permita o acesso rápido, simples e seguro à Internet a pessoas que praticamente só utilizam ferramentas no seu tempo do dia a dia passado à frente do computador.

Como testar o Chrome OS?

No site Chromium.org podemos encontrar informações sobre como obter o código fonte e sobre como fazer uma BUILD do sistema operativo, no entanto houve quem já criasse uma imagem VMware do Chromium OS, tornando assim mais fácil para os utilizadores testarem.

Poderá fazer o download da imagem para o VMware via bittorrent através deste endereço.

A Imagem é para VMware, no entanto pode ser utilizada também no VirtualBox, veja abaixo um vídeo de demonstra como utilizar e testar o Chromium OS:

Infelizmente não tem audio, mas percebe-se minimamente todos os passos. Uma coisa que notei, foi a falta de um botão para desligar o sistema operativo, ou então está muito escondido.

Alojamento Web

SuseStudio – Criar uma distribuição Linux nunca foi tão fácil

WebTux

O SuseStudio é um projecto que permite através de um gerador web based criar uma distribuição Linux com apenas aquilo que necessita, bastante semelhante ao já existente Nimblex, referido anteriormente aqui no WebTuga.

O projecto ainda está em fase Alpha e poderá candidatar-se submetendo o seu endereço de e-mail no formulário presente na página principal do projecto.

Já tinha conhecimento deste projecto à algum tempo e estava ansioso para que me enviassem o convite.

Criar distribuição através de template

SuseStudio
O primeiro passo para criar a sua distribuição através do SuseStudio é escolher o tipo de template que deseja. Todos os templates são baseados em openSuse 11.1 e poderá escolher desde openSuse 11.1 em modo texto, sem ambiente gráfico, optimizado para servidores, openSuse 11.1 Minimal X, onde apenas tem um ambiente gráfico minimalista com o servidor X, openSuse 11.1 KDE 3 com o ambiente KDE3 e OpenSuse 11.1 KDE 4 com o KDE4, o OpenSuse 11.1 com o ambiente gráfico Gnome e ainda o OpenSuse 11.1 JeOS com um ambiente pequeno que apenas ocupa 84MB em ficheiro compactado em zip.

Nome da distribuição Linux

Depois de feita a escolha do tipo de template que deseja, será redireccionado para um novo wizard que lhe irá pedir o nome a dar à sua distribuição.

Nesta nova janela terá acesso a vários menus de configuração onde poderá optar por seguir todos os passos ou saltar os passos que desejar, voltar atrás para alterar, etc…

Adicionar repositórios à distribuição

SuseStudio

Continuando a seguir as indicações do wizard, irá agora chegar à aba “Software”. Nesta nova aba, a primeira opção permite-lhe adicionar repositórios adicionais à sua distribuição baseado em software ou através do url.

Poderá ainda procurar repositórios pesquisando por software, pacotes e pelo nome dos repositórios.

Adicionar software à distribuição

O passo principal para tornar uma distribuição personalizada é permitir instalar software e pacotes que desejamos.

Para tal o SuseStudio tem um conjunto de aplicações separadas por categorias que poderá instalar ou desinstalar a qualquer altura na sua distribuição.

Poderá escolher desde software de desenvolvimento, aplicações servidor, jogos, ferramentas multimédia, etc…

Continue reading “SuseStudio – Criar uma distribuição Linux nunca foi tão fácil”

Alojamento Web

AMD e Red Hat apresentam migração de servidores virtuais em tempo

A AMD e a Red Hat conseguiram o que para a Intel e VMware diziam ser impossível.

Numa pequena demonstração, a Red Hat demonstrou que é possível migrar um servidor virtual de uma máquina para outra sem ter de a desligar, fazendo assim com que o utilizador final nem sequer note a diferença.

Para já só foi possível ver uma demonstração da Red Hat deste novo sistema, mas quem sabe este método não chegue aos servidores comerciais.

Para além da vantagem de evitar um corte no serviço do servidor virtual, este método iria ser bastante útil para efectuar actualizações no sistema principal, em que se migrariam todas as VPS para um servidor secundário e se faria a manutenção no servidor principal sem afectar o bom funcionamento do serviço.

Alojamento Web

Criar máquinas virtuais online

A criação de máquinas virtuais para o VMware Player já pode ser feita online, graças ao Virtual Machine Creator. Este serviço web permite criar uma máquina virtual  do Windos 3.1 ao Windows Vista; do Red Hat a uma versão genérica de GNU/Linux; do NetWare à FreeBSD.

Para além de escolher o sistema operativo, os utilizadores podem escolher a quantidade de memória ram que querem designar para a máquina virtual, e também o tamanho da drive virtual.

Depois de criada a imagem, o utilizador terá que fazer o download de um arquivo zip com dois ficheiros: o ficheiro de configuração do VMWare e o disco virtual do VMWare. De notar que as imagens estão em branco, prontas para instalar o sistema operativo escolhido.

Virtual Machine Creator

Alojamento Web

Dell + VMware + Parallels

A Dell anunciou que está a desenvolver computadores para os consumidores que poderão correr várias versões do Windows e do Linux simultaneamente.

Ao que parece, a Dell está a trabalhar em conjunto com a VMware, criadora do Fusion e com a SWsoft, a equipa do Parallels para desenvolver novos computadores com capacidade de virtualização para uma nova gama de PCs.

Segundo o CTO da DELL, Kevin Kettler, os planos da empresa centram-se na criação de sistemas que possam correr instantaneamente no computador sem a necessidade de instalação.

Em relação ao sistema operativo da Apple, Kettler diz que nada pode especular acerca disso.

Estes computadores poderão ser lançados para o mercado dentro de um ano.

Fonte: Pocket Lint

Alojamento Web

Sistemas operativos mainstream preparados para o novo AMD Barcelona

Os novos processadores quad-core Opteron da AMD, com lançamento previsto para Setembro deste ano, vão ser suportados pelos sistemas operativos mainstream que usam a arquitectura x86 (Windows Server 2003 e 2008, Suse Linux Enterprise Server, RedHat Enterprise Linux e Solaris 10) e pelo software de virtualização VMWare EXS.
Algumas das novidades destes novos processadores são uma melhor gestão de energia, performance superior e suporte para virtualização optimizado.

{Fonte: Internet News}