A Microsoft implementou no princípio de Março a possibilidade do utilizador poder escolher o browser que pretende usar nas versões europeias do Windows 7, devido a um processo instaurado pela União Europeia. Passadas 3 semanas, a Opera divulga os resultados que obteve deste processo até agora.
Segundo a Opera, o número de downloads do seu browser duplicou na maioria dos países europeus, chegando mesmo a haver casos de países em que os números triplicaram. Segundo o mesmo relatório, só na Polónia, o aumento dos downloads foi na casa dos 328%. Portugal registou um aumento de 157%.
Aparentemente, pelos resultados apresentados pela Opera, o processo instaurado à Microsoft já começa a colher frutos e a tendência de a maioria dos utilizadores Windows usarem sempre o Internet Explorer como browser principal está a acalmar e a concorrência sem dúvida que agradece. Ficam por ser divulgados os resultados provenientes dos restantes browsers.
Será que graças a esta obrigação, o ie irá perder um pouco de terreno ?
Já agora espero que o chrome cresca um pouco, o firefox força nisso usei-o durante muitos anos, espero que evolua de forma a que eu e muitos outros utilizadores voltem a atrás 😛
O site é: http://www.browserchoice.eu/BrowserChoice/browserchoice_pt.htm
@Rúben M.: era bom que a tendência do pessoal deixar de usar o IE continuasse. Eram excelentes notícias para os developers 🙂
Parecem ser óptimas noticias para a concorrência, finalmente a Microsoft começa a fazer as coisas correctamente.