A equipa do Ubuntu disponibilizou hoje um update para o kernel, a versão 2.6.20-16. Mas, ao instalarem esta versão, poderão perder o interface gráfico. Para reparar essa situação, têm duas opções.

Podem iniciar sessão com a versão anterior do Kernel, fazer login, abrir o terminar e executar o seguinte comando:
sudo apt-get install linux-restricted-modules-2.6.20-16-generic

Agora só têm que reiniciar e escolher o novo kernel no grub. A outra opção passa por iniciar sessão com a nova versão do kernel (sem o interface gráfico), fazer login e executar o comando anterior:

sudo apt-get install linux-restricted-modules-2.6.20-16-generic

Depois só têm que executar o comando startx. Eu não sei se o comando startx funcionará logo; se não der, reiniciem o computador (sudo shutdown -r now) e escolham o novo kernel no grub.

Eu menciono o linux-restricted-modules-2.6.20-16-generic porque é este o pacote que preciso para o meu kernel.

Se tiverem o kernel para outra arquitectura, têm que instalar o pacote correspondente. Espero que esta dica tenha sido útil.

7 COMENTÁRIOS

  1. Isto aconteceu-me de manhã cedo, por volta das 7; apareceu-me um update para o kernel, mas nada de restricted-modules. Na altura, com o sono que estava, nem liguei muito e deixei instalar.
    Depois, quando reiniciei o pc, é que vi que faltava alguma coisa. Fiz um update dos repositórios e um dist-upgrade, mas nada de restricted-modules. Até procurei nos repositórios, mas o sono era tanto que nem devo ter visto o pacote.
    Voltei a reiniciar o pc, escolhi o outro kernel (ainda estou muito agarrado ao interface gráfico), abri o synaptic e instalei os restricted-modules que precisava… Agora bomba tudo!

  2. Eu tive outro problema
    Fiquei sem acesso às outras partições do disco e logo sem Wallpaper.
    Quero lá saber dos trabalhos importantes a decorrer! Quero é o meu Wallpaper de volta!!!!

    Há alguém com conhecimentos suficientes pra me ajudar? ou com o mesmo problema

  3. @pedro
    Primeiro que tudo, abre o terminal, escreve sudo ntfs-config e vê se tens pelo menos a primeira opção seleccionada. Se estiver, faz o seguinte: abre o terminar e escreve este comando, sudo gedit /etc/fstab, e vê se tens algo deste género nas partições ntfs: ntfs-3g defaults,locale=pt_PT.UTF-8 0 1.

    Se não tiveres ntfs-3g logo a seguir ao mountpoint, substitui o que tens por ntfs e não te esqueças de ter o locale=pt_PT.UTF-8

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.