É dos protocolos de comunicação sem fio (Wireless) mais utilizado nos diversos equipamentos e é dedicado a aplicação e transferência de informação.
Mas, um dos mais utilizado que nos acompanha todo dia em nossos bolsos é o telemóvel, unido com esta bela tecnologia chamada Bluetooth, pode-se tornar um perigo!
Mas qual o motivo para tal aparato?
Os nossos telemóveis contêm informações importantes e que não gostávamos que fossem roubadas.
O perigo do Bluetooth
Ao deixar a sua ligação Bluetooth activa no seu telemóvel, está a permitir que outras pessoas consigam obter informações privadas do seu dispositivo sem grande esforço.
Pessoas mal intencionadas poderão roubar informações privadas do seu telemóvel e expor dados recolhidos do mesmo.
Isto pode acontecer devido aos endereços actuais de uma ligação Bluetooth não serem encriptados, o que faz com que exista uma falha de segurança presente no seu telemóvel sem que sequer dê por ela.
Devido à falta de informação, muitas pessoas não alteram a password de ligação, deixando a password que vem por omissão, o que torna assim o trabalho da outra pessoa muito mais fácil.
Existem equipamento para determinar dispositivos Bluetooth ao seu redor e que permite uma leitura da informação muito mais rápida.
Estudos reveladores:
A recente polémica em torno da falta de segurança nos padrões Bluetooth aconteceu no Reino Unido, na cidade de Bath. Milhares de moradores tiveram suas actividades e deslocamentos diários monitorizados por meio de scanners de Bluetooth espalhados pela cidade com alcance de mais de 10 km, e isso ocorreu sem qualquer autorização ou consentimento fosse dotado, configurando a quebra de sigilo e privacidade dos habitantes e assim provando o quão grave é falha do sistema. Os dados foram repassados para o projecto Cityware. Depois de colocar este teste mirabolante de varredura de Bluetooth em prática, os desenvolvedores ainda disponibilizaram o projecto para download na Internet, o que agravou ainda mais a situação e provocando grandes brigas na justiça.
Como faço para me prevenir?
Actualmente não existe uma forma de saber o local no qual você está ou não é vigiado, portanto a melhor maneira de evitar o roubo das suas informações é deixar o Bluetooth desactivado sempre que não o estiver a utilizar.
Desta forma está, para além de poupar bateria no seu telemóvel, a manter o seu gadget em segurança.
Se quiser realizar transferência de dados entre 2 telemóveis, ou até mesmo para o seu computador, active temporariamente e após desactive. Uma boa ideia é também evitar locais lotados de pessoas, como shoppings e outros locais, onde a probabilidade de ser vitima destes ataques é ainda maior.
Cuidado com o artigo, possui alguns erros de ortografia…
Mas muito útil o post. Parabéns.
Ultimo post no blog do Bruno: Microsoft começa a desenvolver novo Browser
cara até no Brasil dizem isso, visei, revisei o post veses e consertei todos os erros!
Isso é perigo ?
Esperava que fosse um artigo a dizer que pode provocar cancro (ou câncer :P) ou alguma outra doença perigosa por causa das radiações XYZ que eu não sei o nome mas tem sido falado por aí… qualquer coisa micro ondas ? bom não sei…
Ultimo post no blog do João Jerónimo: Semana apertada