Nas ultimas semanas tenho recorrido a uma ferramenta chamada Synergy2 para controlar o meu macbook, o HP 530 do e-escolas e o meu desktop com apenas o teclado e rato do meu desktop.

Acreditem ou não, isto poupa-me tempo, possibilitando-me por exemplo copiar texto de um computador para o outro em apenas alguns segundos, sendo bastante útil quando quero ver determinado site no desktop e copio o endereço do macbook para o pc.

Esta aplicação é OpenSource, sendo a sua licença GNU Public License (GPL) e para além disso é multi plataforma, o que me facilita imenso. Alguns de vocês devem estar a pensar que o Synergy não passa de um cliente de VNC, pois ai é que se enganam, o Synergy não é nada do que se pareça a um cliente/servidor de VNC.

No meu caso estou a utilizar o Synergy em 3 sistemas operativos distintos, macOSx 10.5 Leopard no Macbook como seria de esperar, Windows Vista no desktop-PC e Ubuntu no HP 530 e todos funcionam perfeitamente.

Para Windows, o software tem um interface gráfico, combinando a versão cliente e servidor num único só e facilitando a configuração da “rede” de monitores, já em Linux ou macOSx apenas estão disponíveis os binários que poderão ser executados pelo terminal e a configuração poderá ser feita editando um ficheiro de configuração ou então utilizando uma aplicação chamada QuickSynergy caso não queira perder tempo ou não tenha conhecimentos para executar os ficheiros via Terminal.

Em macOSx ou Linux, depois de descarregar os ficheiros, deverá tornar-los executáveis utilizando o comando chmod +x synergyc ou chmod +x synergys no caso da versão servidor e de seguida executa-los pelo terminal usando ./synergyc -f -n nomealternativo ipdoservidor, exemplo: ./synergyc -f -n macbook 192.168.1.200. Poderá obter uma lista de todos os parâmetros utilizando o comando ./synergyc –help.

Para utilizar o software, terá que criar uma espécie de árvore, indicando qual é o computador que está ao lado direito do computador1, qual é o computador que está à esquerda do computador 2 e por ai fora, bastando apenas indicar o IP ou o hostname das máquinas.

Deverá ter em atenção ao servidor, pelo que as portas na sua firewall ou router devem estar abertas para que consiga configurar correctamente a sua rede.

Por defeito, o Synergy2 não encripta a ligação e alguma informação poderá ser obtida desde que a máquina esteja identificada no servidor, portanto não é recomendável o uso do Synergy em redes partilhadas. Como alternativa poderá utilizar o OpenSSH para que a informação seja encriptada, pode ver aqui mais informações acerca deste processo.

Esta ferramenta pode ser utilizada em bastantes casos, possibilitando-o por exemplo poupar espaço na sua secretária caso tenha vários computadores como eu ou até mais.

Muitos de vocês provavelmente sabem que podem fazer isto com um KVM Switch, no entanto esta solução para além de prática, torna-se muito mais económica.

Deixo-vos aqui com um vídeo que poderá ajudar a quem não percebeu o que eu escrevi:

Como já disse, o software é totalmente gratuito e opensource e pode ser instalado em qualquer sistema operativo que suporte o protocolo TCP-IP. Qualquer dúvida, deixem um comentário que tentarei ajudar-vos a montar a vossa rede com o Synergy2. Para além disso, caso saibam alguma aplicação que faça o mesmo para além do Synergy2, sintam-se livres para partilhar.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.