Mozilla divulga planos para o Firefox 4

A Mozilla revelou os seus planos para a próxima versão do browser Firefox e a grande mensagem que passou foi o facto de quererem fazê-lo “super rápido“.

Uma das grandes alterações levadas a cabo no Firefox 4 foi o restyling da interface, que agora está mais limpa e directa com um um estilo “à la Google Chrome“. A justificação para este novo visual, segundo Mike Beltzner (director do projecto Firefox) é que um browser com um visual mais limpo transmite melhor a sensação de velocidade ao navegar (veja-se o exemplo do Google Chrome).
Outro ponto positivo é o facto de o Firefox 4 tirar muito mais partido da interface Aero e OS X, respectivamente:

Algumas características e controlos considerados dispensáveis pela equipa do Firefox serão removidos nesta nova versão, para darem lugar a um melhor desempenho do browser. Beltzner está ciente de que estas remoções poderão gerar descontentamento entre a comunidade de utilizadores, mas avança que estas alterações são pelo melhor.

Uma característica do Firefox 4 que deverá agradar à grande maioria dos utilizadores será a capacidade de se actualizar internamente (igual ao Google Chrome), de maneira a evitar o modo irritante como actualmente somos avisados de que existe um update por fazer.

A Mozilla não se esqueceu dos developers, e assim sendo, o Firefox 4 irá tirar partido da API Jetpack, que permitirá aos developers desenvolverem add-ons em HTML, CSS e Javascript. E segundo a Mozilla, os add-ons construídos sob esta API não irão bloquear o browser por completo, como acontece várias vezes com as versão actuais. Uma óptima notícia, portanto.

A Mozilla aponta Novembro como data de lançamento do Firefox 4.

Alojamento Web

Abre o Firefox dentro do Firefox

Mozilla Firefox

É isso mesmo, abra o Firefox dentro do seu próprio Firefox. O browser Firefox interpreta a linguagem XUL da Mozilla possibilitando a criação de plugins e extensões para o navegador da web, no entanto é possível também abrir o próprio browser como que se uma página tratasse.

Para obter este feito, basta que na barra de endereços do Firefox digite o seguinte endereço:

chrome://browser/content/browser.xul

E pronto, o resultado será algo deste género:

Firefox inside Firefox

Nada que seja útil, apenas uma brincadeira para mostrar aos amigos 😉

Alojamento Web

Thunderbird 3.0 – Download

Já está disponível a versão final do Thunderbird 3.0, o cliente de e-mail opensource da Mozilla, que corre em várias plataformas e foi bastante melhorado.

Thunderbird 3.0

Entre as novidades, destacam-se:

  • Nova pesquisa e ferramentas avançadas de filtros
  • Novo Wizard de Configuração de Novas Contas
  • Barra de Ferramentas redesenhada
  • Mensagens de e-mail em abas
  • Pastas inteligentes
  • Vista de Resumo das Mensagens
  • Arquivo de Mensagens
  • Gestor de Actividades
  • Novo Gestor de Extras
  • Nova Lista de Endereços
  • Melhor Integração com o Gmail
  • Melhorias na sincronização de contas IMAP

Poderá ver aqui a Review ao Thunderbird 3.0 e fazer download do mesmo no site da Mozilla.

Alojamento Web

Thunderbird 3 Release Candidate 1

Thunderbird 3

Quem me conhece bem sabe que sou fanático pelo cliente de e-mail do macOSx (Mail.app), pois é até agora o único cliente de e-mail que me permite facilmente gerir 18 caixas de correio que mantenho actualmente, tornando-me o trabalho de pesquisa de e-mails bastante fácil.

No entanto estou bastante surpreendido com a evolução do cliente de e-mail da Mozilla, o Thunderbird, que ao que parece na versão 3 está muito mais visualmente agradável e completo.

Nova pesquisa e ferramentas avançadas de filtros

Os resultados das pesquisas nos e-mails podem ser agora filtrados com opções avançadas através do novo motor de pesquisa que permite a filtragem por remetente, tag, anexos, pessoas, pastas ou mailing lists.

Quando utiliza a ferramenta de pesquisa global, o campo se pesquisa será auto-completado utilizando o livro de endereços, poderá fazer uma pesquisa global ou filtrar pelo assunto ou remetente.

Configuração de Novas Contas

Setup Wizard Thunderbird

A ferramenta de configuração de novas contas utiliza ma base de dados de configurações por omissão dos mais populares serviços de e-mail, facilintando assim a configuração de novas contas. Desta forma apenas necessita de saber o seu e-mail e password que o Thunderbird encarregar-se-á de configurar o resto. Poderá opcionalmente configurar manualmente os servidores de e-mail.

Barra de Ferramentas redesenhada

Toolbar

A nova Mail Toolbar foi totalmente redesenhada, incluindo agora um campo para a pesquisa global e botões para acções como verificar novos e-mails, escrever, reencaminhar, abrir o livro de endereços, adicionar tags e poderá também personalizar a sua toolbar por exemplo para adicionar botões como “Escrever” “Responder”, “Reencaminhar”, “Eliminar”, entre outros.

Mensagens de e-mail em abas

Tabbed Mails

Ao fazer duplo clique numa mensagem ou pressionar em enter, a mensagem irá abrir numa nova aba no cliente de e-mail. Caso clique com o scroll do rato na mensagem, esta irá abrir em background.

Quando fechar o Thunderbird, as abas visiveis serão guardadas e restauradas mais tarde quando abrir novamente o Thunderbird, tal como acontece no Firefox.

Pastas inteligentes

Smart Folders

O painel de pastas tem agora uma opção de pastas inteligentes activada por omissão que permite combinar caixas de correio especiais, como a caixa de entrada de várias contas.

Vista de Resumo das Mensagens

Message Summary

Agora se seleccionar várias mensagens da sua lista de entrada, irá ver um painel com o resumo de todos os e-mails que seleccionou.

Ordenação das colunas

Pode agora ser configurada a forma por omissão de como os e-mails de cada caixa de correio são ordenados.

Arquivo de Mensagens

Poderá agora criar um arquivo de mensagens da sua Caixa de Entrada e de outras pastas utilizando o novo sistema de arquivamento de pastas.

Gestor de Actividade

Activity Manager

O Gestor de Actividade (Activity Manager) guarda todas as informações acerca das interacções do Thunderbird e do seu servidor de e-mail.

Novo Gestor de Extras

Gestor de Extras

O novo gestor de addons podeagora ser utilizado para pesquisar, fazer download e instalar novos addons, que incluem Extensões, Themes e Plugins.

Livro de Endereços melhorado

Livro de Endereços

Se alguém esta na sua lista de endereços, então essa pessoa será assinalada por uma estrela que poderá clicar e lhe permitirá alterar os detalhes do contacto. Caso a pessoa não esteja na sua lista de endereços, poderá clicar no icon e adicionar.

Existe um novo campo que lhe permitirá saber quando é o aniversário dos seus contactos, para além disso poderá também adicionar uma foto para os seus contactos no livro de endereços.

Melhor Integração com o Gmail

O Thunderbird apresenta também uma melhor integração com o Gmail, nomeadamente com as pastas inteligentes como Caixa de Saída e Lixo nas versão não inglesas do Gmail. Para além disso o Thunderbird também utiliza a caixa de correio “All Mail” como pasta de arquivo.

Windows Vista

O Thunderbird 3 está agora integrado com os resultados da pesquisa do Windows Vista, sendo-lhe apresentada uma mensagem na primeira vez que executar o software a perguntar se deseja integrar os resultados na pesquisa do Vista.

MacOSx

Tal como acontece no Windows Vista, o Thunderbird 3 também está integrado com os resultados das pesquisas do Spotlight. É possível para além disso importar as contas do Mail.app, ler o Livro de Endereços do OSx e utilizar o Growl para notificação de novos e-mails (um mimo).

Sincronização de Pastas IMAP

O Thunderbird irá fazer o download das mensagens IMAP num processo em background por omissão, permitindo uma maior rapidez no carregamento de mensagens e operações offline.

Esta funcionalidade pode ser activada individualmente por pastas nas propriedades ou para todas as pastas através do menu Account Settings / ‘Synchronize & Storage’.

Screenshots Thunderbird 3

Pode ver aqui mais algumas screenshots aleatórias do novo cliente de e-mail da Mozilla.

Download Thunderbird 3

Actualmente o Thunderbird 3 ainda está disponível apenas na versão Release Candidate 1, pelo que não deverá ser utilizada como cliente de e-mail principal. No entanto, se decidir arriscar, poderá fazer o download do Thunderbird 3 RC 1 aqui, disponível em várias línguas e plataformas.

Alojamento Web

Firefox 3.6 – Orientation API

WebTuga

Para quem viu o artigo do João Joaquim aqui no WebTuga acerca do Firefox 3.6 beta 1, provavelmente ficou espantado com a API de Orientação do Firefox que permite utilizar os acelerometros presentes em alguns dos portáteis para detectar a orientação do dispositivo.

Desta forma os webdevelopers podem utilizar esta API para integrar nas suas aplicações Web. Quem estiver curioso, tiver um portátil equipado com os detectores de movimento e quiser testar o Firefox 3.6 beta 1, poderá brincar com os seguintes demos:

Veja abaixo algumas demonstrações num vídeo gravado por mim:

Espero que se divirtam… 🙂

Alojamento Web

Firefox 3.6 Beta 1 disponível

A Mozilla disponibilizou para download a primeira beta da versão 3.6 do Firefox. Esta nova versão conta com melhor performance a correr Javascript e já vem incorporada com a nova versão do motor de renderização HTML, o Gecko 1.9.2.

A versão beta também já incluí suporte para notebooks equipados com acelerómetros. Ou seja, o Firefox consegue detectar a orientação em que o portátil se encontra e roda o site que estamos a visualizar mediante isso:

É claro que como se trata de uma versão beta, eventualmente bugs e erros irão surgir. Os mais aventureiros que queiram fazer já o upgrade podem descarregar o Firefox 3.6 Beta 1 aqui.

A Mozilla tem planeado o lançamento da versão final no final de 2009.

Alojamento Web

Mozilla Labs Jetpack

JetPack

A Mozilla anunciou um novo projecto no Mozilla Labs chamado JetPack, um projecto para explorar novas formas de expandir e personalizar a web pelo Firefox.

“In short, Jetpack is an API for allowing you to write Firefox add-ons using the web technologies you already know.”

Ou seja, o Mozilla Labs Jetpack permitirá a criação de pequenos addons que permitirão a personalização das páginas web ao gosto do utilizador final e ainda a expansão das funcionalidades dos serviços utilizando APIs.

A versão 0.1 integra a API do Twitter, jQuery e inline debuging para quem usa o Firebug.

Alojamento Web

Firefox 3.5 beta 4 – Preview

Mozilla Developer Center

O Firefox 3.5 será lançado em breve e os resultados da versão Beta 4 são bastante satisfatórios.

Uma das grandes novidades do Firefox 3.5 é a inclusão do “Privade Browsing Mode”, um modo de navegação totalmente privado, em que não são gravadas nem passwords, nem são adicionadas entradas ao histórico.

Uma outra novidade é também um novo sistema que permite arrastar tabs para fora do Firefox de forma a criar uma nova janela e também passar janelas para abas, possibilitando também a transferência de abas de janela para janela.

O Firefox 3.5 tem suporte também para algumas tags especificas de novos elementos do HTML 5, como é o exemplo do <video> e <audio>, permitindo assim a visualização de vídeos no Firefox, sem necessidade de plugins adicionais.

Para os webdevelopers o Firefox traz imensas novidades, como o suporte a outros tipos de letra via download pela propriedade @font-face do CSS.

O novo motor JavaScript TraceMonkey traduz-se numa maior rapidez na interpretação do javascript e no loading dos sites. Para além disso, o Firefox 3.5 tem suporte nativo para JSON.

Estas são algumas das novidades presentes no Firefox 3.5 beta 4 que merecem ser exploradas.

Alojamento Web

Programas de e-mail?

PhotobucketComo vocês sabem existem vários programas de gestão de e-mail.

Desde o Outlook, até uma carrada de programas que se pode sacar da net…

Este post não é uma comparação, mas sim um post de opinião, e para saber a vossa opinião.

Desde que me lembro que uso o Mozilla Thunderbird porque é simples, não é complicado demais, nem básico demais para não dar para fazer nada.

Que programa(s) usam vocês? E porquê?

Pessoalmente uso o Thunderbird porque tenho várias contas de e-mail, e no thunderbird basta abrir o software para ver e-mails novos nas contas todas, se fosse pelo browser tinha que abrir uma montanha de tabs, e existe ainda outra vantagem que é o thunderbird descarrega os e-mails para o pc, ou seja eles ficam acessíveis offline.

Alojamento Web

Songbird 1.1 – Player de música opensource

Songbird mac

O que é o Songbird?

O Songbird é um reprodutor de música opensource bastante completo, ao estilo do iTunes, criado em XUL, a plataforma modular de desenvolvimento da Mozilla.

Graças a usar o motor da Mozilla, o SongBird é multi-plataforma e tem ainda suporte a themes e extensões de terceiros.

Novidades do Songbird 1.1

Songbird mac

O SongBird 1.1 está recheado de novidades, desde melhorias no performance do reprodutor a novas features interessantes.

É possível agora obter a Artwork dos seus albúms de música a qualquer momento, para tal basta efectuar um clique com o botão direito do rato e escolher a opção “Get Album Artwork”.

O novo conjunto de bibliotecas gstreamer permitem obter um melhor performance em sistemas operativos Windows.

Pode-se adicionar pastas a um sistema que irá automaticamente importar e sincronizar informações das músicas presentes nessas páginas e é ainda possível aumentar o número de filtros de pesquisa e de ordem no momento que estamos à procura de uma música.

A loja online de música 7digital MP3 Store foi integrada na nova versão do Songbird, o que lhe possibilitará agora comprar músicas de alta qualidade de som, tal como é possível no iTunes.

O SongBird tem agora também o suporte a 100% de dispositivos MTP e é possível a sincronização de músicas protegidas pelo sistemas DRM do Windows presentes nas músicas destes dispositivos.

Estas são as grandes novidades do SongBird, no entanto o Songbird pode ser configurado e personalizado ao gosto de cada um.

Tal como disse, o Songbird disponibiliza online um directório de extensões que permitem adicionar novas funcionalidades ao seu reprodutor de música.

Por exemplo, é possível enviar um tweet para a sua conta no Twitter com informações relativas à música que está a ouvir no momento, ou até trocar informações utilizando a sua conta Last.fm.