Portátil Magalhães

A partir do dia 23 de de Setembro de 2008 começará a chegar às escolas do 1º Ciclo de Portugal o “Magalhães”, um computador portátil especial.

O Magalhães é o computador de baixo custo dirigido a todas as crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico (do 1º ao 4º ano) oficial em Portugal.

Produzido a partir do segundo modelo do Classmate PC da Intel, a máquina, montada em Portugal pela JP SÁ Couto tem as seguintes características:
Processador Intel Celeron 900Mhz, 1 GB de memória RAM, disco rígido de 30 GB, ecrã de 9 polegadas (22 cm), câmara web, 2 colunas de som, microfone incorporado e entradas para auscultadores e microfone externo, 2 portas USB, entrada para cartões de memória SD, placas de rede sem fios e Ethernet, bateria de 3 células (3 horas).

O Magalhães é resistente ao choque e a líquidos e tem dois sistemas operativos em dual boot: Windows XP e Linux Caixa Mágica.

A aquisição do computador é feita de através das escolas onde os alunos se encontram matriculados. Para isso os encarregados de educação deverão mostrar o seu interesse em adquirir o computador junto do professor ou professora. Para adquirir o computador basta proceder a um pagamento, dependendo do Escalão da Acção Social Escolar.

Os alunos com Escalão A têm o computador gratuitamente; os alunos com Escalão B pagam 20€ e os alunos sem escalão pagam 50€. Após o pagamento o computador reverte definitivamente para o aluno.
O processo de distribuição do Magalhães será faseado. Na quarta semana de Setembro começa a distribuição que deverá estar completa em Janeiro de 2009.

As escolas que irão receber em primeiro lugar os computadores serão aquelas que já possuírem as infra-estruturas necessárias para a sua operacionalização: redes sem fios operacionais.

Para a manutenção e criação de redes nas escolas do 1º Ciclo, o Ministério da Educação conta com a colaboração das autarquias.

Este computador foi pensado para ser usado como ferramenta de trabalho em casa e na escola. Para isso conta com um conjunto bastante alargado de aplicações pré-instaladas e funcionais que irão ajudar os alunos nas várias áreas escolares.

Existe software para a Matemática, Língua Portuguesa, Estudo do Meio e até para a iniciação ao Inglês. As versões do Windows XP e do Linux Caixa Mágica estão prontas a usar e possuem imensos recursos tanto para as crianças como para os pais.

No Windows pode-se encontrar a versão estudante do Office 2007, um antivírus, programas de controlo parental, vários jogos e programas educativos portugueses e até uma cópia da Diciopédia X . Além disso existe um ambiente gráfico muito simples preparado para as crianças mais pequenas.

No Linux Caixa Mágica 12 Mag (versão específica do Caixa Mágica para o Magalhães) podemos encontrar imensos jogos e programas educativos, uma cópia do Open Office e acesso online a partir da barra inferior à Wikipédia do Sapo (www.saber.sapo.pt).

O ambiente de trabalho do Caixa Mágica conta com uma área de acesso aos programas e jogos que a criança mais utilizará: Open Office, Firefox, Thunderbird, aMSN, Kaffeine, Tuxpaint, GCompris e SuperTux.

A forma como este computador foi construído e o software que traz pronto a usar permite grandes potencialidades de trabalho na sala de aulas, em casa e até na visitas de estudo e trabalhos de campo.

Com o Magalhães os alunos poderão usar seu computador pessoal para pesquisar, reflectir e até criar conteúdos para a escola. De uma forma geral este computador vem democratizar o acesso à informática, permitindo que todos possam ter o seu próprio computador. Não é uma ferramenta que procura substituir os livros nem os cadernos, apenas serve de complemento.

Por exemplo: numa visita de estudo os alunos poderão tirar fotografias, filmar e tomar notas directamente no seu computador e mais tarde, em casa ou na sala, usar esses dados para criar um trabalho onde resumam as suas aprendizagens. Também poderão usar o Magalhães para “ensinar” os pais a usar as novas tecnologias.

Não basta entregar o computador e esperar os resultados ao fim de alguns dias. O Magalhães traz consigo uma “pequena revolução”, será necessário fazer muita formação aos professores do 1º Ciclo e aos encarregados de Educação para que estes possam tirar desta máquina o máximo das suas potencialidades.

Imagens:

Magalhães Linux Foto Magalhães Portátil Magalhães Magalhães OS Magalhaes Linux

Mr. Conguito

Autor: Pedro Dias (Mr. Conguito)

Blog Pessoal: O sitio do conguito

Sobre: Pedro Dias é um leitor assíduo do WebTuga, professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e entusiasta das TIC e viciado na net.


Também é administrador do Centro de Recursos do 1º Ciclo e podcaster.


Podem encontrá-lo a ele e aos seus projectos n’O Sítio do Conguito

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

67 thoughts on “Portátil Magalhães”

  1. Falta referir que tem que ficar agarrado por 3 anos a uma operadora de net móvel.
    E ainda não vi referido em lado nenhum qual a mensalidade desse mesmo contrato.

    Uma vergonha.

    Não é o governo mas sim quem compra que paga e bem a máquina.

  2. @Kinkas
    Errado. O Magalhães não traz nenhum acesso à internet, nem mensalidades escondidas.
    Para aceder à internet os alunos contam com a infraestrutura das escolas ou com o acesso em casa, se o tiverem. Também podem colocar a pen UBS 3G de um irmão ou encarregado de educação que já tenha aderido ao e-escolas, mas tudo isso é opcional.

    Ultimo post no blog do pedro: Análise ao Magalhães (parte 2)

  3. Mas afinal já há alguma conclusão se o Magalhães terá de ser acompanhado com um contrato de internet móvel ou não?

  4. Acho engraçado o fim do artigo:

    “Não basta entregar o computador e esperar os resultados ao fim de alguns dias.”

    OK, mas isso é mais q evidente

    “O Magalhães traz consigo uma “pequena revolução””,

    Qual?
    Nasceste hoje?

    “será necessário fazer muita formação aos professores do 1º Ciclo”

    Ainda deves pensar que os profs. foram os mesmos que te deram aulas … hmmm … se calhar não nasceste hoje, andas é esquecido!
    Hoje qq prof usa um computador para preparar aulas, isto é usa o computador na óptica do utilizador, o mesmo que os alunos irão fazer com o Magalhães.
    Pra q é q o prof. precisa de formação?

    ” e aos encarregados de Educação para que estes possam tirar desta máquina o máximo das suas potencialidades”

    Aqui talvez tenhas razão, se bem que não me parece que saibas bem o que dizes … para que qualquer utilizador possa “tirar de um computador o máximo das suas potencialidades” não pode ser um simples utilizador, terá de ser um PROGRAMADOR!

    Não me parece que se possa pensar num programa de formação dos encarregados de educação para tal…

  5. *Porque será que só falam nas operadoras aderentes, na obrigatoriedade de permanência e fazem um silêncio enorme sobre a menssalidade a pagar a quem aderir á internet?
    *Será que com tanta tecnologia,a finalidade é substituir os livros pelo tão aclamado “MAGALHÃES” e depois anualmente teremos de comprar programas para instalar nos computadores?
    *Sendo essa a ideia,será o seu custo inferior ao dos actuais manuais?!!

  6. boa tarde venho por este meio tentar saber o seguinte os escaloes de segurança social como é que se sabe?
    Por exemplo eu fui á segurança social pedir o escalao em que o meu filho está e disseram -me que está no 4º escalao.

  7. Boa noite

    A respeito do assunto magalhães lamento informar que a escola ainda não dispõe de qualquer informação sobre o assunto. Logo que tiver irei comunicar-lhe.

    Foi esta a resposta que obtive no recado que enviei à escola da minha filha sobre a possibilidade de aquisição do magalhães.

    Ora se o no artigo inicial se diz que os pais devem manifestar o seu interesse à escola onde o aluno está inscrito…….já fico sem saber o que fazer.

    Manifestei o interesse e a resposta que obtive foi esta.

    A minha questão é esta: o ministério distribui os magalhaes às escolas de acordo com as manifestações de interesse que tiver, é? ou serão atribuidos a todos e o pagamento é que difere??

    Vou continuar a investigar

    Obrigado

    Carla Paz

  8. gostaria de saber quando o magalhaes chega aos açores´,e como faço para adquerir um para o meu filho ,mas estes portatil so servem até ao 4 ano? fico a espera de resposta

  9. boa tarde, quero apenas dizer que, mesmo n havendo consenso no que respeita aos escaloes e internets a usar, este programa vai ser muito benefico dado o nº de agregados familiares que nao dispoes de disponibilidade para adquirir computadores. apesar de todos os “ssssses”,´temos que parabilizar o nosso governo pela oportunidade q está a dar ás familias mais pobres

  10. afinal quanto é a mensalidade que se paga ???
    ainda ninguém disse …..

  11. é optimo o pc para as crianças….mas nunca se perguntaram porque nao ouve concurso publico ? com tantas firmas era suposto que outras tanbem gostaçem de entrar no projecto…assim ficamo a pensar de uma jogada de uns amigalhaços amigos dos governo que tem uma firma de Pcs e vao ganhar muito com a venda deste pc ao governo..para as criancinahs e tal…e la vaio buscar um lucro fenomenal com a vebda do pc ao governo….ah pois é , porque nem ouve um concurso publico ?? nao se pergunta..cheira a aldrabiçe ou nao !! dar pcs ás crinças sim..mas legalmente seria mais bonito !! disse alguma mentira eu ?? ouve algum concurso??

  12. Boa noite
    No meu pc utilizo vodafone terei que utilizar outro serviço de vodafone ou poderei usar este no” Magalhes”?

  13. em quase 20 comentaarios q vi e li tirei varias coclusoes

    1ªnum pais a beira do colapço tudo quer o dito magalhaes
    como se nos tirasse da miseria em que estamos metidos; sera que ao ligar do computador o preço do pao, arroz, massa, carne, peixe, etc vaõ baxar?
    ao aceder a internet o preço dos combustiveis tambem baixa ja agora o ordenado minimo ja aumentou? e as pensoes de reforma tambem? è que nao me lembro de terem anunciado esses pontos no orçamento de estado para o proximo ano, eles estao a dar e vender tudo tao barato que nem parece que ainda a umas horas atras estava tudo com medo da banca rota.
    2ºquem vai pagar o magalhaes?
    uma vez que para um escalaõ custa 50€, para outro custa 20€ e mais ridiculo 0€ para outro escalaõ.
    està bem sao pobres e tal fica a custo zero.
    para uma familia que nem sequer consegue comprar o essencial para sobreviver? que vontade tem para o requerer, quem paga a internet? e ainda por cima a diferença do preço dos computadores nao e a mesma que a dos vencimentos dos aderentes.
    ex: do escalao 20€ para 50€ vao 30€ de diferença
    o vencimento da familia do pedro e 850€ o vencimento da familia da joana e de 1375€ nem sequer e preciso fazer contas.
    muitas mais coisas posso mencionar mas tenho muito que fazer e nao posso estar a perder tempo com coisas que so nao ve quem nao quer

  14. eu tb ja tha percbdo isso mas tds damos mais uma prova de q n temos dinheiro mas compramos tudo os nossos filhos q paguem

  15. Amigos só devemos criticar se realmente o magalhães tiver que ser adquirido juntamente com uma assinatura de internet movel (ainda ninguem conseguiu explicar)se assim for ficará muito mais caro que comprar a pronto. Caso contrário será uma optima oportunidade para as familias que não tenham ou vivam na miséria e não será por causa do dito MAGALHÃES que se irão afundar mais.
    Cumprimentos

  16. ola boa tarde eu li todos os comentarios mas á uma pergunta que ainda nao foi feita e gostaria que me respondesem a pessoa que souber me dizer. Se aderirmos ao magalhaes depois por votivos canselar, pode se se pedir mais uma vez??? tb queria saber se a internet é por contrato e quanto fica se a pagar por mes.

    os meus comprimentos.

    ASS: Vitoria Abril

  17. ola boa tarde eu queria muito que o portatil magalhães ja tivesse chegado a madeira (a escola do tanque).
    era fixe se eu ja tivesse o portatil assim eu ja tinha com ke me entreter quando não tivesse nada para fazer ia ser divertido.

  18. bem, eu adorava que o portatil magalhães ja tivesse chegado e madeira(a escola do tanque)

  19. Bom dia,

    Do que li nos e-mails anteriores muita gente está equivocada. É muito simples. Terão de liquidar, consoante o escalão que se encontrem, zero, vinte ou cinquanta euros, pelo Magalhães. Este é o 1º passo e só quem quiser o dará. Depois, quanto à Internet, não é obrigatória. No meu caso, pretendo fazer a compra sem a internet, pois os miúdos poderão aceder à net em casa para algum trabalho de que necessitem. Por outro lado, é provável que as escolas que ainda não tenham a ethernet, venham a ter e assim os miúdos poderão aceder à net através do wirelless. Mais ainda, há muitos espaços (bibliotecas, espaços comerciais, etc) onde os miúdos poderão aceder à net sem pagar. Portanto, mesmo pagando os 50 euros penso que é favorável a compra. Quanto à net não coloquem e vão ver que os miúdos saberão depois como obtê-la de borla.
    Os meus cumprimentos.

  20. com as minhas sinceras desculpas por enveredar por tal caminho mas ponho aqui a mesma questão que ja pus noutros locais: quem vai zelar pela segurança dos pequenos nos dias que tiverem que transportar o dito aparelho na mochila? se por um telemovel se agride, por um portatil certamente estarão sujeitos a horrores muito maiores!!!

  21. Enfim surge agora com o Magalhaes uma nova versao do espirito empreendedor dos Portugueses. Veio mesmo a calhar porque o primeiro ministro levou um magalhaes para a reuniao ibero americana para mostrar aos seus congéneres num estilo nunca visto do mais descarado marketing em que é que os Portugueses dao cartas ao mundo. Eu se fosse o PR passava-lhe ja uma falta disciplinar e à segunda expulsao. Entao admite-se que o primeiro ministro va fazer no estrangeiro aquilo que compete ao dominio privado? Admite-se que uma empresa um consorcio ou seja là quem for que produziu a caixinha negra versao pt aceda a um canal publicitario de tamanha envergadura sem mais nem estas? Admite-se que escolas respondam aos pais que nao sabem nada sobre o asssunto ? Admite-se que os computadores sejam introduzidos sem um parecer dos responsaveis pedagogicos e dos psicologos escolares ? Admite-se que pais vejam os filhos como os mais previligiados tecnologicamente da Europa e ao mesmo tempo estejam em agonias para lhes dar uma alimentaçao equilibrada, vestir, e pagar os manuais escolares e as rendas ou os emprestimos da casa? Admite-se que o Estado promova a gratuitidade de um computador antes de promover a gratuidade dos livros escolares? Aquem beneficia toda esta campanha? Tudo, no minimo imoral.
    Mas meus caros compatriotas , Portugal nao é cego. Espero que os portugueses mostrem a factura tecnologica ao seu grande promotor daqui a mais uns meses…

    Expatriada, Orgulho-me do meu pais…mas nao com tecnologias de suborno em massa.

  22. Boa noite..
    Magalhes” muito bom para as crianças.
    Mas acho que devia custar o mesmo para todos.
    Porque assim o preço podia baixar, em vez de 0,20,50…
    podia ser 25€ p todos…
    Eu como Mãe solteira de uma menina de 6 anos, passei e passo muitas dificuldades, mas a minha filha não lhe falta nada…
    Para isso trabalho muito, ja n sei o que sao ferias desde k ela nasceu e privo me de muito quase de tudo para não lhe faltar nada a ela.
    Não é o estado nem ninguem k tem obrigaçao de criar a minha filha mas sim EU… por isso não passem a vida a criticar, mas sim a lutar e a trabalhar p o nosso pais andar p a frente.
    Estou cansada de ver pessoa a viver a custa dos outros e de subsidios, muitas delas não precisam, e neste caso temos k lutar contra o que esta mal e trabalhar p dar a volta a crise….
    Se todos ajudarem não vai custar tanto.

    Venha lá o magalhães para as nossas crianças….

  23. Olá! Pelo o que tenho lido nos e-mails anteriores, a maioria lê mas não entende o que lê. Axo que está bastante esclarecedor o texto sobre o magalhães. Não é obrigatótrio aceder à internet. no meu caso vou comprar o magalhaes para o meu filho e não vou aceder~à net porque ja tenho em casa.

  24. eu ja fiz o pedido do dito computador e nos documentos pedem para escolher uma operadora mas isto mais à frente numa alinea(1) diz que ´~oa é obrigatoria a adesáo a internet por isso no local onde perguntam qual a operadora que pretende nao se coloca e ainda tem 1 pergunta se tem net em casa na qual se deve colocar que sim

  25. eu ouvi dizer que os computadores nao iam chegar as ilhas porque ja fiz a pre inscriçao mas a professora disse que nao valia a pena porque nao ia chegar ca.mas devem pensar que se o computador e para todas as crianças as das ilhas tambem contam porque quando chega as eleiçoes ca tambem se vota ou os direitos sao para todos ou para ninguem

  26. Boa noite,
    Podem-me dizer quando é que o magalhaes chega ao Concelho de Sintra, mais propriamente Cacém ????

  27. quando é que os magalhães chegam a rebordosa – paredes .
    Os politícos falam e falam , mas onde é que ele está ?

  28. Ainda não recebi a referência e entidade para a aquisição do Magalhães.
    Agradecia que me enviassem as mesmas com a maior brevidad possível, para pagamento.

    Cumprimentos.

    Pedro Pereira

    Contacto: 914886401/916805016.

  29. Minha filha adquiriu o Magalhães agora, nos últimos dias de aula. Não quis aderir a net móvel, pelo menos por agora, melhor ver como funcionam as coisas primeiro. Para minha surpresa tentamos usar no Magalhães a net do primo, do projeto e.escola, e nada, só acessava o site da tmn, ligamos a tmn para tentar resolver e nada, deram-nos um novo número e disseram que se ficasse resolvido, teríamos k pagar +/- 9€. Que piada, não!!!!
    Liguei para o número de apoio que se encontra no equipamento e disseram-me que os portáteis que chegaram nesta altura, vieram bloqueados para net, temos que esperar vir um código para a escola para desbloquear.
    Isso não era esclarecido em lado nenhum, não tinha ouvido falar!!!
    Que decepção!!!!

  30. Gostaria de saber porque é que ainda não recebi o portátil Magalhães.Fiz a inscrição na escola, recebi a mensagem para pagar, paguei nos 5 dias que eles me exigiram e estou desde o dia 17 de dezembro de 2008 á espera. A escola ainda não foi contactada para entregar o portátil. Estarão á espera de quê? Não seria mais lógico pagar quando viesse o produto? Daqui a nada estamos no fim do ano lectivo e lá se vai a viabilidade do magalhães, para o 2º ciclo inventarão outros “Magalhães”.

  31. Bem, nao me posso queixar. fiz o pagamento dos portateis dos meus dois filhos e eles ja os tem. mas atenção: leiam atentamente os folhetos que vem com o portatil magalhaes e façam download da secção ‘pais’ do site eescolinhas pois sem as informações que lá estão não se consegue aceder ás configurações de restrição paternal e sem estas, nada de internet. atenção tambem ás configurações de horario que têm algumas manhas e sobretudo, em caso de acontecer algo ao computador, NÃO EXECUTEM A RECUPERAÇÃO DE QUALQUER DOS SISTEMAS WINDOWS OU LINUX, sob risco de perderem toda a parafernália de programas de apoio que constituem o cerne do sistema magalhães, tendo depois de enviar o portatil para recuperação total na marca, coisa que leva um tempo e tanto. Pais, atenção ás configurações paternais mas, mesmo assim, supervisão é necessária. falo por mim que tenho dois portateis pagos e entregues mas neste momento só um é que está a 100%. não descurem a leitura dos folhetos.

    luis mendes

  32. alguem pode-me dizer como é que se desbloqueia o jogo super tux do computador magalhaes? é q agr ao meter o jogo o boneco n anda metemos star e nao da na mesma… help-me

  33. Chegou na 6ª feira o Magalhães da filhota.

    Curioso o facto de o jogo mais “querido”, que não falava noutra coisa e mais ansiado ser o SuperTUX.

    O software livre a dar pontos.

  34. O Magalhães deveria ser entregue a todos os alunos até ao fim de Fevereiro

  35. Mandaram-me uma mensagem pelo telemóvel dizendo que tinha 5 dias para levantar o computador magalhães.Só que para o poder fazer é necessário um codigo e isso não era informado na mensagem.Será que é de propósito para ganharem mais uns dias ou até meses, servindo depois de desculpa que a mensagem já foi enviada!…
    Queiram fazer o favor de uma vez por todas enviarem a mensagem completa . O aluno é o Rodrigo do carmo Santos,
    frequenta a Escola Básica nº 3 de Viseu.
    Quem envia este mail é o avô do aluno.

  36. To José Santos.

    O que necessita para levantar o Magalhães é a prova de pagamento.
    O comprovativo do pagamento pelo multibanco, e-banking ou o talão de depósito.
    Digo porque faz hoje 8 dias fui levantar o da minha filha.

  37. eu paguei á 8 dias e hoje a minha filha trouxe um papel assim como está pago da escola e agora aguardo para levantar ou será que já está na escola.obrigado

  38. To joaquim ribeiro.
    Um papel da escola em como já está pago?
    Para isso tem o comprovativo. A transferencia ou o depósito.

    Uma pequena análise relativamente ao mesmo.
    O modelo já é o ATOM.
    Julgo que para quem se destina deveria vir com discos SSD.
    Por outro lado. Vem com apenas 6GB de disco livres.

    Fisicamente, julgo ser (tal como nos pianos) errado a utilização de tamanho de teclas reduzido. Está comprovado que é errado e prejudicial.

    É lamentável não haver nenhuma informação a acompanhar o mesmo.
    Nem sequer as palavras de administrador (root) enviam. Tive de andar à procura pela www pelas mesmas.
    As restrições são ridículas e tornam o uso da ligação à internet um pesadelo.
    Restringe a possibilidade de ligação wi-fi. Depois de permitida está castrado de aceder à quase totalidade de páginas web. Lá tem de andar à pesca para mais uma vez permitir.
    Só se com isto tudo quiserem que os putos se tornem todos nuns informáticos. É que eles vão conseguir ir lá. Ai vão, vão.

    De qualquer forma globalmente considero muito positiva esta iniciativa. Venham mais e melhores (se for possível).

    Ultimo post no blog do kincas: Justiça incompleta

  39. E visivelmente bem falta faz à Maria.
    Para poder aprender a escrever.

    Temo é que não seja suficiente.