JomSocial – Redes sociais em Joomla

JomsocialQuem me conhece já sabe que eu não sou lá muito amante do Joomla, no entanto não posso deixar de dizer que a plataforma tem à disposição muitas extensões bastante úteis.

Hoje fiquei a conhecer o JomSocial, uma ferramenta que permite criar redes sociais em Joomla, permitindo aos membros criarem uma comunidade e partilharem emoções.

Rico em Ajax, este novo plugin permite:

  • Criar, entrar e participar em grupos;
  • Conectar-se com outros utilizadores através do sistema de amigos
  • Comunicar em privado com os seus amigos
  • Enviar e partilhar fotos

Com o Joomla poderá criar uma autentica rede social digna de um Hi5 (err… isto saiu mal, vamos tentar de novo), digna de um Facebook (podia ser pior… orkut? :|).

Apesar da maioria dos plugins para Joomla serem gratuitos, esta extensão tem um preço de 149$.

Alojamento Web

Microsoft alarga tempo de vida do Windows XP nos computadores económicos

A Microsoft anunciou que vai estender o suporte para o Windows XP até 30 de Junho de 2010 ou até um ano após o lançamento de uma nova versão do Windows. O problema para os utilizadores do XP é que isto é só para as licenças vendidas para computadores económicos, como o Asus EEE PC.

Quem tiver uma licença do Windows XP para um computador "normal", vai ficar sem suporte em Junho deste ano. Ou, pelo menos, até a Microsoft decidir alargar novamente o prazo de vida do XP.

Quando chegar o fim do suporte do Windows XP, que irão fazer? Eu aconselho-vos vivamente a adoptar um sistema livre – aliás, aconselho-vos a adoptar um sistema livre já! Têm muito por onde escolher – GNU/Linux, FreeBSD, etc – e podem experimentar vários sem que isso não vos pese na carteira.

via efluxmedia.com

Alojamento Web

Como utilizar as extensões do Firefox 2 na versão 3

firefoxA mais recente versão beta do Firefox 3.0 não é compatível com muitas das extensões da versão 2.x do browser, por isso a aplicação desactiva as extensões compatíveis. Para contornarem esta desactivação, apenas precisam de seguir os passos mencionados pelo blog lifehacker.com:

– Primeiro: aceder ao endereço about:config e clicar no botão que aparece centrado na página
– Segundo: criar uma nova chave booleana chamada extensions.checkCompatibility e escolher o valor false
– Terceiro: criar outra chave booleana, mas com o nome extensions.checkUpdateSecurity e novamente com o valor false
– Quarto: reiniciar o Firefox e esperar que ele não comece a ter comportamentos estranhos.

Alojamento Web

Firefox: faça backups das extensões e temas num único ficheiro

Um dos pontos fortes do browser Firefox é o utilizador poder expandir as suas funcionalidades e alterar o seu interface através do uso de extensões e temas. Mas quando o utilizador muda de computador ou tem que reinstalar o sistema, as extensões e temas têm que ser novamente instalados.

Para que possam fazer um bakcup de todas as extensões e temas que têm instalados no Firefox, sem terem que abrir pastas com conteúdos estranhos, basta instalarem as extensões CLEO (Compact Library Extension Organizer) e FEBE (Firefox Environment Extension Backup).

A CLEO faz um backup dos vossos temas e, através da FEBE, também faz um backup das extensões instaladas. O resultado deste backup é um ficheiro xpi (o mesmo formato das extensões do Firefox), que poderá ser instalado em qualquer computador com o Firefox disponível.

Com estas extensões, poderão ter a mesma configuração do Firefox em casa e no trabalho ou escola.

CLEO E FEBE, via Linux.com

Alojamento Web

Parlamento Europeu decide respeitar a privacidade dos cidadãos

A proposta do Comité Europeu da Cultura e Educação, apresentada devido à pressão da indústria musical, que iria permitir aos ISPs monitorizar a actividade dos seus utilizadores, por forma a combater a partilha ilegal de ficheiros, não vai avante.

Apesar da pressão da indústria musical, que parou no tempo por volta do final dos anos 90 e ainda não se conseguiu e/ou não se quer adaptar à nova realidade, a proposta do Comité Europeu da Cultura e Educação não irá permitir esse atentado à privacidade dos utilizadores.

Outra das alterações que a indústria musical queria era a extensão dos direitos de autor para 70 anos após a morte deste. Também esta não vai avante.

Fonte: Ars Technica

Alojamento Web

Digam sim à vossa privacidade

Gostavam que o vosso ISP monitorizasse todo e qualquer download que efectuam? Eu não! Mas é isso que a Europa se prepara para instaurar, devido ao lobbying da indústria musical.

Eu não tenho nada a esconder, mas se há coisa de que não abdico é da minha privacidade, que por acaso é algo a que tenho direito.

Esta possível medida é completamente ridícula e vai fazer com que o justo pague pelo pecador. Todos nós sabemos que existem milhares de computadores que fazem parte de uma ou mais botnets. E também sabemos que não é difícil utilizar essas mesmas botnets para fazer downloads, deixando o inocente utilizador infectado a pagar por isso.

Mostrem o vosso descontentamento para com esta medida de uma forma educada e civilizada, enviando um email a Vasco Graça Moura,o nosso representante no Comité Europeu da Cultura e Educação: vasco.gracamoura@europarl.europa.eu

Mais informações sobre este assunto no site da Electronic Frontier Foundation.

via ptnik.blospot.com

Alojamento Web

UnPlug – gravar conteúdos online no desktop

Se viram um jogo em Flash ou um vídeo num website e gostavam de o gravar no vosso desktop, a extensão UnPlug, para o Firefox, é a solução. Esta extensão permite gravar vários tipos de media, apenas visitando o site que contém o conteúdo e clicando no ícone em forma de peixe – ou clicando no menu Ferramentas > UnPlug.

{Fonte: Lifehacker}

Alojamento Web

Ouvir música no Gmail

Gspace é o novo nome da extensão Gmail File Space. Esta extensão permite, para além de fazer o upload de ficheiros para a nossa conta do Gmail, ouvir músicas enquanto lemos os nossos mails no serviço de email do Google: basta fazer o upload de algumas músicas para o Gmail e utilizar o leitor em flash para as ouvir – até é possível criar playlists.

{Gspace, via Lifehacker}

Alojamento Web

Sincronize o Google Docs com o OpenOffice

Se são utilizadores do OpenOffice e do Google Docs e gostavam de ter os dois sincronizados, o plugin OpenOffice.org2GoogleDocs é para vocês.

O OpenOffice.org2GoogleDocs permite sincronizar os documentos do vosso desktop e do Google Docs, para que tenham sempre uma cópia online e outra offline.

Este plugin é multi-plataforma, o que quer dizer que corre em GNU/Linux, Windows e Mac OS X – talvez até em FreeBSD. Basta apenas ter a versão 6 de Java instalada.

Para instalar o OpenOffice.org2GoogleDocs, têm que abrir uma aplicação deste pacote de aplicações de produtividade, ir ao menu "Ferramentas > Gestor de Extensões" e carregar o plugin.

{OpenOffice.org2GoogleDocs, via Lifehacker}

Alojamento Web

Instalar o LAMP no Ubuntu


Neste guia vou mostrar como instalar o LAMP. O significado de LAMP é Linux, Apache, MySQL, PHP que é uma série de servidores a correrem em Linux para montar o seu próprio servidor local.

Este how-to serve para aqueles que ainda não têm muita experiência na matéria, os chamados Newbies.

Instalar o Apache

Para começar vamos instalar o Apache.
Para isso siga os seguintes passos:

1. Abra o terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal).
2. Copie/Cola a seguinte linha de código no terminal e pressione a tecla enter:

sudo apt-get install apache2

3. O terminal irá pedir-lhe a password de root ( administrador ), digite-a e pressione enter novamente.

Testar o Apache

Para ter a certeza que o Apache foi instalado correctamente vamos agora fazer um teste ao servidor.

1. Abra o seu browser e insira o seguinte url na barra de endereço:

http://localhost/

No browser deve aparecer uma pagina com uma pasta chamada apache2-default/. Abra-a e verá uma mensagem a dizer "It works!" , parabéns, conseguiu instalar o Apache, agora vamos avançar para o PHP!

Continue reading “Instalar o LAMP no Ubuntu”